Ciências da Natureza: Aspectos transversais e Interdisciplinares - Física

ULBRA Universidade Luterana do Brasil
Em Canoas

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  • Pós-Graduação
  • Canoas
  • Duração:
    18 Mêses
Descrição


Dirigido a: Público-Alvo Egressos dos cursos de graduação em Física e professores que atuam no Ensino Médio em escolas da rede pública e privada que lecionam a disciplina de Física, mesmo não tendo a sua formação nesta área (chamados "docentes leigos"), bem como professores que atuam nas últimas séries do Ensino Fundamental e que queiram atualizar-se.

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Canoas
V. Farroupilha, Nº 8001 · Bairro São José, 92425-900, Rio Grande do Sul, Brasil
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Programa


Apresentação

Não existem cursos de especialização em ensino de física na região metropolitana que capacite professores em educação na área da Física. A ULBRA está oportunizando curso que visa suprir um hiato entre a graduação em licenciatura em Física e os mestrados profissionalizantes e acadêmicos existentes. Destaca-se que a formação continuada do professor de Física é considerada campo prioritário para órgãos governamentais e não-governamentais.

Objetivo Geral

» Formar docente com perfil de pesquisador em ensino e aprendizagem de ciências que, à semelhança do físico-pesquisador, investiga teorias físicas utilizando metodologias que são próprias das ciências físicas; teorias, métodos e técnicas de ensino-aprendizagem utilizando novos métodos de pesquisa em educação, novas formas de educação científica, trazendo às realidades de vida social e comunitária, bem como as escolares possibilidades de amplo entendimento e vivências dos fenômenos físicos.

Objetivos Específicos
» Possibilitar atualização dos conhecimentos de física para que os egressos possam se expressar em linguagem verbal e matemática, utilizando sistemas simbólicos próprios da física;


» Formar profissionais capazes de utilizar, de maneira eficiente, tanto o laboratório experimental como o virtual para o ensino de Física, sendo capaz de criar e interpretar experimentos, sejam eles históricos ou novos;



» Formar profissionais que reconheçam a importância da dimensão filosófica, epistemológica e histórica para o ensino de Física, bem como para sua prática pedagógica e de pesquisa em ensino;



» Formar profissionais cuja formação pedagógica esteja fundamentalmente ancorada no estudo de diferentes teorias de ensino e de aprendizagem, incluindo teorias do desenvolvimento cognitivo, psicológicas e de mediação, que focalizem aspectos psicomotores, cognitivos e afetivos;



» Fornecer subsídios para avaliação da sua prática pedagógica com métodos próprios da pesquisa, do ensino e da aprendizagem em educação, de acordo com paradigmas qualitativo ou quantitativo;



» Proporcionar, ao aluno, experiências interdisciplinares, viabilizando o trânsito entre a Física e outras áreas do conhecimento humano, principalmente entre as licenciaturas, parceiras de exercício profissional;


» Formar pensadores autônomos, capazes de fazer juízo do conhecimento científico gerado pela humanidade, e também capaz de questionar criticamente o resultado deste conhecimento científico gerado; » Ser capaz de levar este conhecimento para sala de aula, atuando de forma socialmente responsável para com a sociedade e o meio ambiente.

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Componentes Curriculares
Fundamentos Históricos e Epistemológicos da Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática*

Educação Ambiental Para o Desenvolvimento Sustentável*

Metodologia Da Pesquisa Para Ensino De Ciências E Matemática

Tópicos de Física Determinística

Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Física

Tópicos sobre Física Contemporânea e Fronteiras da Física

História e Epistemologia da Física

Projetos de Ensino de Física

Trabalho de Conclusão

Seminários

Informação adicional

Observações: Pós-Graduação

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