Ciências da Natureza: Aspectos transversais e Interdisciplinares - Biologia
Pós-Graduação
Em Canoas
R$ 5.400
Descrição
-
Tipologia
Pós-Graduação
-
Local
Canoas
-
Duração
18 Mêses
Instalações
Localização
Início
Canoas
(Rio Grande do Sul)
Ver mapa
V. Farroupilha, Nº 8001 · Bairro São José, 92425-900
Início
Consultar
Opiniões
Você fez este curso?
Programa
Apresentação
As disciplinas da área de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) devido aos avanços em Ciências e Tecnologia, aliadas às questões socioambientais, necessitam de um processo de construção e permanente atualização do homem, fazendo parte da evolução científica e tecnológica. Portanto, não pode ser encarada como um saber meramente transmitido, mas permanentemente construído e vinculado aos avanços e questões ligadas ao ambiente.
Como a Lei de Diretrizes e Bases - LDB 9394/96, o Padrão Referencial de Currículo (PRC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) preveem que a escola deve ter a função de formar cidadãos críticos, conscientes, respeitando as liberdades individuais, valorizando a experiência extracurricular, vinculando o saber formal com as práticas sociais. É de suma importância que se proponha uma nova forma de trabalhar os conteúdos através de novas metodologias, permitindo aos educadores uma ampla reflexão sobre suas práticas em sala de aula.
Considerando que os conteúdos de Ciências desempenham um papel importante no processo de transformação social e cultural, percebe-se a necessidade de elaborar uma proposta de trabalho, de cunho interacionista, que tenha a função de situar os conteúdos da disciplina em um contexto histórico-social, conectados entre si, relacionando o homem, a natureza e a sociedade historicamente no tempo e no espaço.
Isto deverá proporcionar aos professores um engajamento no processo de desenvolvimento e de transformações do ensino através de novas práticas, novas metodologias, que introduzam modificações no seu fazer pedagógico, determinando uma visão interdisciplinar que leve à autonomia, ao exercício da inteligência, enfatizando o saber, o saber fazer e o ser.
Objetivos
» Desenvolver conteúdos e metodologias que favoreçam a vivência interdisciplinar entre as diferentes áreas do saber, oportunizando as relações entre os fenômenos, compreendendo sua estrutura baseada na essência (origem) e na existência( finalidade);
» Possibilitar a criação de um espaço a ser ocupado pelos profissionais no campo das áreas afins às Ciências da Natureza, desenvolvendo conteúdos e metodologias na busca de maior qualificação científica e tecnológica em Ciências diante dos avanços em Ciências e Tecnologias;
» Oportunizar o planejamento, a execução e a apresentação de trabalhos de pesquisa, na forma de monografias, visando a integração do aluno ao seu meio loco-regional e ao seu cargo profissional.
Público-Alvo
Profissionais da área de Ciências da Natureza e afins, destacando Biologia, Física e Química, além das Ciências do Ensino Fundamental.
Componentes Curriculares
I Núcleo Comum
Fundamentos Históricos e Epistemológicos da Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática
Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável
Metodologia da Pesquisa para Ensino de Ciências e Matemática
II Núcleo Específico- Biologia
Tópicos em Biologia I - Botânica
Tópicos em Biologia II - Zoologia
Tópicos em Biologia III- Biologia Evolutiva
Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia
Projetos de Ensino em Biologia
III Núcleo Metodógico
Trabalho de Conclusão
Seminários
As disciplinas da área de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) devido aos avanços em Ciências e Tecnologia, aliadas às questões socioambientais, necessitam de um processo de construção e permanente atualização do homem, fazendo parte da evolução científica e tecnológica. Portanto, não pode ser encarada como um saber meramente transmitido, mas permanentemente construído e vinculado aos avanços e questões ligadas ao ambiente.
Como a Lei de Diretrizes e Bases - LDB 9394/96, o Padrão Referencial de Currículo (PRC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) preveem que a escola deve ter a função de formar cidadãos críticos, conscientes, respeitando as liberdades individuais, valorizando a experiência extracurricular, vinculando o saber formal com as práticas sociais. É de suma importância que se proponha uma nova forma de trabalhar os conteúdos através de novas metodologias, permitindo aos educadores uma ampla reflexão sobre suas práticas em sala de aula.
Considerando que os conteúdos de Ciências desempenham um papel importante no processo de transformação social e cultural, percebe-se a necessidade de elaborar uma proposta de trabalho, de cunho interacionista, que tenha a função de situar os conteúdos da disciplina em um contexto histórico-social, conectados entre si, relacionando o homem, a natureza e a sociedade historicamente no tempo e no espaço.
Isto deverá proporcionar aos professores um engajamento no processo de desenvolvimento e de transformações do ensino através de novas práticas, novas metodologias, que introduzam modificações no seu fazer pedagógico, determinando uma visão interdisciplinar que leve à autonomia, ao exercício da inteligência, enfatizando o saber, o saber fazer e o ser.
Objetivos
» Desenvolver conteúdos e metodologias que favoreçam a vivência interdisciplinar entre as diferentes áreas do saber, oportunizando as relações entre os fenômenos, compreendendo sua estrutura baseada na essência (origem) e na existência( finalidade);
» Possibilitar a criação de um espaço a ser ocupado pelos profissionais no campo das áreas afins às Ciências da Natureza, desenvolvendo conteúdos e metodologias na busca de maior qualificação científica e tecnológica em Ciências diante dos avanços em Ciências e Tecnologias;
» Oportunizar o planejamento, a execução e a apresentação de trabalhos de pesquisa, na forma de monografias, visando a integração do aluno ao seu meio loco-regional e ao seu cargo profissional.
Público-Alvo
Profissionais da área de Ciências da Natureza e afins, destacando Biologia, Física e Química, além das Ciências do Ensino Fundamental.
Componentes Curriculares
I Núcleo Comum
Fundamentos Históricos e Epistemológicos da Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática
Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável
Metodologia da Pesquisa para Ensino de Ciências e Matemática
II Núcleo Específico- Biologia
Tópicos em Biologia I - Botânica
Tópicos em Biologia II - Zoologia
Tópicos em Biologia III- Biologia Evolutiva
Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia
Projetos de Ensino em Biologia
III Núcleo Metodógico
Trabalho de Conclusão
Seminários
Informação adicional
Observações: Pós-Graduação
Ciências da Natureza: Aspectos transversais e Interdisciplinares - Biologia
R$ 5.400