COMO COBRAR DE CLIENTES INADIMPLENTES

Curso

In company

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Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Metodologia

    In company

Apresentar procedimentos de cobrança, bem como a seqüência lógica no tocante à organização da cobrança por correspondência, por telefone e através de visitas pessoais. O curso apresenta também os serviços bancários de cobrança, bem como os aspectos legais de cobrança, iliquidez e insolvên.. Dirigido a: gerentes, encarregados e analistas de crédito e/ou cobrança, bem como a profissionais das áreas financeira, de controladoria e de auditoria, e demais interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre esta delicada e importante função na empresa.

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Programa

Carga Horaria Carga Horária: 8 Horas

Horário: 8h30 às 12h30 e 13h30 às 18h

Objetivo

Apresentar procedimentos de cobrança, bem como a seqüência lógica no tocante à organização da cobrança por correspondência, por telefone e através de visitas pessoais. O curso apresenta também os serviços bancários de cobrança, bem como os aspectos legais de cobrança, iliquidez e insolvência do devedor, para tornar a cobrança mais eficaz e eficiente.

Público Alvo

Este curso é dirigido a gerentes, encarregados e analistas de crédito e/ou cobrança, bem como a profissionais das áreas financeira, de controladoria e de auditoria, e demais interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre esta delicada e importante função na empresa.

Programa

Introdução: No atual ambiente de negócios, o fluxo de dinheiro é o sangue vital de qualquer empresa. Infelizmente, os guardas da linha de frente que controlam em grande escala esse sangue vital têm pouco ou nenhum treinamento nas estratégias e procedimentos que mantém o fluxo em movimento. Essas são as pessoas que manejam a cobrança de clientes devedores, bem assim a manutenção de arquivos de contas a receber. Freqüentemente é deixado aos seus próprios recursos desenvolver um programa adequado que gere o fluxo de dinheiro necessário.
A ênfase principal deste curso está nas estratégias e técnicas práticas para as atividades de cobrança. As estratégias e procedimentos apresentados funcionam igualmente para grandes, médias e pequenas empresas ou, ainda, para instituições financeiras.
O trabalho do cobrador, uma posição profissional de alto nível, é crítico para a operação diária dos negócios de toda a comunidade comercial que funciona à base de crédito. Por sua vez, se subtraíssemos a concessão de crédito da lista de procedimentos comerciais, a economia global simplesmente não evoluiria.
Aspectos gerais da cobrança
Relacionamento entre crédito e cobrança
Cobrança bancária
Classificação dos atrasados - tabela de aging (aging list)
Código de defesa do consumidor
Estruturação da cobrança
Programa de correspondências
1. Quantas cartas de cobrança enviar
2. Como organizar uma boa carta de cobrança

Cobrança por telefone
Programa de visitas pessoais
Serviços externos de cobrança
1. Quando vale a pena contratar uma empresa de cobrança
2. Quais são os critérios para selecionar uma empresa de cobrança

Recebimento de cheques de terceiros - como proceder Dação em pagamento - recebimento de bens como pagamento
Cessão de crédito - recebimento de duplicatas de terceiros
Cobrança judicial

Impenhorabilidade de bens na cobrança de dívidas 1. O conceito de "bem de família"
2. Quais bens são impenhoráveis

Concordata 1. Como funciona
2. Tipos de concordata

Falência
1. Como funciona
2. Qual a ordem de privilégio dos créditos

Métodos e técnicas
O curso será desenvolvido basicamente através da exposição de conceitos e exemplos em aula, com discussão, resolução de casos e debates. Serão estudados, analisados e comentados casos essencialmente práticos com atendimento individualizado às necessidades e dúvidas dos treinandos.

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