Comunicação Social -Publicidade e Propaganda

UniCEUB - Centro Universitário de Brasília
Em Brasilia

Preço a consultar
Ou prefere ligar para o centro agora?
(55) ... Ver mais

Informação importante

  • Graduação
  • Brasilia
  • Duração:
    7 Semestres
Descrição

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Brasilia
Sepn 707/907 - Campus Do Uniceub - Bloco 1 - Asa Norte - Brasília -Df - Cep: 70790-075, 70790-075, Distrito Federal, Brasil
Ver mapa

Programa

Comunicação Social


:: Em 3 anos e meio ::


Turnos (vagas) para o Vestibular de Inverno: Matutino (66) e Noturno (98)

O curso de Comunicação Social tem, agora, novo formato. Será em 3 anos e meio, com três possibilidades de habilitação:






A outra novidade é o caráter integrado dos campos profissionais, respeitando a tendência atual de produzir Comunicação Integrada. Os alunos estudam juntos os 3 primeiros semestres e, então, partem para as áreas profissionais da habilitação desejada. Dessa forma, o profissional formado terá visão ampliada, de várias ferramentas da comunicação.
A opção pela habilitação é feita após a conclusão do terceiro semestre do curso. Dessa forma, o aluno pode também tomar uma decisão mais segura da habilitação desejada.

Informações gerais

Centro Universitário de Brasília - UniCEUB
Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas - FATECS
Curso de Comunicação Social

Curso/Habilitações

Curso de Comunicação Social
Habilitação em Jornalismo
Habilitação em Publicidade e Propaganda
Habilitação em Comunicação e Marketing

Período mínimo e máximo de integralização

Período mínimo: 3 anos e meio
Período máximo: 7 anos

Corpo docente

O curso de Comunicação Social conta, atualmente, com o total de 41 docentes, distribuídos da seguinte maneira:
63% de mestres;
20% de doutores;
17% de especialistas.

Objetivo do curso

Formar profissionais com visão ética, humana, histórica e crítica e que, ao mesmo tempo, atendam às características do mercado de trabalho, acompanhando as evoluções sociais, econômicas e políticas da realidade nacional e internacional, com apoio das novas tecnologias.

Áreas do currículo

O curso tem a duração de 7 semestres letivos, estruturados em quatro partes distintas, que se complementam:
a) Conteúdos básicos: característicos da formação geral em todas as habilitações, são constituídos por: conteúdos teórico-conceituais; conteúdos analíticos e informativos sobre a atualidade; conteúdos de linguagens, técnicas e tecnologias midiáticas; conteúdos ético-políticos.
b) Conteúdos específicos: visam favorecer reflexões e práticas no campo geral da Comunicação e incentivar reflexões e práticas da habilitação específica.

Informações gerais sobre a matriz curricular

As disciplinas serão ministradas em 5 créditos, no total de 75 horas-aula. Para a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso, foram reservadas 150 horas no total de 10 créditos, podendo o aluno optar por monografia ou projeto experimental. São previstas 75 horas de atividades complementares e 60 horas da disciplina Ética, Cidadania e Realidade Brasileira, para integrar o currículo.
O aluno poderá cursar disciplinas optativas de acordo com o seu interesse específico, ministradas no âmbito do curso de Comunicação, conforme a demanda, o interesse e a atualidade, ou oferecidas regularmente, em outros cursos de graduação ou tecnologia do UniCEUB, relacionadas a três áreas temáticas: novas tecnologias, gestão da comunicação e linguagem e estética. O objetivo dessas disciplinas é permitir ao aluno ampliar seus conhecimentos e competências, visando aplicá-las em novos conceitos e práticas incorporadas à área da Comunicação.
Os alunos das habilitações de Publicidade e Propaganda e Comunicação e Marketing deverão cursar a disciplina Estágio Supervisionado, de modo a exercer atividades junto a empresas do setor, por período mínimo de 240 horas, sob a orientação de um professor.
A carga horária mínima para a obtenção do grau de bacharel em Comunicação Social, nas habilitações em Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Comunicação e Marketing, desde que cumprida a carga curricular determinada pela Instituição, é de 2.700 horas-aula.

Laboratórios

O curso de Comunicação Social dispõe de laboratórios nas áreas de Televisão, Rádio, Fotografia, Planejamento Gráfico e Direção de Arte, Multimídia, Jornal Laboratório Esquina e Laboratórios de Informática, dotados de modernos equipamentos, computadores, impressoras, ilhas de edição de TV, estúdios de rádio e os softwares mais utilizados pelos respectivos campos profissionais.



Publicidade e Propaganda
Sobre o curso

Qual é a formação obtida?

Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda.

O que faz um profissional formado em Publicidade e Propaganda?

O profissional lida com a criação e a análise de material publicitário, em áreas como produção, atendimento, mídia, tráfego e outras comuns a uma agência de propaganda.

Onde o profissional da área pode trabalhar?

Pode atuar em agências de propaganda, veículos de comunicação, gráficas, produtoras, assessorias de comunicação e na área de marketing de empresas públicas ou privadas, além de ter a oportunidade de abrir o próprio negócio.

Como está o mercado de trabalho para o publicitário?

