Como Fazer a Diferença em Apresentações Profissionais

IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial
Em Rio De Janeiro e Brasilia

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Descrição

A excelência na comunicação constitui um dos maiores desafios para o profissional que deseja obter sucesso no cenário de competitividade que hoje se apresenta. Está provado que, no processo de comunicação, não é suficiente apenas deter o conhecimento; mais que isto, é preciso dominar as técnicas de transmissão d..
Dirigido a: Profissionais de todas as áreas da Organização cujas atividades requeiram a apresentação de palestras, treinamentos, projetos de trabalho, participação em reuniões.

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Brasilia
Centro Empresarial Brasília Srtvs - Qd. 701 - Conjunto D - Bloco B - Sala 802 Asa Sul, 70340-907, Distrito Federal, Brasil
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Rio De Janeiro
Av. Nilo Peçanha, 50 | Grupo 1901 | Centro, 20020-906, Rio de Janeiro, Brasil
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Programa

Apresentador

Vera Lúcia Bártolo

Carga horária

24 horas

Área de Interesse

Comunicação Empresarial

Apresentação

A excelência na comunicação constitui um dos maiores desafios para o profissional que deseja obter sucesso no cenário de competitividade que hoje se apresenta. Está provado que, no processo de comunicação, não é suficiente apenas deter o conhecimento; mais que isto, é preciso dominar as técnicas de transmissão das informações.

Ser um bom apresentador torna a pessoa visível. A visibilidade que a capacidade de falar proporciona torna-se parte do crescimento profissional. Todo mundo está sempre prestando atenção em tudo e é notório que os bons comunicadores estão sempre em foco. Saber conduzir uma boa exposição em público é um fator dominante no conjunto de competências e, conseqüentemente, de melhores oportunidades profissionais.

A Quem se Destina

Profissionais de todas as áreas da Organização cujas atividades requeiram a apresentação de palestras, treinamentos, projetos de trabalho, participação em reuniões.

Objetivo Geral

Sensibilizar e preparar profissionais para a realização de apresentações de uma forma geral: treinamentos, palestras, projetos, através do desenvolvimento de habilidades, necessárias ao sucesso na comunicação para os mais variados públicos, utilizando recursos didáticos que aliados a técnicas e atitudes, valorizam a comunicação.

Conteúdo Programático

  • O PODER DA FALA: ROMPENDO A BARREIRA DE FALAR EM PÚBLICO

    • Falar bem em público: arte ou técnica?
    • Lidando com o medo e expressando adequadamente as emoções.
    • Importância da interação com o grupo.
    • Os principais erros da oratória: atributos de um bom orador.
  • PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DA APRESENTAÇÃO

    • Estrutura da apresentação: introdução, desenvolvimento e fechamento.
    • Organizando a apresentação: a preparação e o ensaio antes de cada apresentação.
    • Como ser seu próprio treinador: autodesenvolvimento.
  • TÉCNICAS DA COMUNICAÇÃO FAVORECENDO A COMPETITIVIDADE

    • Cuidados e aspectos essenciais à comunicação oral: voz, fala, ritmo, contato visual, vocabulário, vícios de linguagem, criatividade, pausa.
    • Gestos e posturas: interferências na comunicação.
    • Falar com o corpo: integrando gestos e movimentos "em cena".
    • Benefícios Pessoais da inteligência emocional na comunicação.
    • Ruídos e bloqueios que comprometem a qualidade da comunicação.
    • Aparência pessoal: roupa, acessórios etc.
  • ACESSÓRIOS VISUAIS: QUANDO UMA IMAGEM VALE MIL PALAVRAS

    • Importância e vantagens da utilização de recursos visuais.
    • Qualidade dos visuais e técnicas para a utilização correta dos recursos de apoio.
    • Cuidados com o ambiente da comunicação: testando os equipamentos.
  • MICROAPRESENTAÇÃO E FEEDBACK

    Nesta etapa, os participantes realizarão uma micro-apresentação de forma a lhes proporcionar o desenvolvimento de habilidades técnicas. Ao final de cada apresentação, ocorrerá feedback por parte dos seus pares e pelo facilitador do processo.


Metodologia

Os conteúdos serão desenvolvidos através de participações individuais e em grupos com micro-apresentações para superação da timidez e desenvolvimento das habilidades comunicativas. Fará parte do processo de aprendizado a autoavaliação e feedback fornecido pelo grupo e pela Instrutora do curso, contando com reflexões e debates a partir das avaliações.

Vera Lúcia Bártolo

Vera Lúcia Bártolo

atuou durante 25 anos na área de Recursos Humanos da Petrobras, como Consultora Interna e Multiplicadora/Instrutora em programas de T&D, em projetos que envolviam desde o planejamento até a avaliação de resultados, desenvolvidos em diversos segmentos da empresa. Graduada em Pedagogia com Licenciatura em Magistério e Administração Escolar e Mestre em Educação, é, atualmente, professora em cursos de Graduação da Universidade Cândido Mendes - UCAM e do Centro Universitário da Cidade - UNIVERCIDADE e de Pós-Graduação da Universidade Estácio de Sá, na Associação Educacional Dom Bosco (Resende) e da UNIGRANRIO. Consultora de empresas na área de Educação Executiva, é colaboradora do IDEMP

- Instituto de Desenvolvimento Empresarial.


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