Comunicação e Feedback Gerencial

IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial
Em Rio De Janeiro

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Tipologia Curso
Nível Básico
Início Rio de janeiro
Horário de aulas 16 horas letivas
Duração 2 Dias
Início das aulas 26/10/2017
  • Curso
  • Básico
  • Rio de janeiro
  • 16 horas letivas
  • Duração:
    2 Dias
  • Início das aulas:
    26/10/2017
Descrição

Um gestor utiliza grande parte do seu tempo se comunicando: com a equipe, com os superiores e com os clientes internos e externos. Utilizar adequadamente as técnicas de comunicação pode contribuir de forma decisiva para aumentar sua influência junto a esses públicos.

A comunicação interpessoal é a principal ferramenta para a prática do feedback. A forma de falar pode convencer alguém que está recebendo um feedback corretivo ou pode desvalorizar um importante feedback positivo.

O objetivo principal deste programa é alinhar com os participantes (Gerentes, potenciais gerentes e líderes de equipes) o entendimento pleno do processo de comunicação e feedback, de modo a manter transparente e efetivo o acompanhamento de desempenhos pessoais e das equipes.

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
26 de outubro de 2017
Rio De Janeiro
Av. Nilo Peçanha, 50 | Grupo 1901 | Centro, 20020-906, Rio de Janeiro, Brasil
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Início 26 de outubro de 2017
Localização
Rio De Janeiro
Av. Nilo Peçanha, 50 | Grupo 1901 | Centro, 20020-906, Rio de Janeiro, Brasil
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O que se aprende nesse curso?

Feedback
Gestão de Pessoas
Interação humana
Comunicação interpessoal
Comunicação
Técnicas de comunicação
Conquistar a confiança
Processo da comunicação
Elementos da comunicação
Expressões corporais

Professores

Elizabeth Valeriano
Elizabeth Valeriano
Professora IDEMP

Programa

APRESENTAÇÃO

Um gestor utiliza grande parte do seu tempo se comunicando: com a equipe, com os superiores e com os clientes internos e externos. Utilizar adequadamente as técnicas de comunicação pode contribuir de forma decisiva para aumentar sua influência junto a esses públicos.

A comunicação interpessoal é a principal ferramenta para a prática do feedback. A forma de falar pode convencer alguém que está recebendo um feedback corretivo ou pode desvalorizar um importante feedback positivo.

O objetivo principal deste programa é alinhar com os participantes (Gerentes, potenciais gerentes e líderes de equipes) o entendimento pleno do processo de comunicação e feedback, de modo a manter transparente e efetivo o acompanhamento de desempenhos pessoais e das equipes.

RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES

  • Utilização de diversas técnicas de comunicação que facilitam compreender o outro, ser compreendido, reduzir mal-entendidos, criar empatia e conquistar a confiança do interlocutor.
  • Utilização de feedback positivo e corretivo, de forma clara, direta e efetiva, no acompanhamento dos colaboradores.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL

  • Modelos mentais
  • Introdução à comunicação
    • Conceitos;
    • Processo da comunicação;
    • Tipos ou formas de comunicação.
  • Elementos da comunicação
    • Comunicação não verbal:
      • Expressão corporal: percepção das expressões corporais e escolha de expressões favoráveis;
      • Tom de voz: cuidados com a maneira de falar.
    • Comunicação verbal:
      • Palavras: Escolha das palavras certas;
      • Cuidados com e-mail.
    • Processo informativo das equipes:
      • Repasse instantâneo das informações relevantes;
      • Monitorar todos os canais de informação.
  • Técnicas para aumentar a eficácia da comunicação
    • Dizer “não” sem dizer “não”;
    • Assertividade;
    • Fidelidade aos fatos: aumentando a credibilidade das informações;
    • Rapport: adequação ao ouvinte;
    • Saber escutar;
    • Perguntas poderosas;
    • Planejamento de uma comunicação.

• FEEDBACK: CONVERSANDO SOBRE OS COMPORTAMENTOS

  • Conceituação
    • O que é feedback;
    • Indicadores de problemas de desempenho e de comportamento;
    • Informar desempenho e comportamento desejado;
    • Feedback diário e feedback da avaliação de desempenho.
    • Assédio moral.
  • Feedback de reconhecimento
    • Tipos de feedback de reconhecimento;
    • Identificar e valorizar os pontos fortes;
    • Passos para o feedback de reconhecimento;
    • Encorajamento x Elogio.
  • Feedback corretivo ou de aprimoramento
    • Critérios para um feedback de aprimoramento.
    • Aplicações de feedback de aprimoramento, de acordo com a situação.
    • Planejando uma sessão de feedback de aprimoramento.
  • Plano de desenvolvimento do colaborador
    • No caso de feedback de reconhecimento.
    • No caso de feedback de aprimoramento.

METODOLOGIA

Dinâmica e participativa, possibilitando reflexão e insights sobre comportamentos e técnicas inerentes à comunicação e feedback gerencial. Realização de atividades individuais e em grupo, discussão de vídeos e vivências, utilizando técnicas de aprendizagem acelerada, psicodrama e programação neurolinguística.

Êxitos alcançados por este centro


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