Ciências Contabéis

Universidade Católica Dom Bosco UCDB
Em Campo Grande

Preço a consultar
Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais

Informação importante

  • Graduação
  • Campo grande
  • Duração:
    8 Semestres
Descrição

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Campo Grande
Av. Tamandaré, Tamandaré-Jardim Seminário - Campo Grande/Ms Cep 79 117 900, 79117 900, Mato Grosso do Sul, Brasil
Ver mapa

Programa

Concepção

A Contabilidade passa por rápidas transições. As mudanças nas atitudes sociais combinadas com o progresso da tecnologia da informação; a utilização dos métodos quantitativos e das ciências do comportamento têm afetado, profundamente, o cenário de atuação da Contabilidade, criando a necessidade constante de uma reavaliação dos seus objetivos sob uma perspectiva mais ampla.


É papel das Ciências Contábeis suprir a sociedade de informações patrimoniais e sociais relacionadas às entidades, assim entendidas as organizações com e sem fins lucrativos.
O enfoque tradicional nos cursos de graduação em Ciências Contábeis peca por restringir, com grande freqüência, os estudos contábeis a um elenco de procedimentos aplicados, com prejuízo de visão ampla da Contabilidade e sua inserção na dinâmica sócio-econômica dos nossos tempos. De outra parte é também comum a difusão de um entendimento estático da Contabilidade, que leva à negação da necessidade da educação continuada.

Assim, o curso de Ciências Contábeis da UCDB está comprometido com o estudo da realidade brasileira e, sobretudo, no desenvolvimento de estudos e pesquisas em âmbito regional, sem perder de vista os aspectos de cunho internacional. Propicia uma sólida formação teórico-histórica, domínio dos instrumentais, capacidade analítica e visão crítica da realidade com vistas a adaptar-se à dinâmica das mudanças que normalmente ocorrem no mercado de trabalho do contador.

O acadêmico deste curso deverá ter plenas condições para desenvolver trabalhos e pesquisas no âmbito regional, sem perder de vista os aspectos de cunho internacional, e ainda, possuir uma base histórico/teórica que possa lhe oferecer condições para entender a realidade onde se encontra e poder acompanhar o processo de mudança na busca de soluções e alternativas para seu meio.

A UCDB concebe um Curso que ofereça e estimule uma visão crítica para a educação em Contabilidade, criando condições para formar contadores competentes, adequados à dinâmica mundial.
Sua estrutura obedece a construção gradativa do conhecimento, mediante visão dedutiva, das matérias básicas para as específicas, buscando a formação do profissional desejado considerando-se a legislação profissional.


Finalidade

O Curso de Ciências Contábeis oferecido pela UCDB tem como finalidade a formação de um profissional para:


- Adotar um sistema de contabilidade adequado aos órgãos e entidades sociais para que possam tomar decisões e implementar planos e programas;

- Desencadear um processo gradativo de sensibilização do cidadão sobre a utilidade da informação contábil, visando o exercício da cidadania;

- Orientar os órgãos sobre a obrigatoriedade dos municípios divulgarem suas demonstrações contábeis para o conhecimento do cidadão comum;

- Interpretar os resultados contábeis no patrimônio, subsidiando decisões;

- Utilizar processos de informatização aplicáveis à contabilidade;

- Cumprir o Código de Ética Profissional do Contabilista.

Os acadêmicos do curso de Ciências Contábeis recebem formação básica em Contabilidade, garantindo o domínio de instrumentos para interagirem com um conjunto variado de temas, entre os quais a organização das empresas, o papel e o impacto das políticas emanadas do Governo, o fenômeno inflacionário e o processo histórico de desenvolvimento da economia brasileira.



Objetivos

O objetivo das Ciências Contábeis deve ser o de formar profissionais competentes, que possam contribuir efetivamente para a sociedade na qual exercem suas atividades e para a profissão da qual fazem parte. A manutenção da competência profissional, face às mudanças em andamento, torna-se imperativa para que desenvolvam e mantenham a atitude de aprender a aprender. O curso de graduação em Ciências Contábeis deve suprir o acadêmico de conhecimentos, habilidades e valores profissionais; capacidade de análise crítica suficiente para o exercício profissional; aprendizado contínuo com a conseqüente adaptação às mudanças que venham a ocorrer durante sua vida profissional.


Profissional Pretendido

As habilidades, intelectuais, interpessoais e intercomunicativas capacitam o contador a utilizar, com sucesso, o conhecimento adquirido na tomada de decisão, no trabalho em equipe e na formação de juízos críticos.

A consciência profissional, embora predominantemente seja adquirida ao longo da vivência profissional, deverá ser estimulada mediante atitudes e práticas direcionadas à compreensão desses valores, principalmente, por intermédio dos profissionais da educação. A competência está fundamentada no conhecimento, habilidades e consciência profissional.

O profissional em Ciências Contábeis deve dominar paradigmas teóricos alternativos no sentido de tornar possível o pluralismo metodológico, em coerência com as diversas correntes de pensamento da Ciência Contábil.

O contador deve ter o senso de responsabilidade social, estar comprometido com o estudo da realidade brasileira e estar capacitado a elaborar projetos e exercer atividades de planejamento.




Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais