Ciências da Religião

PUC - Pontifícia Universidade Católica Minas
Em Coração Eucaristíco

€5.396 - (R$19.749)
Ou prefere ligar para o centro agora?
(55) ... Ver mais

Informação importante

  • Mestrado
  • Coração eucaristíco
  • 360 horas letivas
Descrição

Desenvolver pesquisa em Ciências da Religião. Analisar o fenômeno religioso no âmbito do pluralismo moderno ocidental e os desafios do diálogo inter-religioso e ecumênico, em suas formas, condições e possibilidades. Elaborar uma compreensão da dimensão religiosa do ser humano em diálogo com os desafios antropológicos, éticos e sociais decorrentes do caráter secular e plural da modernidade oc.
Dirigido a: Profissionais de nível superior, dos diversos campos do saber, com interesse na investigação científica do fenômeno religioso e na dimensão religiosa do ser humano.

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Coração Eucaristíco
Av: Dom José Gaspar, 500 Coração Eucaristíco - Belo Horizonte - Mg - Cep 30535-901, 30535-901, Paraíba, Brasil
Ver mapa

Programa

O programa de pós-graduação em Ciências da Religião oferece um espaço de investigação sobre o fenômeno religioso na articulação entre religião e cultura. O curso convida os interessados a fazer parte desta história, para desenvolver pesquisa e produzir conhecimento científico sobre o fenômeno religioso, descrever os aspectos constitutivos da religião na história, nos ordenamentos sociais, políticos e culturais, interpretar o fenômeno religioso à luz das teorias em curso, compreender o pluralismo religioso com capacidade de diálogo e de juízo críticos, analisar as questões concernentes ao caráter secular e plural da contemporaneidade e debater as funções éticas e sociais da religião diante da crise planetária.

Área de conhecimento no CNPq: Ciências Humanas

Público-alvo:

Profissionais de nível superior, dos diversos campos do saber, com interesse na investigação científica do fenômeno religioso e na dimensão religiosa do ser humano.

Objetivo(s):

- Desenvolver pesquisa em Ciências da Religião;
- Analisar o fenômeno religioso no âmbito do pluralismo moderno ocidental e os desafios do diálogo inter-religioso e ecumênico, em suas formas, condições e possibilidades;
- Elaborar uma compreensão da dimensão religiosa do ser humano em diálogo com os desafios antropológicos, éticos e sociais decorrentes do caráter secular e plural da modernidade ocidental.

Objetivos

O Mestrado em Ciências da Religião da PUC Minas tem por objetivo promover pesquisa e conhecimento em Ciências da Religião, a partir da articulação entre religião e cultura. Com suas características metodológicas próprias, promove pesquisa acerca do fenômeno religioso, enfatizando a dimensão religiosa da pessoa humana e as funções éticas e sociais da religião diante da crise planetária na contemporaneidade.

Para atingir este fim, o programa propõe-se analisar o fenômeno religioso considerando os aspectos históricos, sociológicos, teológicos e os desafios do pluralismo e do diálogo inter-religioso. A realidade atual exige uma análise aprofundada sobre a religião e sua função social avaliando os horizontes e as fronteiras da pluralidade religiosa e os desafios planetários. Para atender esta demanda, o Mestrado em Ciências da Religião da PUC Minas investiga a teologia do diálogo inter-religioso, o campo religioso brasileiro, o protestantismo e seu desenvolvimento atual, a fenomenologia da religião, os elementos para uma sociologia da religião e o papel educativo que a religião exerce.

O Mestrado em Ciências da Religião da PUC Minas ainda tem por objetivo investigar o caráter secular e plural da contemporaneidade e suas conseqüências para a compreensão do fenômeno religioso. Para tanto, propicia investigação sobre as questões relacionadas à religião na contemporaneidade à luz do debate entre ética, linguagem, ontologia, psicologia, teologia da história, niilismo e sua articulação com a religião.

O egresso do Mestrado em Ciências da Religião da PUC Minas deve ser capaz de desenvolver pesquisa e produzir conhecimento científico sobre o fenômeno religioso; descrever os aspectos constitutivos deste e sua presença na história, nos ordenamentos sociais, políticos, econômicos e culturais; interpretar o fato religioso à luz das teorias em curso; compreender a diversidade religiosa com capacidade de diálogo e de juízo críticos e entender as questões concernentes ao caráter secular e plural da contemporaneidade.




Programa:

- Antropologia da Religião
- Ateísmo e Crítica da Religião
- Estudo Comparado das Religiões
- Fenomenologia da Religião
- Filosofia da Linguagem e Religião
- Filosofia da Religião
- Imaginário Religioso Brasileiro
- Pesquisa em Ciências da Religião
- Psicologia da Religião
- Sociologia da Religião
- Teologia das Religiões
- Teologia Filosófica
- Metodologia do Ensino Superior (optativa)



Área de concentração - Religião e cultura

Estudo dos diversos aspectos do caráter secular e plural da contemporaneidade e suas relações com o fenômeno religioso, enfatizando a dimensão religiosa da pessoa humana e as funções éticas e sociais da religião. Esta área acolhe as duas linhas de pesquisa do programa: a que investiga as tradições religiosas no contexto da atualidade brasileira e a que estuda a relação e o confronto entre razão e religião na contemporaneidade. Ambas procuram desenvolver suas pesquisas a partir dos desafios planetários.