Comunicação Corporativa e o Mercado Globalizado

FACHA - Faculdades Integradas Hélio Alonso
Em Rio De Janeiro

R$460
Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais

Informação importante

  • Curso
  • Rio de janeiro
  • 32 horas letivas
Descrição

O objetivo desse curso é dar uma visão global das técnicas e ferramentas atualizadas existentes nas áreas de comunicação institucional, relações públicas, endomarketing/comunicação interna e ética empresarial.
Dirigido a: O curso é direcionado aos estudantes e formados em Comunicação Social e para os demais profissionais interessados na área de comunicação corporativa.

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Rio De Janeiro
Rua Muniz Barreto, 51 - Botafogo, Rio de Janeiro - Cep: 22251-090, 22251-090, Rio de Janeiro, Brasil
Ver mapa

Programa

OBJETIVO:
O objetivo desse curso é dar uma visão global das técnicas e ferramentas atualizadas existentes nas áreas de comunicação institucional, relações públicas, endomarketing/comunicação interna e ética empresarial. Ferramentas fundamentais para os profissionais de comunicação que pretendem atuar no disputado e crescente mercado de comunicação corporativa:

Comunicação Institucional - Proporcionar subsídios teóricos e práticos no campo da comunicação institucional; identificar, nos diversos setores da atividade comunicacional, as sinalizações e exigências do mercado.

Relações públicas - no contexto da comunicação social, da sociedade e das instituições. O conceito de comunicação integrada. Papéis que o profissional de RP pode desempenhar nas organizações.

Administração de empresas de comunicação social - capacitar o discente de forma a possibilitar o entendimento das etapas e planejamento de administração possibilitando ampliar a compreensão dos aspectos estéticos, formais e sociais na organização contemporânea.
Endomarketing - apresentar e discutir os conceitos e premissas básicas da função de relações públicas na comunicação interna (endomarketing) e a sua importância na gestão interna da empresa.

Responsabilidade social - compreender e discutir as principais ferramentas do marketing social e cidadania empresarial.PÚBLICO-ALVO:
O curso é direcionado aos estudantes e formados em Comunicação Social e para os demais profissionais interessados na área de comunicação corporativa.CARGA HORÁRIA:
32h


TURMAS:
MÁXIMO: 30 MÍNIMO: 10CONTEÚDO:
Módulo 1

·COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL
â—¦Planejamento em Comunicação
â– Marca e imagem da instituição/empresa. Formação da imagem, definição de missão, valores corporativos e posicionamento. Comunicação institucional. Resistência e obstáculos internos. Marketing e barreiras externas. Cultura da empresa. Propósitos e estratégias. Planejamento. Eficácia.
â—¦Políticas de Comunicação nas lnstituições
â– Política e comunicação. Conceitos e atributos. ldeologia e cultura. Elementos constitutivos, valores e presença.
â—¦Estratégias de Comunicação Institucional
â– Estratégia. Públicos interno e externo. Fontes. Conteúdos. Momento. Local. O porquê. Como se relacionar com a mídia.
â—¦Novas Tecnologias e a Comunicação
â– Novas Tecnologias e seu uso nos processos de comunicação institucional. A Internet e a criação de conteúdo institucional na Web, como transformar websites corporativos em ferramentas eficazes de comunicação institucional e instrumento de consolidação da imagem da empresa/instituição. O uso de newsletters eletrônicos. A criação de serviços noticiosos corporativos como reforço à comunicação institucional
Módulo 2

·RELAÇÕES PÚBLICAS
â—¦Relações públicas no contexto da comunicação social
â– Conceito de relações públicas
â– Principais funções das relações públicas podem fazer pelas organizações
â– A importância das relações públicas na estrutura organizacional
â—¦Opinião pública
â– Pesquisa e auditoria de opinião
â– Pesquisa e auditoria de imagem


â—¦Noções de público
â– Internos (funcionários, acionistas).
â– Externos (imprensa, governos, fornecedores, representantes, consumidores).
â—¦Os instrumentos de relações públicas
â– Assessoria de imprensa
â– Comunicação interna
â– Promoção e eventos
â– Ferramentas de marketing


Módulo 3

·Administração de empresas de comunicação social
â– Introdução à administração
â– Conceitos básicos
â– A importância da administração
â– As teorias de administração e seu impacto nas relações empregado/empregador
â– Funções da administração, estratégias empresarias e estruturas organizacionais.
â– Funções básicas da administração (planejamento, organização, direção e controle).
â– Estratégias empresariais
â– Exemplos de estruturas organizacionais (organogramas).
â– Relações públicas como função da administração (o RP como administrador - gestão de custos e prazos, follow-up, gestão de fornecedores externos.).
â—¦Novos desafios da administração de Comunicação Institucional
â– Logística para uma economia global
â– CRM (customer relationship management)


Módulo 4

·Endomarketing
â– Endomarketing e comunicação interna
â– Conceito
â– Fundamentos e conexões entre o marketing, a comunicação empresarial e a gestão estratégica dos recursos humanos.
â– A importância do ambiente interno
â—¦Programas de implementação de comunicação interna
â– Pesquisas de clima interno (satisfação e percepção dos colaboradores)
â– A gestão de mudança (change management) a comunicação interna
â– A fidelização dos clientes internos
â– A comunicação como estimulo e motivação
â– Gerenciamento de crises
â– Selling in
â– Branding interno


â—¦Os intrumentos e usos da comunicação interna
â– Modelos de comunicação empresarial
â– Utilização de meios eletrônicos
â– A consultoria externa de relações públicas
Módulo 5

â—¦Ética e responsabilidade social
â– Ética
â– Ética empresarial
â– Ética empresarial no brasil
â– Responsabilidade social e cidadania empresarial
â– Gestão da responsabilidade social interna e externa

Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais