Graduação

Em Santa Cruz Do Capibaribi

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Santa cruz do capibaribi

  • Duração

    8 Semestres

Formar profissionais competentes para atuação no vasto campo de aplicação da contabilidade seja em entidades públicas ou empresas privadas. Assim, o estudo da Contabilidade será fundamentado no registro de atos e fatos administrativos, permitindo uma abordagem contábil gerencial, de avaliação patrimonial, mensuração dos resultados econômico-financeiros e análise das variáveis que possam impactar n

Instalações

Localização

Início

Santa Cruz Do Capibaribi (Pernambuco)
Ver mapa
Rua Professor Ivaní Batista Silva , 29, 55190-000

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Fadire Objetivos do Curso

Formar profissionais competentes para atuação no vasto campo de aplicação da contabilidade seja em entidades públicas ou empresas privadas. Assim, o estudo da Contabilidade será fundamentado no registro de atos e fatos administrativos, permitindo uma abordagem contábil gerencial, de avaliação patrimonial, mensuração dos resultados econômico-financeiros e análise das variáveis que possam impactar na riqueza das entidades em estudo.

Caracterização do Curso
Nome: Ciências Contábeis
Autorização: Pela portaria do MEC n° 3.806 de 17-11-2004.
Ano de Implantação: 2005
Grau: Bacharel em Ciências Contábeis
Turno: Noturno
Duração: Mínima = 4 anos Máxima = 8 anos
Carga Horária: Disciplinas Obrigatórias
De Formação Básica: 1.152
De Formação Profissional: 936
De Formação Específica: 360
De Formação Complementar: 588
Disciplinas Eletivas: 300 TOTAL: 3.036
Catálogo do Curso de Ciências Contábeis
A contabilidade é uma ciência tão antiga quanto os primórdios da civilização, por isso, vem acompanhando o desenvolvimento da sociedade moderna, trazendo soluções para suas necessidades no que tange aos aspectos técnicos contábeis, gerenciais, comerciais, sistemas de informações, e linguagens modernas, como certificação digital, e XBRL(Extensible Busines Linguagem), que asseguram a transparência e a rapidez das informações.

Quanto o profissional de contabilidade, torna-se cada vez mais reconhecido nas organizações, seja nas entidades com ou sem fins lucrativos. Esse profissional, passou a tratar, também, dos aspectos sociais e ambientais nas empresas, reconhecendo que a continuidade e sucesso das organizações não dependem apenas de ações diretamente econômico-financeiras. Além disso, o novo perfil do profissional de contabilidade inclui saberes de áreas de conhecimento afins à da contabilidade, como: administração, finanças coorporativas, estatística, economia, marketing dentre outras, o que faz desse profissional um dos mais completos do mercado de trabalho. O Curso de Ciências Contábeis da Fadire foi iniciado no ano de 2005, visando formar profissionais capazes de promover a investigação acerca de assuntos relacionados às áreas afins e, ao mesmo tempo, atender às necessidades da iniciativa pública e/ou privada no mundo moderno, já que, o contador é o profissional capacitado a produzir informações úteis para a tomada de decisão, a partir dos atos e fatos que ocorrem no dia a dia das empresas.

Objetivo Geral
Formar profissionais competentes para atuação no vasto campo de aplicação da contabilidade seja em entidades públicas ou empresas privadas. Assim, o estudo da Contabilidade será fundamentado no registro de atos e fatos administrativos, permitindo uma abordagem contábil gerencial, de avaliação patrimonial, mensuração dos resultados econômico-financeiros e análise das variáveis que possam impactar na riqueza das entidades em estudo.

Objetivos Específicos
a. formar Bacharéis em Ciências Contábeis;
b. promover ações conjuntas entre ensino, pesquisa e extensão;
c. trabalhar o potencial prático dos discentes de forma a contribui com a formação conjunta dos demais alunos;
d. incentivar a pesquisa de iniciação científica, e de exigência obrigatória como o TCC, com o objetivo de aperfeiçoamento do conhecimento e como contribuição social;
e. formar lideres, que possam contribuir para o desenvolvimento social nos diversos setores da sociedade onde a contabilidade participa ativamente como instrumento de gestão econômico-financeiro;
f. Instruir os discentes a ética na execução de seus trabalhos, com a classe contábil e a sociedade em geral;
g. Em fim contribuir para formação conjunta de profissionais hábitos a uma sociedade contemporânea em constante mutação.
Número de Vagas, de Entradas, de Turmas e Turnos de Funcionamento
A Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional tem capacidade e demanda para 240 (duzentas e quarenta) vagas anuais, sendo:

Número de Entradas por Ano: 1
Número de Alunos por Ano: 240
Número de Alunos por Entrada: 240
Número de Turmas por Ano: 4
Número de Turmas por Semestre: 4
Número de Alunos por Turma: 60
Turnos de Funcionamento: Noturno

