Ciências da Natureza: Aspectos transversais e Interdisciplinares - Física
Pós-Graduação
Em Canoas
Descrição
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Tipologia
Pós-Graduação
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Local
Canoas
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Duração
18 Mêses
Dirigido a: Público-Alvo Egressos dos cursos de graduação em Física e professores que atuam no Ensino Médio em escolas da rede pública e privada que lecionam a disciplina de Física, mesmo não tendo a sua formação nesta área (chamados "docentes leigos"), bem como professores que atuam nas últimas séries do Ensino Fundamental e que queiram atualizar-se.
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Opiniões
Programa
Apresentação
Não existem cursos de especialização em ensino de física na região metropolitana que capacite professores em educação na área da Física. A ULBRA está oportunizando curso que visa suprir um hiato entre a graduação em licenciatura em Física e os mestrados profissionalizantes e acadêmicos existentes. Destaca-se que a formação continuada do professor de Física é considerada campo prioritário para órgãos governamentais e não-governamentais.
Objetivo Geral
» Formar docente com perfil de pesquisador em ensino e aprendizagem de ciências que, à semelhança do físico-pesquisador, investiga teorias físicas utilizando metodologias que são próprias das ciências físicas; teorias, métodos e técnicas de ensino-aprendizagem utilizando novos métodos de pesquisa em educação, novas formas de educação científica, trazendo às realidades de vida social e comunitária, bem como as escolares possibilidades de amplo entendimento e vivências dos fenômenos físicos.
Objetivos Específicos
» Possibilitar atualização dos conhecimentos de física para que os egressos possam se expressar em linguagem verbal e matemática, utilizando sistemas simbólicos próprios da física;
» Formar profissionais capazes de utilizar, de maneira eficiente, tanto o laboratório experimental como o virtual para o ensino de Física, sendo capaz de criar e interpretar experimentos, sejam eles históricos ou novos;
» Formar profissionais que reconheçam a importância da dimensão filosófica, epistemológica e histórica para o ensino de Física, bem como para sua prática pedagógica e de pesquisa em ensino;
» Formar profissionais cuja formação pedagógica esteja fundamentalmente ancorada no estudo de diferentes teorias de ensino e de aprendizagem, incluindo teorias do desenvolvimento cognitivo, psicológicas e de mediação, que focalizem aspectos psicomotores, cognitivos e afetivos;
» Fornecer subsídios para avaliação da sua prática pedagógica com métodos próprios da pesquisa, do ensino e da aprendizagem em educação, de acordo com paradigmas qualitativo ou quantitativo;
» Proporcionar, ao aluno, experiências interdisciplinares, viabilizando o trânsito entre a Física e outras áreas do conhecimento humano, principalmente entre as licenciaturas, parceiras de exercício profissional;
» Formar pensadores autônomos, capazes de fazer juízo do conhecimento científico gerado pela humanidade, e também capaz de questionar criticamente o resultado deste conhecimento científico gerado; » Ser capaz de levar este conhecimento para sala de aula, atuando de forma socialmente responsável para com a sociedade e o meio ambiente.
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Componentes Curriculares
Fundamentos Históricos e Epistemológicos da Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática*
Educação Ambiental Para o Desenvolvimento Sustentável*
Metodologia Da Pesquisa Para Ensino De Ciências E Matemática
Tópicos de Física Determinística
Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Física
Tópicos sobre Física Contemporânea e Fronteiras da Física
História e Epistemologia da Física
Projetos de Ensino de Física
Trabalho de Conclusão
Seminários
Informação adicional
Ciências da Natureza: Aspectos transversais e Interdisciplinares - Física