Comunicação Social - Jornalismo

Graduação

Em Brasilia

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Brasilia

  • Duração

    7 Semestres

Instalações

Localização

Início

Brasilia (Distrito Federal)
Ver mapa
Sepn 707/907 - Campus Do Uniceub - Bloco 1 - Asa Norte - Brasília -Df - Cep: 70790-075, 70790-075

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Comunicação Social


:: Em 3 anos e meio ::


Turnos (vagas) para o Vestibular de Inverno: Matutino (66) e Noturno (98)

O curso de Comunicação Social tem, agora, novo formato. Será em 3 anos e meio, com três possibilidades de habilitação:






A outra novidade é o caráter integrado dos campos profissionais, respeitando a tendência atual de produzir Comunicação Integrada. Os alunos estudam juntos os 3 primeiros semestres e, então, partem para as áreas profissionais da habilitação desejada. Dessa forma, o profissional formado terá visão ampliada, de várias ferramentas da comunicação.
A opção pela habilitação é feita após a conclusão do terceiro semestre do curso. Dessa forma, o aluno pode também tomar uma decisão mais segura da habilitação desejada.


Informações gerais

Centro Universitário de Brasília - UniCEUB
Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas - FATECS
Curso de Comunicação Social
Curso/Habilitações

Curso de Comunicação Social
Habilitação em Jornalismo
Habilitação em Publicidade e Propaganda
Habilitação em Comunicação e Marketing

Período mínimo e máximo de integralização

Período mínimo: 3 anos e meio
Período máximo: 7 anos

Corpo docente

O curso de Comunicação Social conta, atualmente, com o total de 41 docentes, distribuídos da seguinte maneira:
63% de mestres;
20% de doutores;
17% de especialistas.

Objetivo do curso

Formar profissionais com visão ética, humana, histórica e crítica e que, ao mesmo tempo, atendam às características do mercado de trabalho, acompanhando as evoluções sociais, econômicas e políticas da realidade nacional e internacional, com apoio das novas tecnologias.

Áreas do currículo

O curso tem a duração de 7 semestres letivos, estruturados em quatro partes distintas, que se complementam:
a) Conteúdos básicos: característicos da formação geral em todas as habilitações, são constituídos por: conteúdos teórico-conceituais; conteúdos analíticos e informativos sobre a atualidade; conteúdos de linguagens, técnicas e tecnologias midiáticas; conteúdos ético-políticos.
b) Conteúdos específicos: visam favorecer reflexões e práticas no campo geral da Comunicação e incentivar reflexões e práticas da habilitação específica.

Informações gerais sobre a matriz curricular

As disciplinas serão ministradas em 5 créditos, no total de 75 horas-aula. Para a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso, foram reservadas 150 horas no total de 10 créditos, podendo o aluno optar por monografia ou projeto experimental. São previstas 75 horas de atividades complementares e 60 horas da disciplina Ética, Cidadania e Realidade Brasileira, para integrar o currículo.
O aluno poderá cursar disciplinas optativas de acordo com o seu interesse específico, ministradas no âmbito do curso de Comunicação, conforme a demanda, o interesse e a atualidade, ou oferecidas regularmente, em outros cursos de graduação ou tecnologia do UniCEUB, relacionadas a três áreas temáticas: novas tecnologias, gestão da comunicação e linguagem e estética. O objetivo dessas disciplinas é permitir ao aluno ampliar seus conhecimentos e competências, visando aplicá-las em novos conceitos e práticas incorporadas à área da Comunicação.
Os alunos das habilitações de Publicidade e Propaganda e Comunicação e Marketing deverão cursar a disciplina Estágio Supervisionado, de modo a exercer atividades junto a empresas do setor, por período mínimo de 240 horas, sob a orientação de um professor.
A carga horária mínima para a obtenção do grau de bacharel em Comunicação Social, nas habilitações em Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Comunicação e Marketing, desde que cumprida a carga curricular determinada pela Instituição, é de 2.700 horas-aula.

Laboratórios

O curso de Comunicação Social dispõe de laboratórios nas áreas de Televisão, Rádio, Fotografia, Planejamento Gráfico e Direção de Arte, Multimídia, Jornal Laboratório Esquina e Laboratórios de Informática, dotados de modernos equipamentos, computadores, impressoras, ilhas de edição de TV, estúdios de rádio e os softwares mais utilizados pelos respectivos campos profissionais.


Jornalismo

Informações Acadêmicas

Qual é a formação obtida?

Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo.

O que faz um profissional formado em Jornalismo?

O profissional da área lida com a produção de informação geral e especializada, incluindo conteúdo para a Internet e as novas mídias sociais e de interesse público. Há, ainda, a possibilidade de atuar junto às empresas, inserindo-se nas estratégias e ações de divulgação da marca por meio das assessorias de comunicação e imprensa.

Onde o profissional da área pode trabalhar?

O profissional formado na área pode trabalhar em rádio, televisão, agências de notícias, jornais, revistas, sites de notícias, comunicação organizacional, assessorias de imprensa de órgãos públicos e privados e produção de publicações.

Como é o mercado de trabalho para o profissional de Jornalismo?

A informação tem valor estratégico para a sociedade contemporânea. Nesse sentido, as possibilidades de atuação profissional dos jornalistas multiplicaram-se. Além de um amplo mercado tradicional (jornais, revistas, televisão, rádio), novas mídias surgiram, como é o caso da internet. Tradicionalmente relacionada à prática de apuração, redação e edição de reportagens, a profissão assimilou áreas relacionadas à comunicação organizacional, ao exercício de atividades no setor público e à elaboração de produtos de comunicação dirigida.

Por que fazer o curso de Jornalismo no UniCEUB?

O curso apresenta excelente estrutura de laboratórios à disposição do aluno em televisão, rádio, fotografia e na área de produção gráfica. O corpo docente do curso de Comunicação Social merece destaque: cerca de 83% dos professores possuem mestrado ou doutorado. Para completar, outro ponto forte é a tradição: o UniCEUB foi a segunda instituição a implantar o curso em Brasília.

Quais são as possibilidades de estágio?

O curso oferece aos seus alunos, a possibilidade de estágio remunerado ou monitoria com bolsa de estudo parcial nos laboratórios de TV, rádio e no Jornal Laboratório Esquina. Além disso, conta com a ACC - Agência de Comunicação do CEUB - onde os alunos de Jornalismo prestam atendimento às unidades do UniCEUB, realizando serviços, como assessoria de imprensa e cobertura jornalística. São excelentes oportunidades para o desenvolvimento profissional, uma vez que o estudante vivencia todas as experiências de mercado, como a elaboração das pautas e a realização das entrevistas e reportagens, entre outras atividades, estando sempre em contato com tecnologia de ponta.

Quais são as oportunidades oferecidas para a prática profissional?

Os monitores e os estagiários da ACC produzem a UniCEUB em revista. O material tem cerca de 50 páginas, acabamento sofisticado e, atualmente, é impresso em papel reciclado. Os estudantes participam de todo o processo de editoração de uma revista, como cobertura jornalística, paginação e outros. Outra publicação realizada pelos alunos é o jornal-laboratório Esquina, com edição mensal e tiragem de 3.000 exemplares.
Ambas as publicações são feitas com acompanhamento de professores-orientadores e são distribuídas internamente, no campus, e no Distrito Federal, em locais públicos e estabelecimentos de ensino.

O curso mantém convênio com alguma empresa de comunicação?

O UniCEUB mantém convênio com a Rede Globo de Televisão para visita técnica à redação, onde os alunos têm contato com editores e jornalistas da emissora. Os estudantes acompanham, com a supervisão do professor da matéria e de profissionais da Rede Globo, todo o processo de elaboração de programas de jornalismo, desde a pauta até a edição final.

Quais são os focos do curso de Comunicação Social do UniCEUB?

A Comunicação Social do UniCEUB, em todas as habilitações, tem a preocupação com a seriedade na qualificação. A influência do profissional de comunicação na opinião pública é muito forte, por isso enfatizamos os aspectos éticos e a formação do cidadão responsável.

É fácil para o aluno de Jornalismo conseguir estágio?

É razoavelmente fácil, tendo em vista o número de instituições públicas localizadas em Brasília que abrem espaço, preferencialmente, para os estudantes do UniCEUB.

Como está o mercado de trabalho para o jornalista?

Especificamente em Brasília, o mercado tem demanda constante de profissionais que possam produzir informação a respeito da atividade política, da área econômica e de outras áreas de interesse social. Além dos jornais, emissoras de TV e rádios locais, estão instaladas na capital federal as sucursais de todos os principais veículos de comunicação do País.

Como é a estrutura de laboratório do UniCEUB para o curso de Jornalismo?

O aluno conta com estrutura ampla e continuamente modernizada para a melhor formação técnica, como:
  • Estúdio de TV aparelhado com fundo para croma-key, duas câmeras com teleprompter, equipamentos de iluminação e captação de áudio, sala técnica de direção de TV com mesa de corte, gravadores de VT.

  • Laboratório de pós-produção: cinco ilhas de edição de TV, sendo duas não-lineares, duas de corte seco e uma de cópia. Para os trabalhos externos, há 10 câmeras digitais.

  • Estúdio de rádio: com cabine de locução e sala técnica, equipada com gravadores, híbrida, computadores e softwares de edição de áudio. Esta estrutura é completada por cabine de locução simples, aparelhada com os mesmos equipamentos encontrados no laboratório principal.

  • Laboratórios de informática: são cinco laboratórios com softwares de edição de texto, som e imagem.

  • Laboratório de fotografia: onde são ministrados as aulas de Fotojornalismo e os cursos de extensão Introdução à fotografia e Fotografia publicitária.


Como é o acervo da Biblioteca do UniCEUB relativo ao curso de Jornalismo?

O UniCEUB oferece um serviço especial que contribui para atualizar o acervo: o aluno também pode solicitar a aquisição de livros relacionados com o curso.

Quais são os programas institucionais que oferecem bolsa de estudos?

O UniCEUB oferece bolsa de estudos vinculada às atividades de extensão, em que o aluno desenvolve a prática profissional em atendimentos comunitários. Trata-se do programa Bolsa Extensão. Qualquer estudante da graduação, de qualquer curso pode concorrer a bolsa de estudos de 25% vinculada à participação no programa UniCEUB na rede pela erradicação do analfabetismo. Os alunos selecionados nos programas de monitoria recebem 40% de desconto, e os participantes do Programa de Iniciação Científica - PIC, 25%. Os descontos não são cumulativos e passam a valer a partir da segunda mensalidade. A participação nos programas de extensão também pode ser como voluntário. Informações completas devem ser obtidas nos editais relativos aos projetos, publicados no início de cada semestre letivo.

Existe alguma forma de incentivo para estudantes da melhor idade?

Está provado que a atividade intelectual tem papel destacado na manutenção da saúde mental e emocional dos representantes da melhor idade. Por isso, o UniCEUB promove a integração desse público à vida acadêmica. A Instituição oferece bolsa de 50% para como estudar no UniCEUB.

Projeto Pedagógico

Além de forte preparação teórica e em cultura geral, o curso oferece laboratórios para o desenvolvimento de atividades relacionadas à apuração, contextualização, redação, diagramação, análise, crítica e edição de informações; administração de processos de produção específicos dos meios de comunicação como levantamento de dados, entrevistas, planejamento de coberturas, análise da imprensa e da sociedade.
Laboratórios de rádio, televisão, redação, estúdios de fotografia e televisão modernos e equipados para o desenvolvimento de atividades relacionadas à profissão são disponibilizados aos alunos, e o currículo do curso acompanha as demandas e exigências do mercado.



Comunicação Social - Jornalismo

Preço para verificar