Contabilidade nas Operações da Carteira de Câmbio

Curso

Online

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Metodologia

    Online

Proporcionar aos participantes conhecimentos teóricos e práticos sobre como contabilizar e analisar as operações realizadas pela área de câmbio. Possibilitar ao participante o conhecimento mais detalhado de todas as atividades envolvidas no registro e contabilização de operações de câmbio, aprofundando o conhecimento necessário para atuar nesse mercado. Dirigido a: Profissionais que atuam nas áreas de câmbio, contabilidade, controladoria, auditoria, sistema e demais interessados. Profissionais das áreas de Contabilidade e Financeira das Empresas, Tradings Companies, Estudantes de Comércio Exterior, Administração, Corretores de Câmbio, Consultores, Consultorias, Despachantes Aduaneiros, Advogados, Bancos e Profissionais Independentes. É indispensáve...

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

OBJETIVO


- Proporcionar aos participantes conhecimentos teóricos e práticos sobre como contabilizar e analisar as operações realizadas pela área de câmbio.


- Possibilitar ao participante o conhecimento mais detalhado de todas as atividades envolvidas no registro e contabilização de operações de câmbio, aprofundando o conhecimento necessário para atuar nesse mercado.


PÚBLICO-ALVO


- Profissionais que atuam nas áreas de câmbio, contabilidade, controladoria, auditoria, sistema e demais interessados.

- Profissionais das áreas de Contabilidade e Financeira das Empresas, Tradings Companies, Estudantes de Comércio Exterior, Administração, Corretores de Câmbio, Consultores, Consultorias, Despachantes Aduaneiros, Advogados, Bancos e Profissionais Independentes.


- É indispensável que os participantes tragam calculadora.


1. Introdução (Despesas / Receitas Operacionais)

- Introdução e princípios contábeis para as operações de câmbio, conforme as normas estabelecidas pelo Bacen através do COSIF e instruções específicas para a matéria.


2. Elaboração de Lançamentos Contábeis


- Contrato de Câmbio (Conceito, Natureza, Qualificação e Fluxo Operacional)


- Características Básicas das Operações de Câmbio (Formas, Prazos e Riscos)


- Modalidades Operacionais e suas variações


- Contabilização de Operações de Exportação


- Contabilização de Operações de Importação


- Contabilização de Operações Financeiras


- Contabilizações Complementares de Operações de Câmbio

- Roteiros completos sobre os registros contábeis existentes dentro de cada modalidade, tais como: Exportação; Importação; Financeiro; Câmbio manual; Ordens de pagamento; Operações interbancárias; Operações Interdepartamentais; Arbitragens (interna e externa); Linhas de crédito obtidas no país e exterior; Contas em moedas estrangeiras no país; Rateios de resultado interno, etc..


3. Conferência Diária - Balanceamento

- Informações sobre procedimentos diários que podem ser adotados para uma correta avaliação de possíveis divergências de saldos, verificação da posição de câmbio, conciliação, fluxos financeiros (em reais e moeda estrangeira), overdraft, câmbio liquidado, etc.;


4. Fechamento Mensal

- Demonstração da forma adequada de se apurar e avaliar os Resultados por Variação de Taxas sobre as contas patrimoniais em moedas estrangeiras, bem como das contabilizações nas respectivas contas de resultado;

- Orientações sobre como proceder em acertos nos balancetes mensais e balanços semestrais ;

- 'Roteiro prático' com orientações sobre a importância das conferências diárias, mensais e semestrais, reforçando os pontos de controles que podem ser adotados.

- Apresentação de relatório contábil / gerencial que facilita a compreensão e análise das operações de câmbio.


- Explanações, demonstrações, exemplos e exercícios práticos.


- Material didático e apostila atualizados.


- Material atualizado com base nos atuais normativos divulgados pelo Banco Central do Brasil, inclusive a Carta- Circular nº 3178 de 24/03/05 que promoveu alterações nos procedimentos contábeis.


JOSÉ MAYER


- Atuou na área de câmbio e departamento internacional do Banco do Estado de São Paulo S/A - Banespa, durante 22 anos.


- Nos últimos 15 anos atuou no departamento internacional, desenvolvendo atividades gerenciais relativas ao acompanhamento gerencial e contábil das agências que operam em câmbio, no país; elaboração de normas de câmbio; conciliação; remanejamento de divisas; controle da posição de câmbio; atendimento às auditorias internas e externas, inclusive Bacen.


- Atualmente trabalha no Banco Itaú S/A, com atividades voltadas à área de câmbio e comércio exterior, tais como suporte; orientação; análise e desenvolvimento de roteiros contábeis; elaboração de relatórios para acompanhamentos gerenciais, etc.


JOSÉ RICARDO ESCOLÁ DE ARAÚJO


- Administrador de Empresas pela EAESP/FGV, com MBA em Finanças junto à New York University.

- Larga experiência na área financeira, com mais de 25 anos de experiência teórica e prática no mercado nacional e internacional.


- Na área bancária atuou em diversas áreas.


- É Consultor de várias Empresas e Conglomerados de médio e grande porte, dos setores financeiro, industrial e comercial, na intermediação de negócios, projetos e operações financeiras.


- Docente especialista em Cursos de Macro-Economia junto à EAESP/FGV, de Câmbio, Finanças e Derivativos junto à USCS, à Trevisan e ao INPG e de Operações de Câmbio e Comércio Internacional junto a Febraban.

Contabilidade nas Operações da Carteira de Câmbio

Preço para verificar