Comunicação e Feedback Gerencial
Curso
Online
Descrição
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Tipologia
Curso
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Nível
Básico
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Metodologia
Online
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Duração
2 Dias
Um gestor utiliza grande parte do seu tempo se comunicando: com a equipe, com os superiores e com os clientes internos e externos. Utilizar adequadamente as técnicas de comunicação pode contribuir de forma decisiva para aumentar sua influência junto a esses públicos.
A comunicação interpessoal é a principal ferramenta para a prática do feedback. A forma de falar pode convencer alguém que está recebendo um feedback corretivo ou pode desvalorizar um importante feedback positivo.
O objetivo principal deste programa é alinhar com os participantes (Gerentes, potenciais gerentes e líderes de equipes) o entendimento pleno do processo de comunicação e feedback, de modo a manter transparente e efetivo o acompanhamento de desempenhos pessoais e das equipes.
Opiniões
Matérias
- Feedback
- Gestão de Pessoas
- Interação humana
- Comunicação interpessoal
- Comunicação
- Técnicas de comunicação
- Conquistar a confiança
- Processo da comunicação
- Elementos da comunicação
- Expressões corporais
Professores
Elizabeth Valeriano
Professora IDEMP
Programa
O feedback é uma das principais atribuições da função gerencial, que demanda permanente prática e aperfeiçoamento. No trabalho, as pessoas necessitam saber se estão atendendo às expectativas do seu gestor e da organização; conhecer aspectos em que necessitam de melhorias e, por outro lado, ter o reconhecimento sobre seu desempenho. Feedbacks inadequados ou injustos, ou mesmo a falta deles, desmotivam e podem até mesmo causar a evasão dos talentos da organização.
A comunicação interpessoal é a principal ferramenta para a prática do feedback. A forma de falar pode convencer alguém que está recebendo um feedback corretivo ou pode desvalorizar um importante feedback positivo.
O objetivo principal deste programa é alinhar com os participantes (gerentes, potenciais gerentes e líderes de equipes) o entendimento pleno do processo de comunicação e feedback, de modo a manter transparente e efetivo o acompanhamento do desempenho do seu pessoal.
A QUEM SE DESTINA
Profissionais que desempenham funções gerenciais: encarregados, líderes, supervisores, gerentes, coordenadores, diretores etc.
RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES
- Utilização de técnicas de comunicação que facilitam a aplicação do feedback.
- Utilizar o feedback positivo e corretivo, de forma clara, direta e efetiva, no acompanhamento dos colaboradores.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
RECURSOS DA COMUNICAÇÃO APLICADOS AO FEEDBACK
• Elementos da comunicação
- Comunicação não verbal:
- Expressão corporal: percepção das expressões corporais e escolha de expressões favoráveis;
- Tom de voz: cuidados com a maneira de falar.
- Comunicação verbal:
- Palavras: Escolha das palavras certas.
• Técnicas para aumentar a eficácia da comunicação
- Assertividade;
- Fidelidade aos fatos: aumentando a credibilidade das informações;
- Rapport: adequação ao ouvinte;
- Saber escutar;
- Perguntas poderosas.
FEEDBACK: CONVERSANDO SOBRE OS COMPORTAMENTOS
• Conceituação
- O que é feedback;
- Indicadores de problemas de desempenho e de comportamento;
- Informar desempenho e comportamento desejado;
- Feedback diário e feedback da avaliação de desempenho.
• Feedback de reconhecimento
- Tipos de feedback de reconhecimento;
- Identificar e valorizar os pontos fortes;
- Passos para o feedback de reconhecimento;
- Encorajamento x Elogio.
• Feedback corretivo ou de aprimoramento
- Critérios para um feedback de aprimoramento.
- Aplicações de feedback de aprimoramento, de acordo com a situação.
- Planejando uma sessão de feedback de aprimoramento.
• Plano de desenvolvimento do colaborador
- No caso de feedback de reconhecimento.
- No caso de feedback de aprimoramento.
METODOLOGIA
Atividades de interação durante as aulas on-line, com participação dos alunos, esclarecimento de dúvidas, discussão de filmes, exercícios individuais e em grupos, permitindo mais dinamismo e maior potencial de retenção do conteúdo.
Comunicação e Feedback Gerencial