As possibilidades de atuação do publicitário multiplicaram-se nos últimos anos. Tradicionalmente vinculado à atuação em agências de propaganda e marketing, hoje, esse profissional insere-se em áreas relacionadas à comunicação organizacional, ao exercício de atividades no setor público e à elaboração de produtos de comunicação dirigida. O mercado foi ampliado com as novas tecnologias, como a internet, associadas à constante evolução de novas mídias. Isso trouxe, também, a exigência de constante atualização profissional.

Algum segmento de mercado em específico oferece maior oportunidade ao profissional?

Considerando as condições regionais, o mercado varejista oferece grandes possibilidades ao publicitário. Temos observado iniciativas bem sucedidas de empreendedorismo por parte de nossos formandos.

Por que fazer o curso de Publicidade e Propaganda no UniCEUB?

O curso oferece excelente estrutura de laboratórios à disposição do aluno em televisão, rádio, fotografia e na área de produção gráfica. O corpo docente do curso de Comunicação Social merece destaque: cerca de 83% dos professores possuem mestrado ou doutorado. Para completar, outro ponto forte é a tradição: o UniCEUB foi a segunda instituição a implantar o curso em Brasília. Na última edição do Guia do Estudante, da Editora Abril, o curso obteve 3 (três) estrelas.

Como é a estrutura de laboratório do UniCEUB para o curso de Publicidade e Propaganda?

O aluno conta com estrutura ampla e continuamente modernizada para a melhor formação técnica, como:

  • Estúdio de TV aparelhado com fundo para croma-key, duas câmeras com teleprompter, equipamentos de iluminação e captação de áudio, sala técnica de direção de TV com mesa de corte, gravadores de VT.

  • Laboratório de pós-produção: cinco ilhas de edição de TV, sendo duas não-lineares, duas de corte seco e uma de cópia. Para os trabalhos externos, há 10 câmeras digitais.


  • Estúdio de rádio: com cabine de locução e sala técnica, equipada com gravadores, híbrida, computadores e softwares de edição de áudio. Esta estrutura é completada por cabine de locução simples, aparelhada com os mesmos equipamentos encontrados no laboratório principal.

  • Laboratórios de informática: são cinco laboratórios com softwares de edição de texto, som e imagem.

  • Laboratório de fotografia: onde são ministrados as aulas de Fotojornalismo e os cursos de extensão Introdução à fotografia e Fotografia publicitária.


Quais são as oportunidades oferecidas para a prática profissional?

O curso oferece também aos seus alunos, a possibilidade de estágio remunerado ou monitoria com bolsa de estudo parcial nos laboratórios de TV, rádio e na ACC - Agência de Comunicação do CEUB, onde produzem peças publicitárias para o UniCEUB e Colégio CEUB, sempre com acompanhamento de professores-orientadores. O volume de trabalho é alto, chegando mais de 600 peças publicitárias criadas e produzidas por semestre, para várias mídias, o que permite ao aluno desenvolver suas habilidades. Entre os trabalhos de maior demanda, estão os impressos - folders, cartazes, banners -, os eletrônicos - página para internet - e os promocionais - camisetas, canetas etc.

Quais são os focos do curso de Comunicação Social do UniCEUB?

A Comunicação Social do UniCEUB, em todas as habilitações, tem a preocupação com a seriedade na qualificação. A influência do profissional de comunicação na opinião pública é muito forte, por isso enfatizamos os aspectos éticos e a formação do cidadão responsável.

Como é o acervo da Biblioteca do UniCEUB relativo ao curso de Publicidade e Propaganda?

O UniCEUB oferece um serviço especial que contribui para atualizar o acervo: o aluno também pode solicitar a aquisição de livros relacionados com o curso.

Quais são os programas institucionais que oferecem bolsa de estudos?

O UniCEUB oferece bolsa de estudos vinculada às atividades de extensão, em que o aluno desenvolve a prática profissional em atendimentos comunitários. Trata-se do programa Bolsa Extensão. Qualquer estudante da graduação, de qualquer curso pode concorrer a bolsa de estudos de 25% vinculada à participação no programa UniCEUB na rede pela erradicação do analfabetismo. Os alunos selecionados nos programas de monitoria recebem 40% de desconto, e os participantes do Programa de Iniciação Científica - PIC, 25%. Os descontos não são cumulativos e passam a valer a partir da segunda mensalidade. A participação nos programas de extensão também pode ser como voluntário. Informações completas devem ser obtidas nos editais relativos aos projetos, publicados no início de cada semestre letivo.


Histórico
Como uma das habilitações do curso de Comunicação Social, a Publicidade e Propaganda vem se destacando como uma das áreas mais almejadas nos últimos anos.

No curso, o aluno é levado a desenvolver a boa comunicabilidade, a expressão oral e escrita, a criatividade e a desenvoltura na colocação de novas idéias. O curso do UniCEUB oferece disciplinas que promovem o contato do aluno com as Teorias da Comunicação, Sociologia, Filosofia, Psicologia, Estética e Cultura de Massa, bem como disciplinas que caracterizam a linguagem publicitária em todas as formas de mídia impressa ou eletrônica.

Disciplinas voltadas para ações práticas, execução de trabalhos de criação, redação para as mídias impressa e eletrônica, Ética e Legislação, atendimento publicitário, planejamento de campanhas, estudos de marcas e produtos, planos e ações mercadológicas contemplando as características comportamentais dos consumidores e do mercado em geral capacitam o aluno a desenvolver as habilidades da profissão seja para trabalhar em empresas públicas ou privadas, ou empreendendo seu próprio negócio.