Perfil do Egresso
Consideradas as diretrizes pedagógicas da Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional, referidas pelo item 1.4, e os princípios de concepção da matriz curricular, referidos pelo item 5.1, o Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis pretende um egresso com o seguinte perfil:

sólida formação geral;
compreensão do mundo contemporâneo, frente aos processos econômico, social, cultural, político e histórico que vêem informando o atual estágio civilizatório;
inserção do egresso neste mundo não só através do desenvolvimento do conhecimento, do saber e da percepção, mas também através do desenvolvimento de habilidades, de competências, de talentos e de aptidões, a partir da prática profissional;
construção de posturas críticas para a elevação do entendimento pessoal e social;
adoção, fortalecimento e expansão de atitudes que valorizem o homem, o homem como humanidade e o humanismo;
interação do egresso com o mercado de trabalho, adaptando-se a novas situações ditadas pela vivência profissional.
Competências a serem construídas
Com recurso à autonomia de concepção da matriz curricular, a formação do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis pretende a construção das seguintes competências:

Articulação entre a teoria e a prática contábil;
Compreensão do fenômeno contábil, o patrimônio das entidades;
Compreensão da construção do conhecimento científico e do saber e a contribuição do egresso a este processo de construção;
Compreensão da interdisciplinaridade entre áreas afins, e da utilização no contexto prático das entidades;
Tornar apto o profissional a registrar fatos contábeis;
Executar perícias, auditorias, consultorias e análise de finanças;
Elaborar pareceres, relatórios, laudos; desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial, revelando capacidade crítico-analítica para avaliar as implicações organizacionais com a tecnologia da informação;
Instruir os alunos a executar os trabalhos com postura ética, crítica e criativa na atuação profissional.

Princípios Didático-Metodológico
Para o cumprimento de sua vocação, de seus objetivos e para a formação do perfil e construção das competências referidas, o Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis é informado pelos seguintes princípios didático-metodológicos:

Interdisciplinaridade;
Incentivo a estudos independentes, visando à autonomia intelectual do aluno;
Construção coletiva do saber e do conhecimento;
Formação continuada do corpo docente;
Conhecimento e aquisição de competências fora do locus escolar, inclusive em ambiente profissional;
Valorização da pesquisa, de estágios e da extensão, cujo tempo de realização será contado como parte da carga horária total.

Sistema de Avaliação do Desempenho Acadêmico do Aluno
A avaliação do desempenho escolar será contínua, cumulativa e realizada por disciplina, utilizando-se, como instrumentos, provas - orais ou escritas -, monografias, seminários, ou outras formas que atendam ás peculiaridades didático-pedagógicas de cada disciplina, segundo elaboração, pedido e julgamento pelo respectivo professor, que lhes atribuirá nota numérica expressa de 0 (zero) a 10 (dez),permitida apenas a fração de 0,5 (meio) ponto.

Área de Atuação
Na Empresa: Contador geral, Analista Financeiro, Controller, Cargos Administrativos, Auditor Interno, Contador de Custos, Contador Gerencial... Na Área Pública: Contador Público, Controller, Agente Fiscal de Renda, Auditor das Contas Públicas (Tribunais de Contas), diversos concursos públicos... No Ensino: Professor, Pesquisador, Escritor, Parecerista, Conferencista. Autônomo: Auditor Independente, Consultor, Empresário Contábil, Perito Contábil.

A Profissão: O profissional em Ciências Contábeis é responsável por planejar e controlar o patrimônio de uma empresa, acompanhado as variações do patrimônio e formando um quadro geral dos fluxos de transações , de produção e renda. Esse quadro serve de base para os possíveis usuários tomarem decisões sobre os rumos dos negócios. O contador também registra os atos e fatos administrativos, confere os registros contábeis e produz Relatórios Contábeis. Cuida também do relacionamento com o poder público, principalmente no que se refere à parte tributária.
Trata-se de uma profissão regulamentada e controlada pelo Conselho de Classe . (Conselhos Regionais de Contabilidade - CRCs distribuídos nas capitais e principais cidades do país e o Conselho Federal de Contabilidade - CFC, que tem sua sede em Brasília - DF).

Características pessoais que ajudam na profissão:

Habilidade para lidar com números
Concentração
Exatidão
Espírito de Iniciativa
Liderança
Facilidade de comunicação

Mercado:

O Contador é um dos poucos profissionais que saem da faculdade com emprego praticamente garantido.
O mercado é muito amplo, já que toda empresa é obrigada por lei, a ter um contador.
Existe mais de 35 mil escritórios de contabilidade no país. As áreas que mais crescem são as de auditoria, perícia e controladoria. (CFC/2005).

Mercado de Trabalho:

Na empresa:
Planejador Tributário;
Contador Geral;
Analista Financeiro;
Auditor Interno;
Contador de Custos;
Contador Gerencial

No Ensino:
Professor
Pesquisador
Escritor
Parecerista
Conferencista

Como autônomo:
Auditor Independente
Empresário Contábil
Consultor
Perito Contábil
Investigador de Fraudes

Em órgão público:
Contador público
Agente e auditor fiscal
Tribunal de contas
Oficial contador
Outros cargos públicos

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Preço para verificar