Comunicação Corporativa e o Mercado Globalizado
Curso
Em Rio De Janeiro
Descrição
-
Tipologia
Curso
-
Local
Rio de janeiro
-
Horário de aulas
32h
O objetivo desse curso é dar uma visão global das técnicas e ferramentas atualizadas existentes nas áreas de comunicação institucional, relações públicas, endomarketing/comunicação interna e ética empresarial. Dirigido a: O curso é direcionado aos estudantes e formados em Comunicação Social e para os demais profissionais interessados na área de comunicação corporativa.
Instalações
Localização
Início
Início
Opiniões
Programa
O objetivo desse curso é dar uma visão global das técnicas e ferramentas atualizadas existentes nas áreas de comunicação institucional, relações públicas, endomarketing/comunicação interna e ética empresarial. Ferramentas fundamentais para os profissionais de comunicação que pretendem atuar no disputado e crescente mercado de comunicação corporativa:
Comunicação Institucional - Proporcionar subsídios teóricos e práticos no campo da comunicação institucional; identificar, nos diversos setores da atividade comunicacional, as sinalizações e exigências do mercado.
Relações públicas - no contexto da comunicação social, da sociedade e das instituições. O conceito de comunicação integrada. Papéis que o profissional de RP pode desempenhar nas organizações.
Administração de empresas de comunicação social - capacitar o discente de forma a possibilitar o entendimento das etapas e planejamento de administração possibilitando ampliar a compreensão dos aspectos estéticos, formais e sociais na organização contemporânea.
Endomarketing - apresentar e discutir os conceitos e premissas básicas da função de relações públicas na comunicação interna (endomarketing) e a sua importância na gestão interna da empresa.
Responsabilidade social - compreender e discutir as principais ferramentas do marketing social e cidadania empresarial.PÚBLICO-ALVO:
O curso é direcionado aos estudantes e formados em Comunicação Social e para os demais profissionais interessados na área de comunicação corporativa.CARGA HORÁRIA:
32h
TURMAS:
MÁXIMO: 30 MÍNIMO: 10CONTEÚDO:
Módulo 1
·COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL
â—¦Planejamento em Comunicação
â– Marca e imagem da instituição/empresa. Formação da imagem, definição de missão, valores corporativos e posicionamento. Comunicação institucional. Resistência e obstáculos internos. Marketing e barreiras externas. Cultura da empresa. Propósitos e estratégias. Planejamento. Eficácia.
â—¦Políticas de Comunicação nas lnstituições
â– Política e comunicação. Conceitos e atributos. ldeologia e cultura. Elementos constitutivos, valores e presença.
â—¦Estratégias de Comunicação Institucional
â– Estratégia. Públicos interno e externo. Fontes. Conteúdos. Momento. Local. O porquê. Como se relacionar com a mídia.
â—¦Novas Tecnologias e a Comunicação
â– Novas Tecnologias e seu uso nos processos de comunicação institucional. A Internet e a criação de conteúdo institucional na Web, como transformar websites corporativos em ferramentas eficazes de comunicação institucional e instrumento de consolidação da imagem da empresa/instituição. O uso de newsletters eletrônicos. A criação de serviços noticiosos corporativos como reforço à comunicação institucional
Módulo 2
·RELAÇÕES PÚBLICAS
â—¦Relações públicas no contexto da comunicação social
â– Conceito de relações públicas
â– Principais funções das relações públicas podem fazer pelas organizações
â– A importância das relações públicas na estrutura organizacional
â—¦Opinião pública
â– Pesquisa e auditoria de opinião
â– Pesquisa e auditoria de imagem
â—¦Noções de público
â– Internos (funcionários, acionistas).
â– Externos (imprensa, governos, fornecedores, representantes, consumidores).
â—¦Os instrumentos de relações públicas
â– Assessoria de imprensa
â– Comunicação interna
â– Promoção e eventos
â– Ferramentas de marketing
Módulo 3
·Administração de empresas de comunicação social
â– Introdução à administração
â– Conceitos básicos
â– A importância da administração
â– As teorias de administração e seu impacto nas relações empregado/empregador
â– Funções da administração, estratégias empresarias e estruturas organizacionais.
â– Funções básicas da administração (planejamento, organização, direção e controle).
â– Estratégias empresariais
â– Exemplos de estruturas organizacionais (organogramas).
â– Relações públicas como função da administração (o RP como administrador - gestão de custos e prazos, follow-up, gestão de fornecedores externos.).
â—¦Novos desafios da administração de Comunicação Institucional
â– Logística para uma economia global
â– CRM (customer relationship management)
Módulo 4
·Endomarketing
â– Endomarketing e comunicação interna
â– Conceito
â– Fundamentos e conexões entre o marketing, a comunicação empresarial e a gestão estratégica dos recursos humanos.
â– A importância do ambiente interno
â—¦Programas de implementação de comunicação interna
â– Pesquisas de clima interno (satisfação e percepção dos colaboradores)
â– A gestão de mudança (change management) a comunicação interna
â– A fidelização dos clientes internos
â– A comunicação como estimulo e motivação
â– Gerenciamento de crises
â– Selling in
â– Branding interno
â—¦Os intrumentos e usos da comunicação interna
â– Modelos de comunicação empresarial
â– Utilização de meios eletrônicos
â– A consultoria externa de relações públicas
Módulo 5
â—¦Ética e responsabilidade social
â– Ética
â– Ética empresarial
â– Ética empresarial no brasil
â– Responsabilidade social e cidadania empresarial
â– Gestão da responsabilidade social interna e externa
Comunicação Corporativa e o Mercado Globalizado