Comunicação Escrita Empresarial

IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial
Em Rio De Janeiro

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Tipologia Curso
Nível Básico
Início Rio de janeiro
Horário de aulas 24 horas letivas
Duração 3 Dias
Início das aulas 02/08/2017
  • Curso
  • Básico
  • Rio de janeiro
  • 24 horas letivas
  • Duração:
    3 Dias
  • Início das aulas:
    02/08/2017
Descrição

APRESENTAÇÃO

Os novos rumos indicam que, para um profissional se manter no mercado e se tornar um sucesso, é preciso constantemente avaliar e ajustar inúmeras competências, disponibilizando conhecimentos, habilidades e atitudes que constituem o referencial da organização.

Diante disso, é imprescindível saber comunicar-se em diferentes níveis, adaptando-se a mensagem às especificidades do contexto e da clientela. O jogo da palavra passou a ser o jogo da ação e da interação, integrado à cultura e aos valores definidos na missão institucional.

Este programa permitirá refletir sobre essas questões, partindo do princípio de que redigir consiste em uma forma de exercitar a linguagem, não se limitando à questão gramatical da correção. Representa muito mais, pois, ao transcrever conceitos, percepções e análises, o redator se posiciona diante do mundo, e o texto formaliza e concretiza essa visão.

O próximo passo consiste em estabelecer uma linha de ação, visando a alcançar a tão desejada competência na comunicação escrita. Aplicar o programa em diferentes segmentos significa ampliar essa vivência ao dispor de maiores subsídios para repensar e definir o papel do profissional dentro de um sistema em que todos estejam mais habilitados a partilhar decisões e resultados.

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Instalações

Instalações e datas

Início Localização Horário
02 de agosto de 2017
Rio De Janeiro
Av. Nilo Peçanha, 50 | Grupo 1901 | Centro, 20020-906, Rio de Janeiro, Brasil
Ver mapa
08:30 às 17:30
Início 02 de agosto de 2017
Localização
Rio De Janeiro
Av. Nilo Peçanha, 50 | Grupo 1901 | Centro, 20020-906, Rio de Janeiro, Brasil
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Horário 08:30 às 17:30

O que se aprende nesse curso?

Mensagem
Linguagem
Escrita Empresarial
Redação
Redação Empresarial
Gramatica
Texto Empresarial
Escrita
Competência
Papel

Professores

Vania Rizzo
Vania Rizzo
Professora IDEMP

Programa

APRESENTAÇÃO

Os novos rumos indicam que, para um profissional se manter no mercado e se tornar um sucesso, é preciso constantemente avaliar e ajustar inúmeras competências, disponibilizando conhecimentos, habilidades e atitudes que constituem o referencial da organização.

Diante disso, é imprescindível saber comunicar-se em diferentes níveis, adaptando-se a mensagem às especificidades do contexto e da clientela. O jogo da palavra passou a ser o jogo da ação e da interação, integrado à cultura e aos valores definidos na missão institucional.

Este programa permitirá refletir sobre essas questões, partindo do princípio de que redigir consiste em uma forma de exercitar a linguagem, não se limitando à questão gramatical da correção. Representa muito mais, pois, ao transcrever conceitos, percepções e análises, o redator se posiciona diante do mundo, e o texto formaliza e concretiza essa visão.

O próximo passo consiste em estabelecer uma linha de ação, visando a alcançar a tão desejada competência na comunicação escrita. Aplicar o programa em diferentes segmentos significa ampliar essa vivência ao dispor de maiores subsídios para repensar e definir o papel do profissional dentro de um sistema em que todos estejam mais habilitados a partilhar decisões e resultados.

A QUEM SE DESTINA

Profissionais de diferentes áreas que utilizam a comunicação escrita no desempenho de suas funções.

RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES

  • Desenvolvimento de habilidades e estratégias indispensáveis à elaboração textual.
  • Adequação da competência linguística aos padrões institucionais.
  • Identificação e eliminação de vícios de linguagem, distorções e fragilidades no texto organizacional.
  • Valorização e atualização de conhecimentos linguísticos, com o objetivo de obter feedback no processo da comunicação empresarial.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

■ A COMUNICAÇÃO ESCRITA EMPRESARIAL

  • A Compreensão do Processo da Escrita
    • A função referencial: a relação texto e contexto.
    • A função pragmática: a relação emissor e receptor.
  • A Formulação e o Registro de Ideias
    • Etapas de elaboração textual:
      • da concepção das ideias à expressão; e
      • da leitura à reestruturação da mensagem.
    • Articulação e argumentação:
      • o parágrafo:
        • o tópico frasal: indução e dedução; e
        • o parágrafo-padrão: introdução, desenvolvimento e conclusão.
      • coesão e coerência:
        • construção da mensagem e nexo sequencial; e
        • elementos de conexão, transição e retomada.
      • o estilo empresarial:
        • clareza, precisão, concisão e correção; e
        • vícios de linguagem, estereótipos e modismos.

■ O TEXTO EMPRESARIAL

  • A Comunicação com o Cliente e a Repercussão no Mercado
    • Especificidades: comunicações simples ou complexas, individuais ou de equipe.
    • Marketing pessoal e organizacional: a identidade visual.
  • Instrumentos de Comunicação Interna e Externa
    • Critérios de formalidade, elegância, hierarquia e padronização:
      • os pronomes de tratamento: tipos, emprego e concordância;
      • os fechos de correspondência e a relação hierárquica; e
      • a identificação do signatário: nome e competência na empresa.
    • Padrões textuais e emprego de correspondências e documentos:
      • a carta e a os estilos de formatação: documento oficial da empresa;
      • o correio eletrônico ou e-mail: comunicação pela internet e pela intranet;
      • o memorando: a comunicação com o cliente interno; e
      • o relatório: registro e apresentação de projetos, programas e pesquisas.

■ A GRAMÁTICA NO TEXTO EMPRESARIAL

  • A Reforma Ortográfica
    • A inclusão das letras k, w e y no alfabeto.
    • A eliminação do trema.
    • O emprego dos acentos agudo e circunflexo.
    • O uso do hífen.
  • A Concordância Nominal e Verbal
    • Palavras com valor adjetivo e valor adverbial.
    • Verbos com sujeito simples, composto, coletivo e partitivo.
    • Verbos impessoais HAVER, FAZER e SER.
    • Passiva sintética e indeterminação do sujeito.
  • A Crase em Função da Regência
    • Do fato às regras práticas.
    • Uso indevido do acento grave.
    • O acento grave nas locuções femininas.
    • Uso facultativo ou emprego definido pelo contexto.
  • A Pontuação no Texto Contemporâneo
    • Critérios sintáticos e melódicos.
    • O ponto na oração, no período, no parágrafo e nas abreviaturas.
    • A vírgula na separação e no deslocamento de termos.
    • Os dois-pontos na enumeração e na citação.
    • O ponto e vírgula na separação de elementos coordenados.
    • O travessão na junção, intercalação e desdobramento de termos e expressões.
    • Os parênteses na explicação e na intercalação.
    • As aspas na citação e no destaque.
    • Os colchetes nas citações.

METODOLOGIA

Prática e participativa, utilizando material didático adequado à clientela, exercícios individuais e em grupo e recursos audiovisuais, visando à eficiência e à eficácia no processo da Comunicação Escrita.

Êxitos alcançados por este centro


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