Ciências da Natureza: Aspectos transversais e Interdisciplinares - Biologia

ULBRA Universidade Luterana do Brasil
Em Canoas

R$5.400
Ou prefere ligar para o centro agora?
(55) ... Ver mais
Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais

Informação importante

  • Pós-Graduação
  • Canoas
  • Duração:
    18 Mêses
Descrição

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Canoas
V. Farroupilha, Nº 8001 · Bairro São José, 92425-900, Rio Grande do Sul, Brasil
Ver mapa

Programa

Apresentação


As disciplinas da área de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) devido aos avanços em Ciências e Tecnologia, aliadas às questões socioambientais, necessitam de um processo de construção e permanente atualização do homem, fazendo parte da evolução científica e tecnológica. Portanto, não pode ser encarada como um saber meramente transmitido, mas permanentemente construído e vinculado aos avanços e questões ligadas ao ambiente.


Como a Lei de Diretrizes e Bases - LDB 9394/96, o Padrão Referencial de Currículo (PRC) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) preveem que a escola deve ter a função de formar cidadãos críticos, conscientes, respeitando as liberdades individuais, valorizando a experiência extracurricular, vinculando o saber formal com as práticas sociais. É de suma importância que se proponha uma nova forma de trabalhar os conteúdos através de novas metodologias, permitindo aos educadores uma ampla reflexão sobre suas práticas em sala de aula.


Considerando que os conteúdos de Ciências desempenham um papel importante no processo de transformação social e cultural, percebe-se a necessidade de elaborar uma proposta de trabalho, de cunho interacionista, que tenha a função de situar os conteúdos da disciplina em um contexto histórico-social, conectados entre si, relacionando o homem, a natureza e a sociedade historicamente no tempo e no espaço.


Isto deverá proporcionar aos professores um engajamento no processo de desenvolvimento e de transformações do ensino através de novas práticas, novas metodologias, que introduzam modificações no seu fazer pedagógico, determinando uma visão interdisciplinar que leve à autonomia, ao exercício da inteligência, enfatizando o saber, o saber fazer e o ser.

Objetivos


» Desenvolver conteúdos e metodologias que favoreçam a vivência interdisciplinar entre as diferentes áreas do saber, oportunizando as relações entre os fenômenos, compreendendo sua estrutura baseada na essência (origem) e na existência( finalidade);


» Possibilitar a criação de um espaço a ser ocupado pelos profissionais no campo das áreas afins às Ciências da Natureza, desenvolvendo conteúdos e metodologias na busca de maior qualificação científica e tecnológica em Ciências diante dos avanços em Ciências e Tecnologias;


» Oportunizar o planejamento, a execução e a apresentação de trabalhos de pesquisa, na forma de monografias, visando a integração do aluno ao seu meio loco-regional e ao seu cargo profissional.

Público-Alvo


Profissionais da área de Ciências da Natureza e afins, destacando Biologia, Física e Química, além das Ciências do Ensino Fundamental.

Componentes Curriculares
I Núcleo Comum

Fundamentos Históricos e Epistemológicos da Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática

Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável

Metodologia da Pesquisa para Ensino de Ciências e Matemática

II Núcleo Específico- Biologia

Tópicos em Biologia I - Botânica

Tópicos em Biologia II - Zoologia

Tópicos em Biologia III- Biologia Evolutiva

Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia

Projetos de Ensino em Biologia


III Núcleo Metodógico

Trabalho de Conclusão

Seminários

Informação adicional

Observações: Pós-Graduação

Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais