Ciências Contábeis

FCRS - Faculdade Católica Rainha do Sertão
Em Quixadá

R$23.961

Informação importante

  • Graduação
  • Quixadá
  • Duração:
    8 Semestres
Descrição

Formar profissionais com posturas gerencial, empreendedora e executiva, fundamentada em uma formação técnica e humanística, com uma abrangente visão social, tornando-os aptos, práticos, interativos e cooperativos no processo competitivo do mercado de trabalho.
Dirigido a: objetiva formar profissionais dotados de competências e habilidades, que viabilizem aos agentes econômicos o pleno cumprimento de sua responsabilidade de prestar contas da gestão perante a sociedade (accountability).

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Quixadá
Rua Juvêncio Alves, 660 - Centro - Quixadá-Ceará, 63900-000, Ceará, Brasil
Ver mapa

Programa

Informações
Duração: 08 Semestres
Turno: Noite
Campus: Campus II
Portaria: 12/01/2004
Mensalidade: R$ 499,20
Coordenador(a): Willian Celso Silvestre

Contextualização
O Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Católica estabelece como princípio básico viabilizar uma formação prático-reflexiva que dê condições ao futuro profissional de compreender o complexo mundo dos negócios, na perspectiva de uma atuação que, embora subsidiária, é imprescindível no setor produtivo.

Proporcionando uma visão integradora e abrangente dos processos de acompanhamento e controle de atividades produtivas, especificamente no que se refere aos aspectos contábeis.

Também contribuir significativamente para o desenvolvimento auto-sustentado e bem-estar de nosso povo a partir da competente e racional pesquisa científica, da difusão democrática do conhecimento inteligente e necessário aos interesses de nossa sociedade e da formação de profissionais líderes, comprometidos e de prestígio nas diversas áreas do conhecimento das Ciências Contábeis, sempre à luz da ética e da moral cristã.

Formas de Avaliação
O Projeto de Avaliação do Ensino e da Aprendizagem pretende ter uma definição clara do que se quer avaliar e como se dará essa avaliação.

O que avaliar
A ênfase da avaliação da aprendizagem será as competências e habilidades que se hão de formar nos alunos para que estes adquiram o perfil desejado. Os conteúdos serão entendidos e usados mais como um meio para o aluno demonstrar a aquisição das competências intelectuais e habilidades.

Como avaliar
Avaliar competências e habilidades baseando-se em procedimentos inovadores, diversificados e interdependentes.

A estratégia central para avaliar questões que envolvam valores como ética, relação interpessoal, respeito às diferenças, etc. requer a participação atuante e comprometida dos alunos no processo de sua aprendizagem/avaliação, o que inclui estabelecer critérios para a promoção de uma avaliação de auto-gestão consciente e auto-avaliação criteriosa. Deve haver orientação necessária a cada caso e em cada situação, conforme as bases de um ensino preocupado com a aprendizagem e desenvoltura do aluno

A avaliação requer que todos os passos do processo ensino/aprendizagem tenham sua relevância, por isso as modalidades de avaliação diagnóstica, formativa e somativa serão aqui empregadas.

A avaliação diagnóstica será utilizada no processo seletivo de ingresso ao curso, por meio da análise dos resultados do vestibular, para classificação e inclusão no curso.

A avaliação formativa será a modalidade marcante de acompanhamento do desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. A avaliação de processo permitirá não somente a verificação da situação do aluno, mas também será útil para corrigir falhas nas estratégias pedagógicas e nos materiais didáticos utilizados.

A avaliação somativa terá, como principal finalidade, à classificação ao final de determinados períodos, tendo em vista a promoção sucessiva do aluno, para levá-lo à certificação e à diplomação. Nessa modalidade de avaliação deverão ser considerados os conteúdos aprendidos pelo aluno e os procedimentos e atitudes relativos ao uso desses conteúdos, tudo isso atrelado a um contexto significativo.

