Graduação

Em Varzea Grande

R$ 448

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Varzea grande

  • Duração

    3 Anos

Instalações

Localização

Início

Varzea Grande (Mato Grosso)
Ver mapa
Av. Dom Orlando Chaves, N.º 2.655 - Bairro Cristo Rei Várzea Grande - Mato Grosso - Brasil - Cep 78118-900, 78118-900

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Missão Formar profissionais-cidadãos nas diferentes áreas do conhecimento humano, aptos ao exercício pleno da cidadania, à inserção nos setores produtivos e à participação no desenvolvimento da sociedade regional e brasileira. Perfil do Formando O professor em Ciências Humanas licenciado pelo Univag - Centro Universitário deverá possuir sólida formação teórica e prática que o habilite a participar do processo de formação escolar, com o objetivo de contribuir para a construção da cidadania. Neste sentido, além de dominar o conhecimento de sua área de formação, deverá possuir consciência do significado social de sua profissão, por isso, o curso espera formar um profissional que apresente o seguinte perfil: -Sólida formação teórica que lhe permita compreender a educação como uma prática social que envolva os aspectos políticos, econômicos e culturais do processo educacional; -Compreensão crítica da realidade educacional, do papel social das instituições educativas e do papel social do professor na escola de ensino básico, conseqüentemente na sociedade; -Domínio dos fundamentos teóricos e metodológicos das Ciências Humanas, compreendidos como suportes para a elaboração e vivência dos projetos pedagógicos da escola e, oportunamente, na comunidade, numa perspectiva interdisciplinar e totalizadora; -Autonomia intelectual para além de saber e saber fazer, compreender as ações que a desencadeia; -Competência para planejar, elaborar, executar e avaliar projetos educacionais e de formação continuada no âmbito educacional; -Competência para utilizar a pesquisa como princípio educativo, pelo domínio dos processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento de sua prática pedagógica; -Capacidade de comunicação oral e escrita; -Compreensão dos princípios ético-democráticos e de responsabilidade social que devem nortear o exercício profissional do educador; -Competência para elaborar planos, e capacidade para contribuir na formulação de políticas educacionais adequadas à realidade local e regional; -Compreensão da sua formação profissional como processo reflexivo, contínuo e autônomo permanente; -Conhecimento dos referenciais teóricos que permitam a análise do espaço construído pela sociedade humana e colocar em prática ações metodológicas necessárias para a formação cidadã. Diferencial O curso de Licenciatura em Ciências Humanas apresenta, desde a sua concepção, um olhar diferenciado, pois se fundamenta numa construção curricular que contempla um constante diálogo entre as ciências (Filosofia, Geografia, História e Sociologia). Dentro de uma perspectiva interdisciplinar privilegia a interação do ser humano com o seu tempo presente, promovendo o rompimento com o paradigma tradicional da fragmentação do conhecimento, cujos resquícios ainda são evidentes na formação e na prática docente. A formação integrada e interdisciplinar resultará um profissional com olhar diferenciado frente aos desafios educacionais contemporâneos, olhar esse tão suscitado nas atuais discussões e propostas didáticos pedagógicas. O licenciado em Ciências Humanas, enquanto profissional da educação, se apresenta com qualificações necessárias para desenvolver atividades docentes, tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio. Turno de Oferta Regular: Aulas semanais no período noturno. Modular: Aulas no sábado, período integral e no domingo, período matutino. Estrutura Curricular I NÚCLEO DE ESTUDOS EIXO TEMÁTICO: Pressupostos Teóricos das Ciências Humanas DISCIPLINA Carga Horária 1. Produção de Leitura e de Texto 60h 2. Epistemologia das Ciências Humanas 60h 3. Psicologia da Aprendizagem 60h 4. Antropologia 60h 5. Investigação Científica 60h 6. Estrutura e Funcionamento da Educação Básica 60h 7. Educação, Sociedade e Estruturas Sociais 60h 8. Sociologia 60h 9. Prática de pesquisa em Ciências Humanas 66h 10. Didática 60h 11. Tópicos emergentes em educação 60h 12. Concepções das Ciências Humanas na Atualidade 60h 13. Temporalidade, Sociedade e Espaço 60h 14. Fundamentos Teóricos em Educação 60h 15. Prática em Gestão Escolar 66h 16. Filosofia 60h Carga Horária do 1º Núcleo 972 horas II NÚCLEO DE ESTUDOS EIXO TEMÁTICO: Instrumentalização para a docência em Ciências Humanas DISCIPLINA Carga Horária 1. O currículo da Educação Básica nas Ciências Humanas 60h 2. A ética nas organizações educativas 60h 3. Movimentos Sociais e cidadania no Brasil 60h 4. Modernidade e Ambiente 60h 5. Prática docente nas organizações 66h 6. Estágio Supervisionado 100h 7. Cultura Brasileira 60h 8. Diversidade Cultural em Mato Grosso 60h 9. Espaços e Redes 66h 10. Metodologia para o ensino em Ciências Humanas 60h 11. Práticas para o ensino médio 66h 12. Estágio Supervisionado 100h Carga Horária do 2º Núcleo 812 horas III NÚCLEO DE ESTUDOS EIXO TEMÁTICO: Prática vivencial em Ciências Humanas 1. Tópicos especiais em Ciências Humanas 60h 2. Sociedade, Mídias e desenvolvimento tecnológico 60h 3. Instrumentalização para a docência 60h 4. Métodos e pesquisa em Ciências Humanas 60h 5. Prática em Projeto de Intervenção 66h 6. Estágio Supervisionado 100h 7. Dinâmica Social em Mato Grosso 60h 8. Estudos geo-históricos regionais 60h 9. Cartografia, Documentos e Memória 60h 10. Produção Científica 60h 11. Prática em análise de projetos 70h 12. Estágio Supervisionado 100h Carga Horária do 3º Núcleo 816 horas

Ciências Humanas

R$ 448