Controles Internos

FEBRABAN
Online

Preço a consultar

Informação importante

  • Curso
  • Online
Descrição

Em seus 25 Princípios para uma Supervisão Bancária eficaz, o Comitê da Basiléia dispõe que os supervisores devem certificar-se de que os bancos tenham controles internos adequados. Em setembro de 1998, o mesmo Comitê divulgou 13 Princípios Relativos aos Controles Internos, que são a base das disposições da Resolução nº 2554 do Banco Central do Brasil. # O conteúdo deste evento permite anális..
Dirigido a: Gerentes, subgerentes e supervisores das áreas de administração, organização e métodos, sistemas de informações gerenciais, normas e controles internos, auditoria, crédito, relacionamento com clientes e gerentes e administradores de agências.

Informação importante

Programa

OBJETIVO


# Em seus 25 Princípios para uma Supervisão Bancária eficaz, o Comitê da Basiléia dispõe que os supervisores devem certificar-se de que os bancos tenham controles internos adequados. Em setembro de 1998, o mesmo Comitê divulgou 13 Princípios Relativos aos Controles Internos, que são a base das disposições da Resolução nº 2554 do Banco Central do Brasil.


# O conteúdo deste evento permite análise mais profunda dos objetivos de desempenho, informação e conformidade dos controles internos, assim como de seus elementos: a supervisão gerencial e a cultura de controle; a identificação e a avaliação de riscos; os procedimentos de controle e segregação de funções; a informação e a comunicação; as atividades de monitoramento e correção de deficiências.


# Além de uma análise completa da Resolução nº 2554 (Implantação de Controles Internos), serão também abordados aspectos da Lei nº 9613 (Lavagem de Dinheiro), bem como da Resolução nº 2682 (Revisão e Classificação de Operações de Crédito), relacionando cada tópico ao Manual da Supervisão do BACEN.


PÚBLICO-ALVO


Gerentes, subgerentes e supervisores das áreas de administração, organização e métodos, sistemas de informações gerenciais, normas e controles internos, auditoria, crédito, relacionamento com clientes e gerentes e administradores de agências.


OS 13 PRINCÍPIOS RELATIVOS AOS CONTROLES INTERNOS DO COMITÊ DA BASILÉIA E A RESOLUÇÃO Nº 2554 DO BACEN

OBJETIVOS DOS CONTROLES INTERNOS


Desempenho / Informação / Conformidade


ELEMENTOS DOS CONTROLES INTERNOS


Supervisão gerencial e cultura de controle


Reconhecimento, identificação e avaliação de riscos


Procedimentos de controle e segregação de funções


Informação e comunicação


Atividades de monitoramento e correção de deficiências


CULTURA DE CONTROLE


'Compliance'

SUPERVISÃO GERENCIAL


IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE RISCOS


Conceituação dos principais tipos de risco


Risco de crédito, de mercado, de liquidez, de sistemas, operacional e legal.


PROCEDIMENTOS DE CONTROLE E SEGREGAÇÃO DE FUNÇÕES


INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO


CANAIS DE COMUNICAÇÃO


TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO


MONITORAMENTO E CORREÇÃO DE DEFICIÊNCIAS


Auditoria interna


Monitoramento diário

AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE CONTROLES INTERNOS PELAS AUTORIDADES


Exposições com apoio de audio-visuais, textos técnicos e trabalhos práticos.


ANTONIO LUIZ SCORCI E SILVA


- Bancário com mais de 30 anos de atuação profissional no Brasil, experiência de dois anos na Europa (Londres e Paris) e quatro anos nos Estados Unidos, tendo exercido cargos gerenciais na administração geral (área internacional) e em agências externas do Banco do Estado de São Paulo - Banespa.


Responsável pelo treinamento dos funcionários da área de câmbio do banco, no Brasil, durante vários anos.