Comunicação e Feedback Gerencial

IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial
Em Rio De Janeiro e Brasilia

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Descrição

Uma pesquisa da Harvard constatou que cerca de 70% dos problemas nas relações pessoas x trabalho se devem a falhas no processo de comunicação. O sucesso da comunicação interpessoal está muito mais na maneira de transmitir do que no conteúdo propriamente dito. Para que o outro compreenda o que desejamos, precisamos escolher a melhor maneira de nos apres..
Dirigido a: Gerentes, potenciais gerentes e líderes de equipes de empresas privadas e instituições públicas.

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Brasilia
Centro Empresarial Brasília Srtvs - Qd. 701 - Conjunto D - Bloco B - Sala 802 Asa Sul, 70340-907, Distrito Federal, Brasil
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Rio De Janeiro
Av. Nilo Peçanha, 50 | Grupo 1901 | Centro, 20020-906, Rio de Janeiro, Brasil
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Programa

Apresentador

Elizabeth Valeriano

Carga horária

16 horas

Área de Interesse

Gestão de Pessoas

Apresentação

Uma pesquisa da Harvard constatou que cerca de 70% dos problemas nas relações pessoas x trabalho se devem a falhas no processo de comunicação. O sucesso da comunicação interpessoal está muito mais na maneira de transmitir do que no conteúdo propriamente dito. Para que o outro compreenda o que desejamos, precisamos escolher a melhor maneira de nos apresentar a cada interlocutor.

Assim, a comunicação interpessoal é a principal ferramenta para a prática do feedback. A forma de falar pode convencer alguém que está recebendo um feedback corretivo ou pode desvalorizar um importante feedback positivo.

Uma das maiores necessidades das pessoas no trabalho é saber como estão se desempenhando. Os profissionais precisam saber se estão atendendo às expectativas de seus superiores ou não. As pessoas imaginam que estão indo bem quando não recebem reprimendas. E acreditam que estão mal quando são repreendidos.

É responsabilidade do gestor informar a seus liderados sobre o desempenho no trabalho, o que vai bem, o que deve melhorar.

O objetivo principal deste curso é alinhar com os participantes o entendimento pleno do processo de comunicação e feedback, de modo a manter transparente e efetivo o acompanhamento de desempenhos pessoais e das equipes.

Resultados para os Participantes

  • Compreensão dos processos mentais que facilitam o processo de comunicação.
  • Utilização de diversas técnicas de comunicação que facilitam a compreensão, ser compreendido, reduzir mal-entendidos, criar empatia e conquistar a confiança do interlocutor.
  • Utilização de feedback positivo e corretivo, de forma clara, direta e efetiva, no acompanhamento dos colaboradores e da equipe.



Temas a serem Abordados

  • Comunicação interpessoal
    • Modelos mentais: Mapa x Território.
    • Sistemas sensoriais: visual, auditivo e cinestésico.
    • Processo da comunicação.
    • Elementos da comunicação.
    • Observação e compreensão dos sinais não verbais.
    • O poder das palavras. Escolha das palavras certas.
    • oPrecisão na linguagem: cuidados com expressões e palavras.
    • Níveis de ouvir. Saber dizer NÃO. Assertividade.
    • Rapport: compreendendo e falando a linguagem do outro.
    • Calibração: Leitura precisa de sinais não verbais.
    • Método socrático: perguntas poderosas.
    • Fidelidade aos Fatos.
    • Metamodelo: Obter e oferecer informações de qualidade.
    • Planejamento de uma comunicação.
  • Feedback: conversando sobre os comportamentos
    • O que é feedback.
    • Importância do feedback.
    • Conseqüências da falta de feedback.
    • Periodicidade do feedback.
    • Informar desempenho e comportamento desejado.
    • Tipos de feedback positivo.
    • Tipos de feedback corretivo.
    • Atitudes para oferecer feedback positivo e corretivo.
    • Feedforward: sugestões para o futuro.
    • Plano de Desenvolvimento do Colaborador.
    • Metas e Plano de Ação para mudança de comportamento.



Metodologia

Vivencial, com exercícios em grupo e simulações. A fundamentação teórica é apresentada de forma interativa, com a participação intensa dos participantes. Utilizamos recursos do psicodrama, da programação neurolingüística e da aprendizagem acelerada. Todas as vivências são processadas, trazendo a experiência do momento para o dia-a-dia do participante.

Elizabeth Valeriano

MBA em Qualidade e Produtividade, pela UFF - Universidade Federal Fluminense, com Especialização em Desenvolvimento de Recursos Humanos, pela Fundação Getúlio Vargas - FGV/RJ. Certificada Internacionalmente em Coaching, pela Integrated Coaching Institute e pela Lambent do Brasil. Qualificada para aplicação e interpretação do MBTI. Formações Comportamentais em Psicodrama Organizacional, Practitioner em Programação Neurolingüística.

Consultora especializada em programas de desenvolvimento gerencial e de supervisores, desenvolvimento de equipes, comunicação e relacionamento interpessoal, vendas e atendimento a clientes.

Desenvolveu programas de treinamento para inúmeras organizações, entre elas: Correios, FURNAS, CHESF, CPRM, CNEN/IRD, Michelin, PETROBRAS, PETROS, Souza Cruz, Supergasbras, BANDES, DRESSER, INTO, Subsea7, Naturativa, Ministério do Desenvolvimento Social, Tribunal Superior Eleitoral, e diversas outras.

Mais de 20 anos de atuação em RH, com sólida experiência em atividades de desenvolvimento de pessoas.

Professora e consultora do IDEMP

- Instituto de Desenvolvimento Empresarial.


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