Comunicação Social

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  • Graduação
  • Ijuí
  • Duração:
    8 Semestres
Descrição

O Curso reflete as preocupações essenciais dos diferentes Cursos de Comunicação Social do país. Dentre os objetivos principais destacam-se: Formar um profissional em condições de assumir-se como sujeito do processo de emancipação do homem. Formar profissionais com uma nova concepção de comunicação, focados no perfil de gestor. Ressaltar a capacidade de planejamento global das práticas ligadas à.
Dirigido a: campo de atuação e perfil profissional dos egressos está voltado para o eixo articulador de toda a proposta curricular do curso, que é a capacitação para a produção e a criação, obtendo também os subsídios para também orientar-se para gerir com autonomia e dinamismo negócios e atividades de sua área de trabalho.

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Ijuí
Rua Do Comércio, 3000 Cp 560 Bairro Universitário Ijuí - Rs 98.700-000, 98.700-000, Rio Grande do Sul, Brasil
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Programa

Quem não se comunica... A conhecida frase do apresentador Chacrinha define a essência da Comunicação Social. Seja qual for a habilitação - Publicidade e Propaganda, Jornalismo ou Relações Públicas -, para exercê-la é preciso criatividade, desinibição, comunicabilidade e agilidade. É preciso saber trabalhar de forma integrada, compreendendo as diferentes áreas, que quando somadas, complementam-se.


Histórico
O Curso de Comunicação Social da UNIJUÍ foi criado a partir da resolução de 09/91. Sua implantação deu-se em agosto de 1995, e foi o resultado de um longo processo de discussão, como pode ser observado nas páginas iniciais do projeto político-pedagógico original do curso.

Estudos preliminares e uma ampla gama de atividades foram desenvolvidos pela comissão interdepartamental que foi então constituída para estudar a viabilidade, pertinência e conveniência da implantação do Curso de Comunicação Social da UNIJUÍ.

Em 2003 foi realizada uma revisão curricular no Curso, que teve uma nova concepção voltada para a Gestão da Comunicação. Esse novo eixo norteador objetivou refletir as diferentes linguagens, a interlocução de saberes e a necessidade de superação da visão instrumental da comunicação.

O curso de Comunicação Social, em sua versão 2010, passa a oferecer, como diferencial na nova proposta, ênfases em cada uma das suas habilitações, que objetiva enfocar de maneira mais aprofundada um determinado aspecto da formação profissional. A partir do 6 semestre, o aluno ingressa na ênfase de sua habilitação. São elas: Produção Multimídia, para a habilitação em Jornalismo, Criação e Produção, para a habilitação em Publicidade e Propaganda, e Gestão e Produção de Eventos, para a habilitação em Relações Públicas. A seguir, detalhamos a abordagem em cada uma delas.
Ênfase em Produção Multimídia (Jornalismo)

A convergência de meios e de linguagens é uma realidade cada vez mais presente no jornalismo. Desde o surgimento da rede mundial de computadores, bem como do aprimoramento de suportes ligados à informática e à eletrônica, observa-se a progressiva interface dos meios de comunicação tradicional - rádio, TV, jornal impresso - com os meios digitais. A ênfase na produção multimídia objetiva atender a esse nicho da atividade jornalística.

Centrada na produção, ela possibilita ao acadêmico o contato intensivo com os suportes tradicionais e os novos meios, busca a excelência em ambos e também estimula a experimentação na convergência de cada uma das mídias. Ao chegar à etapa da ênfase, busca-se a convergência das quatro principais linguagens (texto, fotografia, som e vídeo), enfocando o processo de edição num primeiro momento e o de criação num segundo.

Temos assim, de um lado, a busca da excelência pelo exercício da reflexão e da prática no momento que antecede a ênfase; de outro, temos a consolidação do diferencial buscado pelo curso na fase da ênfase: a capacidade de transitar pelas diferentes mídias e de produzir informação de maneira criativa.
Ênfase em Criação e Produção (PP)

Criatividade sempre foi a marca principal da atividade publicitária, bem como dos profissionais da área. Dessa forma, a definição pela ênfase em criação e produção tem por objetivo buscar o desenvolvimento e exercício da criatividade, o aprofundamento técnico, a análise crítica e a produção de campanhas publicitárias, direcionadas a um determinado contexto sociocultural.

Focada na criação e produção, a ênfase permite ao acadêmico ampliar a capacidade criativa e inovadora, através do domínio das técnicas e instrumentos e da experimentação, bem como diagnosticar e propor soluções para problemas de comunicação mercadológica de empresas e organizações.

Busca-se assim, a excelência no desenvolvimento do processo criativo e da produção, na realização de campanhas publicitárias, envolvendo texto, som e imagem para mídias gráficas, urbanas e digitais, de forma a alcançar os objetivos propostos pelas organizações, bem como de avaliar os resultados das soluções encontradas.
Ênfase em Gestão e Produção de Eventos (RP)

Os eventos são uma área interessante e promissora que requer a atuação de profissionais capacitados. E, diante disso, a ênfase a ser trabalhada refere-se à gestão e produção de eventos, especificidade essa que pretende, para além de formar um profissional habilitado a desenvolver as funções de Relações Públicas, enfocar sua atividade na área de eventos, dando assim maior visibilidade a sua atuação no mercado de trabalho, além de atender a uma demanda do mercado regional por profissionais qualificados para atuar nesse segmento.

Para isso, a proposta do curso é capacitar os alunos trabalhando diferentes componentes curriculares que possam permear uma formação ampla e qualificada, envolvendo as questões teórico-práticas que permeiam a profissão de Relações Públicas e, de forma mais específica, a Gestão e Produção de Eventos.

Ainda é importante ressaltar a qualidade dos laboratórios pedagógicos do Curso: laboratório de vídeo, laboratório de rádio, laboratório de fotografia e a Agência Experimental, os quais possuem uma política diferenciada de uso dos equipamentos por parte dos alunos, diferencial esse que se traduz na qualidade dos trabalhos realizados.


Objetivos

Específicos

O Curso reflete as preocupações essenciais dos diferentes Cursos de Comunicação Social do país. Dentre os objetivos principais destacam-se:

* Formar um profissional em condições de assumir-se como sujeito do processo de emancipação do homem;

* Formar profissionais com uma nova concepção de comunicação, focados no perfil de gestor;

* Ressaltar a capacidade de planejamento global das práticas ligadas à comunicação;

* Refletir sobre as diferentes linguagens e interlocução de saberes.


Perfil Profissional
Contexto de inserção regional

O campo de atuação e perfil profissional dos egressos está voltado para o eixo articulador de toda a proposta curricular do curso, que é a capacitação para a produção e a criação, obtendo também os subsídios para também orientar-se para gerir com autonomia e dinamismo negócios e atividades de sua área de trabalho. Diante disso, temos:

* O Jornalista: profissional capacitado para processar informações de interesse social. A partir de uma visão geral que lhe permita entender e selecionar os assuntos que possam ser do interesse coletivo, o jornalista capta, redige, edita e transmite as informações através dos meios de comunicação disponíveis, como TV, Rádio, Jornal Impresso, onde atua como repórter, redator, locutor, apresentador, editor ou ainda na imprensa e assessor de comunicação.

* O Publicitário: é o profissional que cria, concebe, que desenvolve para um cliente - instituições - a melhor forma de comunicar atributos e benefícios para os consumidores que seu produto, serviço, marca ou idéia possui, destacando-a entre a concorrência. É o publicitário quem determina a forma e o conteúdo da mensagem publicitária e os meios pelos quais ela deve ser transmitida. Ele analisa, planeja, implementa e controla campanhas publicitárias e de propaganda, podendo atuar em agências de publicidade, departamentos de marketing e assessorias de comunicação.

* O Relações Públicas: profissional capacitado para atuar na comunicação das empresas, estabelecendo a mediação com os diferentes públicos: clientes, fornecedores, funcionários, comunidade e imprensa. Seu trabalho consiste no desenvolvimento de ações voltadas à manutenção da boa imagem e perfeito funcionamento das organizações. Para isso ele planeja, assessora, pesquisa, executa, controla e avalia os processos comunicacionais. Um vasto campo de trabalho do Relações Públicas está voltado à gestão e produção de eventos, no sentido de torná-los mais estratégicos, agregando valor às organizações.


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