Ciências Sociais

PUC - Pontifícia Universidade Católica Minas
Em Coração Eucaristíco

Preço a consultar
Ou prefere ligar para o centro agora?
(55) ... Ver mais

Informação importante

  • Doutorado
  • Coração eucaristíco
Descrição

O Programa de Pós- graduação em Ciências Sociais da PUC Minas destina-se a graduados em Ciências Sociais e Humanas e a profissionais graduados em outras áreas que tenham interesse e/ou experiência em estudos e gestão urbana, com ênfase nas temáticas da cultura, identidades e modos de vida, trabalho e cidade, políticas públicas, poder local e participação, e metrópoles e desigualdades.

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Coração Eucaristíco
Av: Dom José Gaspar, 500 Coração Eucaristíco - Belo Horizonte - Mg - Cep 30535-901, 30535-901, Paraíba, Brasil
Ver mapa

Programa

O Programa conta com quatro Linhas de Pesquisa, definidas em função dos principais eixos temáticos norteadores das investigações acadêmicas conduzidas tanto pelo seu corpo docente como por seu corpo discente. São elas:

1. Cultura, identidades e modos de vida
2. Trabalho e cidade
3. Políticas públicas, participação e poder local
4. Metrópoles e desigualdades

Tanto no curso de mestrado quanto no curso de doutorado, as disciplinas são ofertadas no período da tarde.


Estrutura Curricular

Observações:

1. Os créditos cursados no Mestrado poderão ser aproveitados, até o máximo de vinte e quatro (24), para que sejam integralizados os quarenta e oito (48) créditos exigidos para o Doutorado.
2. Aqueles aprovados para o Doutorado que tiverem feito o seu mestrado em outra área terão também, obrigatoriamente, que cursar as três disciplinas teóricas ofertadas no Mestrado.
3. As Disciplinas Optativas e os Tópicos Especiais estarão abertos tanto para os mestrandos quanto para os doutorandos.
4. Poderão ser ofertadas disciplinas Tópicos Especiais de 15, 30 ou 45 horas (1, 2 ou 3 créditos, respectivamente). Objetiva-se, com tal flexibilidade, não apenas ampliar o escopo das disciplinas ofertadas, abarcando assim um leque mais variado de questões, mas também fazer com que o Programa possa receber professores visitantes com mais freqüência.

Disciplinas Obrigatórias

Espaço e Sociedade (60 h)
O espaço urbano nas sociedades contemporâneas: a perspectiva das ciências sociais. Segregação socioespacial. Espaço público e sociabilidades. Espaço, trabalho e identidades. Culturas urbanas e territorialidades. A dinâmica espacial da representação política. Federalismo, descentralização e relações intergovernamentais. Poder local e gestão municipal.

Metodologia das Ciências Sociais (60 h)
Teorias e métodos nas pesquisas qualitativas e quantitativas nas Ciências Sociais. Métodos e técnicas qualitativas de pesquisa: observação social, estudo de caso, pesquisa documental, entrevistas. Métodos e técnicas quantitativas de pesquisa: construção de índices, teste de hipóteses, análise multivariável, uso de dados secundários.

Seminário de Tese (30 h)
Análise da metodologia empregada na pesquisa dos doutorandos. Discussão acerca da pesquisa de campo e avaliação de seus primeiros resultados. Apreciação do marco teórico utilizado e da estrutura proposta para a tese.