Ciências Contábeis - Bacharelado

Graduação

Em Natal e Mossoró

Preço para verificar

Descrição

  • Duração

    4 Anos

O Curso de Ciências Contábeis tem como objetivo formar cidadão Bacharel em Ciências Contábeis comprometido com a ética e responsabilidade social. O profissional deve ser capaz de produzir e interpretar, mediante a legislação vigente, informações contábeis necessárias às organizações públicas e privadas, em âmbito nacional e internacional, com domínio das funções contábeis,. Dirigido a: O Curso de Ciências Contábeis da UnP está formatado para atender estudantes de Ensino Médio que buscam formação superior com intuito de desenvolver as competências requeridas na área contábil das organizações. Profissionais que atuam na área contábil interessados em valorizar suas carreiras, desde que comprovem a conclusão do Ensino Médio. Pessoas portadoras de diploma de nível superior que queiram agregar conhecimentos da área contábil.

Instalações

Localização

Início

Mossoró (Goiás)
Ver mapa
Av. João Da Escóssia, 1561, Nova Betânia, Mossoró/Rn Cep: 59607-330, 59607-330

Início

Consultar
Natal (Goiás)
Ver mapa
Avenida Senador Salgado Filho, 1610, Lagoa Nova - Natal, 59056-000

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Apresentação
O Curso de Ciências Contábeis da Universidade Potiguar foi autorizado através do Decreto nº. 85.828/81, da Presidência da República, e é reconhecido pelo MEC desde 1985, conforme Portaria Ministerial nº 659, de 15 de agosto de 1985. Sua missão é contribuir para o desenvolvimento da ciência financeira e contábil na região, mediante um ensino de qualidade. Para tanto, possui um corpo docente qualificado e com experiência na área. O curso funciona nos turnos matutino e noturno, tendo carga horária de 3.000 h/a e duração mínima de quatro (04) anos.

O curso funciona na Unidade Floriano Peixoto em Natal. Sua estrutura comporta salas de aula climatizadas, laboratórios de informática com softwares específicos das áreas contábil e financeira, sala de professores, salas de direção do curso e de Coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso, além da Central de Atendimento ao aluno. Dispõe, também, de recursos audiovisuais, de multimídia e de serviço de apoio psicopedagógico ao aluno. A biblioteca é constituída por um acervo atualizado e base de dados da área contábil, oferecendo ainda serviços de consultoria, reserva e renovação de empréstimos via internet. O espaço físico está adaptado para pessoas portadoras de necessidades especiais.

Objetivos do Curso
O Curso de Ciências Contábeis tem como objetivo formar cidadão Bacharel em Ciências Contábeis comprometido com a ética e responsabilidade social. O profissional deve ser capaz de produzir e interpretar, mediante a legislação vigente, informações contábeis necessárias às organizações públicas e privadas, em âmbito nacional e internacional, com domínio das funções contábeis, observando as questões políticas, econômicas, sociais, tecnológicas e culturais presentes na prática contábil.


Proposta Pedagógica
O Curso de Ciências Contábeis está funcionando de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, instituídas pelo (Parecer CNE/CES n. 269/2003; Resolução CNE/CES n. 10/2004) e em consonância com o Projeto Pedagógico Institucional (PPI).

Nesse sentido, o processo formativo abrange:


a) conteúdos de formação básica, relacionadas a outras áreas do conhecimento, principalmente, administração, direito, economia, métodos quantitativos, matemática e estatística;
b) conteúdos de formação profissional, relativos às teorias da contabilidade, noções de atividades atuariais e de quantificação de informações financeiras, patrimoniais, governamentais e não-governamentais, de auditorias, perícias, arbitragens e aplicações aos setores públicos e privados;
c) conteúdos de formação teórico-práticos, aproximando o aluno de realidades de trabalho por meio de atividades complementares e atividades de laboratório de informática.


Diferenciais

* Foco na capacidade empreendedora do aluno;
* Uso de software de simulação empresarial;
* Existência de convênios, entre eles o convênio com o SEBRAE para o funcionamento do Balcão Sebrae, no qual o aluno aprende a criar o seu próprio negócio e a formatar novas empresas, sob a supervisão de professores;
* Metodologias integradoras dos conhecimentos teórico e prático, que facilitam a aprendizagem do aluno, entre elas estudos de casos de práticas contábeis e de auditagem.


Público-Alvo

* O Curso de Ciências Contábeis da UnP está formatado para atender estudantes de Ensino Médio que buscam formação superior com intuito de desenvolver as competências requeridas na área contábil das organizações;
* Profissionais que atuam na área contábil interessados em valorizar suas carreiras, desde que comprovem a conclusão do Ensino Médio;
* Pessoas portadoras de diploma de nível superior que queiram agregar conhecimentos da área contábil.



Perfil do Profissional formado pela UnP
O profissional de Ciências Contábeis, egresso da Universidade Potiguar, deve estar apto a desempenhar com segurança o gerenciamento da produção e disseminação de conhecimentos nas áreas específicas de mensuração contábil, de modelos de gestão econômica, financeira e operacional, de modo ético e científico, cumprindo a legislação fiscal e societária, atendendo, também, às necessidades das partes relacionadas: acionistas, credores, funcionários, comunidade; produzir e gerenciar informações gerais e setoriais por meio de demonstrativos complementares, considerando o perfil do usuário e suas necessidades, de forma atualizada, dinâmica, inovadora e competitiva, na montagem e acompanhamento de indicadores, fluindo elementos essenciais à tomada de decisões e à visão individualizada e globalizada de todo o sistema organizacional.


Campo de Atuação
O campo de atuação do Contador é amplo, a partir da exigência legal de que toda entidade deve ter um contador no controle de suas finanças. Isso engloba setores administrativos, econômicos, jurídicos, tributários e políticos; auditorias, perícias, domínio atuarial, informações financeiras, patrimoniais e governamentais, avaliações organizacionais e inovações tecnológicas.


Assim, o contabilista pode atuar em empresas privadas, públicas, mistas e do terceiro setor e assumir as funções de:

* Gestor Econômico;
* Controller;
* Auditor independente;
* Auditor Interno;
* Consultor Contábil Empresarial;
* Consultor Fisco-Tributário;
* Contador de Empresas;
* Contador Fiscal;
* Contador de Custos;
* Perito Contábil;
* Contador Público;
* Empresário de Contabilidade;
* Agente Fiscal de Tributos;
* Agente Fiscal Previdenciário;
* Docente na Área Contábil;
* Contador Autônomo.



Laboratórios
A comunidade acadêmica do Curso de Ciências Contábeis utiliza 03 laboratórios de informática. A composição desses laboratórios, assim como apoio técnico, equipamentos, planos de manutenção e de atualização, está sob a responsabilidade de uma coordenação.

Ciências Contábeis - Bacharelado

Preço para verificar