Ciências Humanas
Graduação
Em Varzea Grande
R$ 448
Descrição
-
Tipologia
Graduação
-
Local
Varzea grande
-
Duração
3 Anos
Instalações
Localização
Início
Varzea Grande
(Mato Grosso)
Ver mapa
Av. Dom Orlando Chaves, N.º 2.655 - Bairro Cristo Rei Várzea Grande - Mato Grosso - Brasil - Cep 78118-900, 78118-900
Início
Consultar
Opiniões
Você fez este curso?
Programa
Missão
Formar profissionais-cidadãos nas diferentes áreas do conhecimento humano,
aptos ao exercício pleno da cidadania, à inserção nos setores produtivos e
à participação no desenvolvimento da sociedade regional e brasileira.
Perfil do Formando
O professor em Ciências Humanas licenciado pelo Univag - Centro Universitário
deverá possuir sólida formação teórica e prática que o habilite a
participar do processo de formação escolar, com o objetivo de contribuir
para a construção da cidadania. Neste sentido, além de dominar o
conhecimento de sua área de formação, deverá possuir consciência do
significado social de sua profissão, por isso, o curso espera formar um
profissional que apresente o seguinte perfil:
-Sólida formação teórica que lhe permita compreender a educação como uma
prática social que envolva os aspectos políticos, econômicos e culturais
do processo educacional;
-Compreensão crítica da realidade educacional, do papel social das
instituições educativas e do papel social do professor na escola de ensino
básico, conseqüentemente na sociedade;
-Domínio dos fundamentos teóricos e metodológicos das Ciências Humanas,
compreendidos como suportes para a elaboração e vivência dos projetos
pedagógicos da escola e, oportunamente, na comunidade, numa perspectiva
interdisciplinar e totalizadora;
-Autonomia intelectual para além de saber e saber fazer, compreender as ações
que a desencadeia;
-Competência para planejar, elaborar, executar e avaliar projetos
educacionais e de formação continuada no âmbito educacional;
-Competência para utilizar a pesquisa como princípio educativo, pelo domínio
dos processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento de sua
prática pedagógica;
-Capacidade de comunicação oral e escrita;
-Compreensão dos princípios ético-democráticos e de responsabilidade social
que devem nortear o exercício profissional do educador;
-Competência para elaborar planos, e capacidade para contribuir na formulação
de políticas educacionais adequadas à realidade local e regional;
-Compreensão da sua formação profissional como processo reflexivo, contínuo e
autônomo permanente;
-Conhecimento dos referenciais teóricos que permitam a análise do espaço
construído pela sociedade humana e colocar em prática ações metodológicas
necessárias para a formação cidadã.
Diferencial
O curso de Licenciatura em Ciências Humanas apresenta, desde a sua concepção,
um olhar diferenciado, pois se fundamenta numa construção curricular que
contempla um constante diálogo entre as ciências (Filosofia, Geografia,
História e Sociologia).
Dentro de uma perspectiva interdisciplinar privilegia a interação do
ser humano com o seu tempo presente, promovendo o rompimento com o
paradigma tradicional da fragmentação do conhecimento, cujos resquícios
ainda são evidentes na formação e na prática docente.
A formação integrada e interdisciplinar resultará um profissional
com olhar diferenciado frente aos desafios educacionais contemporâneos,
olhar esse tão suscitado nas atuais discussões e propostas didáticos
pedagógicas.
O licenciado em Ciências Humanas, enquanto profissional da educação,
se apresenta com qualificações necessárias para desenvolver atividades
docentes, tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio.
Turno de Oferta
Regular: Aulas semanais no período noturno.
Modular: Aulas no sábado, período integral e no domingo, período matutino.
Estrutura Curricular
I NÚCLEO DE ESTUDOS EIXO TEMÁTICO: Pressupostos Teóricos das Ciências Humanas
DISCIPLINA
Carga Horária
1. Produção de Leitura e de Texto
60h
2. Epistemologia das Ciências Humanas
60h
3. Psicologia da Aprendizagem
60h
4. Antropologia
60h
5. Investigação Científica
60h
6. Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
60h
7. Educação, Sociedade e Estruturas Sociais
60h
8. Sociologia
60h
9. Prática de pesquisa em Ciências Humanas
66h
10. Didática
60h
11. Tópicos emergentes em educação
60h
12. Concepções das Ciências Humanas na Atualidade
60h
13. Temporalidade, Sociedade e Espaço
60h
14. Fundamentos Teóricos em Educação
60h
15. Prática em Gestão Escolar
66h
16. Filosofia
60h
Carga Horária do 1º Núcleo
972 horas
II NÚCLEO DE ESTUDOS EIXO TEMÁTICO: Instrumentalização para a docência em
Ciências Humanas
DISCIPLINA
Carga Horária
1. O currículo da Educação Básica nas Ciências Humanas
60h
2. A ética nas organizações educativas
60h
3. Movimentos Sociais e cidadania no Brasil
60h
4. Modernidade e Ambiente
60h
5. Prática docente nas organizações
66h
6. Estágio Supervisionado
100h
7. Cultura Brasileira
60h
8. Diversidade Cultural em Mato Grosso
60h
9. Espaços e Redes
66h
10. Metodologia para o ensino em Ciências Humanas
60h
11. Práticas para o ensino médio
66h
12. Estágio Supervisionado
100h
Carga Horária do 2º Núcleo
812 horas
III NÚCLEO DE ESTUDOS EIXO TEMÁTICO: Prática vivencial em Ciências Humanas
1. Tópicos especiais em Ciências Humanas
60h
2. Sociedade, Mídias e desenvolvimento tecnológico
60h
3. Instrumentalização para a docência
60h
4. Métodos e pesquisa em Ciências Humanas
60h
5. Prática em Projeto de Intervenção
66h
6. Estágio Supervisionado
100h
7. Dinâmica Social em Mato Grosso
60h
8. Estudos geo-históricos regionais
60h
9. Cartografia, Documentos e Memória
60h
10. Produção Científica
60h
11. Prática em análise de projetos
70h
12. Estágio Supervisionado
100h
Carga Horária do 3º Núcleo
816 horas
Ciências Humanas
R$ 448