Comunicação Social - Comunicação e marketing

UniCEUB - Centro Universitário de Brasília
Em Brasilia

Preço a consultar
Ou prefere ligar para o centro agora?
(55) ... Ver mais
Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais

Informação importante

  • Graduação
  • Brasilia
  • Duração:
    7 Semestres
Descrição

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Brasilia
Sepn 707/907 - Campus Do Uniceub - Bloco 1 - Asa Norte - Brasília -Df - Cep: 70790-075, 70790-075, Distrito Federal, Brasil
Ver mapa

Programa



Comunicação Social

:: Em 3 anos e meio ::

Turnos (vagas) para o Vestibular de Inverno: Matutino (66) e Noturno (98)

O curso de Comunicação Social tem, agora, novo formato. Será em 3 anos e meio, com três possibilidades de habilitação:





A outra novidade é o caráter integrado dos campos profissionais, respeitando a tendência atual de produzir Comunicação Integrada. Os alunos estudam juntos os 3 primeiros semestres e, então, partem para as áreas profissionais da habilitação desejada. Dessa forma, o profissional formado terá visão ampliada, de várias ferramentas da comunicação.
A opção pela habilitação é feita após a conclusão do terceiro semestre do curso. Dessa forma, o aluno pode também tomar uma decisão mais segura da habilitação desejada.


Informações gerais

Centro Universitário de Brasília - UniCEUB
Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas - FATECS
Curso de Comunicação Social

Curso/Habilitações

Curso de Comunicação Social
Habilitação em Jornalismo
Habilitação em Publicidade e Propaganda
Habilitação em Comunicação e Marketing

Período mínimo e máximo de integralização

Período mínimo: 3 anos e meio
Período máximo: 7 anos

Corpo docente

O curso de Comunicação Social conta, atualmente, com o total de 41 docentes, distribuídos da seguinte maneira:
63% de mestres;
20% de doutores;
17% de especialistas.

Objetivo do curso

Formar profissionais com visão ética, humana, histórica e crítica e que, ao mesmo tempo, atendam às características do mercado de trabalho, acompanhando as evoluções sociais, econômicas e políticas da realidade nacional e internacional, com apoio das novas tecnologias.

Áreas do currículo

O curso tem a duração de 7 semestres letivos, estruturados em quatro partes distintas, que se complementam:
a) Conteúdos básicos: característicos da formação geral em todas as habilitações, são constituídos por: conteúdos teórico-conceituais; conteúdos analíticos e informativos sobre a atualidade; conteúdos de linguagens, técnicas e tecnologias midiáticas; conteúdos ético-políticos.
b) Conteúdos específicos: visam favorecer reflexões e práticas no campo geral da Comunicação e incentivar reflexões e práticas da habilitação específica.

Informações gerais sobre a matriz curricular

As disciplinas serão ministradas em 5 créditos, no total de 75 horas-aula. Para a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso, foram reservadas 150 horas no total de 10 créditos, podendo o aluno optar por monografia ou projeto experimental. São previstas 75 horas de atividades complementares e 60 horas da disciplina Ética, Cidadania e Realidade Brasileira, para integrar o currículo.
O aluno poderá cursar disciplinas optativas de acordo com o seu interesse específico, ministradas no âmbito do curso de Comunicação, conforme a demanda, o interesse e a atualidade, ou oferecidas regularmente, em outros cursos de graduação ou tecnologia do UniCEUB, relacionadas a três áreas temáticas: novas tecnologias, gestão da comunicação e linguagem e estética. O objetivo dessas disciplinas é permitir ao aluno ampliar seus conhecimentos e competências, visando aplicá-las em novos conceitos e práticas incorporadas à área da Comunicação.
Os alunos das habilitações de Publicidade e Propaganda e Comunicação e Marketing deverão cursar a disciplina Estágio Supervisionado, de modo a exercer atividades junto a empresas do setor, por período mínimo de 240 horas, sob a orientação de um professor.
A carga horária mínima para a obtenção do grau de bacharel em Comunicação Social, nas habilitações em Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Comunicação e Marketing, desde que cumprida a carga curricular determinada pela Instituição, é de 2.700 horas-aula.

Laboratórios

O curso de Comunicação Social dispõe de laboratórios nas áreas de Televisão, Rádio, Fotografia, Planejamento Gráfico e Direção de Arte, Multimídia, Jornal Laboratório Esquina e Laboratórios de Informática, dotados de modernos equipamentos, computadores, impressoras, ilhas de edição de TV, estúdios de rádio e os softwares mais utilizados pelos respectivos campos profissionais.



Comunicação e marketing
Sobre o curso

Qual é a formação obtida?

Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Comunicação e Marketing.

O que faz um profissional formado em Comunicação e Marketing?

O profissional de Marketing é o responsável por detectar demandas e oportunidades junto ao mercado, planejar e desenvolver novos produtos e garantir a sustentabilidade econômica das empresas por meio de um eficiente plano de negócios voltado para os tempos atuais, que exigem formação contínua e a utilização intensiva das novas tecnologias.

Algum segmento de mercado em específico oferece maior oportunidade ao profissional?

Considerando as condições regionais, o mercado varejista oferece grandes possibilidades ao profissional. Temos observado iniciativas bem sucedidas de empreendedorismo por parte de nossos formandos.

