Como Prevenir Fraudes e Desfalques

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  • Capacitação
  • São paulo
  • 16 horas letivas
Descrição

Fornecer informações relevantes sobre o tema. Identificar sinais de alerta e indícios que podem indicar a possibilidade de existência de fraudadores e / ou ocorrência de fraudes e desfalques. "Indicar as áreas mais sensíveis e as formas mais freqüentes de fraudes. "Orientar procedimentos práticos preventivos que dificultam e tornam os desvios imediatamente identificáveis.
Dirigido a: Empresários, Gestores e Profissionais das áreas de Controladoria e Contabilidade; Auditoria; Compliance; Segurança Patrimonial; Risco e Prevenção; Demais interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre este delicado e importante temas nas organizações.

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São Paulo
Rua Conselheiro Moreira de Barros, 408, 02461010, São Paulo, Brasil
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Professores

José Antonio Pereira Gonçalves
José Antonio Pereira Gonçalves
Consultor

Programa

  • Introdução ao problema e dimensões da fraude no mundo e no Brasil.
  • Comentários e conclusões sobre pesquisas sobre a fraude no Brasil.
  • A evolução das informações sobre a fraude nos anos recentes no Brasil.
  • Os principais meios utilizados pelas organizações no combate às fraudes.
  • A evolução do perfil típico e posição hierárquica do fraudador.
  • As áreas mais sensíveis e as formas mais comuns de fraudes.
  • Os principais sinais de alerta da existência de fraudes (red flags).
  • Circunstâncias facilitadoras e formas de prevenção de fraudes. O que as organizações vêm fazendo frente às fraudes.
  • Informações sobre os Ciberataques e Cibercrimes.
  • Erros e Fraudes – Conceitos, Modalidades e Tipos.
  • Condições e Indícios que podem indicar a existência de fraudes e erros:
  • Relativas à gestão.
  • Pressões atípicas dentro da empresa
  • Transações não usuais
  • Dificuldades de obtenção de evidências de auditoria
  • Áreas que oferecem maiores possibilidades de desvios e como as organizações podem reduzir as oportunidades de fraudes.
  • Pontos e princípios importantes sobre controle interno.
  • A Tecnologia de Informação – TI e o Controle Interno – CI.
  • Características de um Sistema de Controle Interno Eficiente:
  • De quem é a responsabilidade pelo CI?
  • Pontos importantes sobre as recomendações para melhoria do CI
  • O CI versus fraudes.
  • Reflexões sobre os papéis da área responsável por verificar o CI
  • Diretrizes para as empresas em relação a fraudes:
  • Ações sugeridas diante das fraudes
  • Como evitar situações prejudiciais?

Exercícios e casos práticos para aplicação imediata dos conhecimentos.