Para se obter uma avaliação fidedigna, as técnicas e instrumentos avaliativos deverão ser diversificados e viáveis, com objetivos claros para a aplicação de cada um.

O projeto pretende abranger situações de auto-avaliação e avaliação compartilhada, sempre na intenção de facilitar a verificação das competências adquiridas, selecionando as técnicas e os instrumentos a serem utilizados. Adiante se apresenta um elenco básico dessas técnicas e dos principais instrumentos de verificação, o que não significa dizer que esses se esgotam nos exemplos descriminados.

Principais Técnicas
Entrevistas, observações, realização de eventos pedagógicos, aplicação de testes de conhecimento e supervisão de atividades discentes.

Principais Instrumentos
Testes e provas escritas, pareceres analíticos, portfólios, registros e anotações organizados para fins determinados, trabalhos escritos individuais, incluindo monografia, trabalhos de equipe, apresentação oral ou procedimental (por meio da organização de dinâmicas dirigidas/executadas pelos alunos).

Todas as técnicas e instrumentos empregados deverão ter critérios definidos que possibilitam a avaliação da aprendizagem em sua dimensão da aquisição do saber (conteúdos), do saber ser (atitudes) e do saber fazer (procedimentos).

A carga horária total do Curso de Ciências Contábeis é de 3.240h.

Mercado de Trabalho
Dentre outras áreas, o egresso do curso poderá atuar em:

·Organizações e/ou instituições, como auditor interno, contador de custos e contador gerencial;
·Organizações públicas, atuando como Fiscal de Tributos, Controlador de Arrecadação, Contador Público, Planejador Tributário, Analista Financeiro e Contador Geral, e ocupando cargos administrativos;
·Empresas de consultoria para projetos de fusões;
·Empresas de auditorias, e mais, como: Controller, Perito Contábil, Atuário, Investigador de Fraude, Emissor de Laudos e Pareceres Técnicos, Auditor Fiscal e Oficial Contador.


Objetivo
Formar profissionais com posturas gerencial, empreendedora e executiva, fundamentada em uma formação técnica e humanística, com uma abrangente visão social, tornando-os aptos, práticos, interativos e cooperativos no processo competitivo do mercado de trabalho. Podendo, assim, nas diferentes áreas do conhecimento estarem aptos para a inserção em diversos setores e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira.

Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo, tornando-os dotados de competências e habilidades que viabilizem aos agentes econômicos o pleno cumprimento de sua responsabilidade de prestar contas da gestão perante a sociedade (accountability).

Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento pessoal e profissional, estimulando a visão ética nos problemas do mundo atual e, em particular, nos nacionais e regionais.

Sendo capazes de resolver originalmente situações novas e inesperadas, mantendo comportamento ético em todas as relações humanas, sabendo perceber o valor e o lugar do coletivo em relação ao individual, usando conhecimentos básicos capazes de transitar por novos conhecimentos, implementando ações ou negócios com espírito de liderança, iniciativa e responsabilidade e respeitando as mais diversas manifestações individuais e culturais do ser humano.

Perfil de Egresso
Perfil Geral: objetiva formar profissionais dotados de competências e habilidades, que viabilizem aos agentes econômicos o pleno cumprimento de sua responsabilidade de prestar contas da gestão perante a sociedade (accountability).

Perfil Específico: tem por escopo capacitar o profissional que exerce, com ética e proficiência, as atribuições que lhes são prescritas através de legislação específica.

Os egressos do Curso de Graduação em Ciências Contábeis destacar-se-ão pelas seguintes características:

Criatividade - ser capaz de resolver originalmente situações novas e inesperadas;

Ética - manter comportamento ético em todas as relações humanas;

Consciência social - perceber o valor e o lugar do coletivo em relação ao individual;

Versatilidade - usar conhecimentos básicos e saber transitar por novos conhecimentos;

Empreendedorismo - implementar ações ou negócios com espírito de liderança, iniciativa e responsabilidade;

Visão humanística - respeitar as mais diversas manifestações individuais e culturais do ser humano.