Como está o mercado de trabalho para o profissional da área?

O crescimento da competição tem obrigado as empresas a investirem, cada vez mais, na definição e implantação de estratégias visando ampliar sua participação no mercado. Há, ainda, a possibilidade do profissional exercer atividades relacionadas à comunicação organizacional, a atuar no setor público, na elaboração de produtos de comunicação dirigida e, principalmente, em atividades relacionadas ao planejamento e ao gerenciamento de marketing. O mercado sofreu o impacto das novas tecnologias da Informação, como a internet e as novas mídias sociais. Isso trouxe, também, a exigência de uma constante atualização profissional.

Por que fazer o curso de Comunicação e Marketing no UniCEUB?

A Instituição oferece excelente estrutura de laboratórios à disposição do aluno em televisão, rádio, fotografia e na área de produção gráfica. O corpo docente do curso de Comunicação Social merece destaque: cerca de 83% dos professores possuem mestrado ou doutorado. O curso de Marketing foi o único, no Brasil, a obter 5 estrelas em avaliação do Guia do Estudante, da Editora Abril.

Como é a estrutura de laboratório do UniCEUB para o curso de Propaganda e Marketing?

O aluno conta com estrutura ampla e recentemente modernizada para a melhor formação técnica, como:
· Estúdio de TV aparelhado com fundo para croma-key, duas câmeras com teleprompter, equipamentos de iluminação e captação de áudio, sala técnica de direção de TV com mesa de corte, gravadores de VT.
· Laboratório de pós-produção: cinco ilhas de edição de TV, sendo duas não-lineares, duas de corte seco e uma de cópia. Para os trabalhos externos, há 10 câmeras digitais.
· Estúdio de rádio: com cabine de locução e sala técnica, equipada com gravadores, computadores e softwares de edição de áudio. Esta estrutura é completada por cabine de locução simples, aparelhada com os mesmos equipamentos encontrados no laboratório principal.
· Laboratórios de informática: são cinco laboratórios com softwares de edição de texto, som e imagem.
· Laboratório de fotografia: onde são ministrados as aulas de Fotojornalismo e os cursos de extensão Introdução à fotografia e Fotografia publicitária.



Quais as oportunidades oferecidas para a prática profissional?

O curso oferece aos seus alunos, a possibilidade de estágio remunerado ou monitoria com bolsa de estudo parcial nos laboratórios de TV e rádio. Além disso, conta com a ACC - Agência de Comunicação do CEUB - onde estagiários e monitores produzem peças publicitárias para o UniCEUB e o Colégio CEUB. Lá os alunos fazem planejamento de marketing, análise de propostas de ações internas e externas e análise e plano de mídia. Realizam também de criação de peças publicitárias, como folders, cartazes, banners, banners eletrônicos para internet, entre outras atividades. Todos os trabalhos são feitos com acompanhamento de professores-orientadores.

Quais são os focos do curso de Comunicação Social do UniCEUB?

A Comunicação Social do UniCEUB, em todas as habilitações, tem a preocupação com a seriedade na qualificação. A influência do profissional de comunicação na opinião pública é muito forte, por isso enfatizamos os aspectos éticos e a formação do cidadão responsável.

Como é o acervo da Biblioteca do UniCEUB relativo ao curso de Comunicação e Marketing?

O UniCEUB oferece um serviço especial que contribui para atualizar o acervo: o aluno também pode solicitar a aquisição de livros relacionados com o curso.

Quais são os programas institucionais que oferecem bolsa de estudos?

O UniCEUB oferece bolsa de estudos vinculada às atividades de extensão, em que o aluno desenvolve a prática profissional em atendimentos comunitários. Trata-se do programa Bolsa Extensão. Qualquer estudante da graduação, de qualquer curso pode concorrer a bolsa de estudos de 25% vinculada à participação no programa UniCEUB na rede pela erradicação do analfabetismo. Os alunos selecionados nos programas de monitoria recebem 40% de desconto, e os participantes do Programa de Iniciação Científica - PIC, 25%. Os descontos não são cumulativos e passam a valer a partir da segunda mensalidade. A participação nos programas de extensão também pode ser como voluntário. Informações completas devem ser obtidas nos editais relativos aos projetos, publicados no início de cada semestre letivo.


Projeto Pedagógico
Durante o curso, o aluno aprende o que é marketing e como praticá-lo e estuda de modo mais profundo a propaganda sob a perspectiva da organização, contemplando todo o seu aspecto estratégico, o relacionamento com agências de publicidade, as expectativas de retorno. Além disso, dá ao aluno a capacidade de análise do processo de comunicação como um todo, sempre a partir da perspectiva do mercado, ou seja, a partir das expectativas e anseios do mercado para dentro da empresa.
A habilitação em Propaganda e Marketing permite ao aluno a utilização de estratégias e ferramentas apropriadas para o Marketing Político, Cultural, Institucional, Esportivo, Social, Endomarketing e Integrado. Compreendendo a importância, as possibilidades e o papel do marketing, o aluno adquire segurança para a definição de todas as fases do planejamento, como elaboração de planos, definição de estratégias e táticas mercadológicas, pesquisas, entre outros.



Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais