Graduação

Em Maceio

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Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Maceio

  • Duração

    3 Anos

Formar o educador (formação inicial) na área de Ciências Biológicas para uma prática pedagógica transformadora voltada para a cidadania plena, a socialização ampla e competente do saber produzido e acumulado teoricamente. Dirigido a: O perfil desejado é o de um profissional da educação com profundo conhecimento da dinâmica da educação, dos sistemas de ensino e da escola enquanto realidades concretas de um contexto histórico-social, nas dimensões afetivas, individual e grupal.

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Objetivos


- Geral
Formar o educador (formação inicial) na área de Ciências Biológicas para uma prática pedagógica transformadora voltada para a cidadania plena, a socialização ampla e competente do saber produzido e acumulado teoricamente.
- Específicos
Desenvolver uma formação técnico-científica que permita uma atuação consistente na Educação Básica, nas organizações de ensino públicas e privadas;
Preparar um profissional capaz de articular o ensino com a pesquisa científica nos vários setores da Biologia ou a ela ligados;
Fornecer o embasamento filosófico das ciências. Desenvolvendo uma postura ético-profissional coerente e uma atitude crítica em relação aos conhecimentos biológicos e suas implicações junto à sociedade;
Habilitar profissionais para exercer a prática pedagógica na área biológica no ensino fundamental e médio e em outras áreas de atuação pertinentes à sua formação;
Promover a participação em experiências de articulação escola/comunidade, através das atividades extra-classe, independentes, de campo e/ou extensão com o intuito de divulgar o conhecimento biológico;
Utilizar os conhecimentos das ciências biológicas para compreender e transformar o contexto sócio-político e as relações nas quais está inserida a prática profissional, conhecendo a legislação pertinente.
Elaborar e executar projetos, organizar, coordenar e participar de equipes multidisciplinares, realizar consultorias e perícias, dar pareceres e atuar para que a legislação, que visa a preservação dos direitos do homem e a vida no planeta, seja cumprida.
Diagnosticar problemas e desenvolver ações estratégicas para solucioná-los, estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade;
Desenvolver ações de preservação da biodiversidade, considerando o desenvolvimento sustentável.



Perfil Profissiográfico
O perfil desejado é o de um profissional da educação com profundo conhecimento da dinâmica da educação, dos sistemas de ensino e da escola enquanto realidades concretas de um contexto histórico-social, nas dimensões afetivas, individual e grupal (KÜENZER, 1999).
A descrição das atividades do Licenciado em Ciências Biológicas permite identificar nitidamente o perfil e as funções desse profissional. O egresso deverá possuir: uma formação básica, ampla e sólida, com adequada fundamentação teórico-prática, conhecimento da diversidade dos seres vivos, do seu funcionamento e organização e das suas relações com o meio ambiente em que vivem, assim como, adequada formação pedagógica que lhe enseje conhecimentos atualizados das correntes e tendências do pensamento pedagógico contemporâneo, da psicologia, sociologia e organização e gestão escolar; clareza nos conceitos, princípios e teorias, compreensão da importância das Ciências Biológicas para a sociedade e da responsabilidade do educador na formação de cidadãos. Esses são pilares fundamentais que norteiam o processo de formação do graduado nesse curso.
Como biólogo e como educador, deve capacitar-se para a pesquisa e divulgação de conhecimentos, tendo como norte a ética, o rigor científico e os critérios humanistas. Deverá ter consciência da sua importância na procura da melhoria da qualidade de vida do homem, levando em consideração a preservação da biodiversidade como patrimônio da humanidade e a construção da identidade dos sujeitos em formação.
Os licenciados deverão entender a necessidade contemporânea de aprofundar a sua formação básica por meio da educação continuada, especialmente da pós-graduação (lato e strictu sensu), onde deverão apresentar competência na entrada, permanência e conclusão dos diferentes programas, como conseqüência de sua sólida formação acadêmica.
"Nesse contexto, a formação inicial como preparação profissional tem papel crucial para possibilitar que os professores se apropriem de determinados conhecimentos e possam experimentar, em seu próprio processo de aprendizagem, o desenvolvimento de competências necessárias para atuar nesse novo cenário. A formação de um profissional de educação tem que estimulá-lo a aprender o tempo todo, a pesquisar, a investir na própria formação e a usar sua inteligência, criatividade, sensibilidade e capacidade de interagir com outras pessoas." (MEC, 2000, p.13)
O Licenciado tendo a sua formação voltada para o trabalho profissional como professor estará apto para assimilar as constantes mudanças conceituais e evolução tecnológica que acontecem no contexto mundial.
O Egresso terá um raciocínio dinâmico, rápido e preciso na solução de problemas dentro de cada uma de suas áreas de competência, como também espírito crítico que lhe permita uma atuação profissional consciente dentro do contexto multidisciplinar da Biologia, sempre dirigida para a melhoria da qualidade de vida da população humana.
Quando além de exercer atividades pedagógicas próprias da sua profissão atua no campo da pesquisa, o egresso assumirá papel de produtor de conhecimentos contribuindo para os avanços científicos e biotecnológicos; todas as suas atividades profissionais deverão ser realizadas dentro do mais alto rigor científico, ético e moral.
São competências e habilidades do profissional de Ciências Biológicas:
  • Pautar-se por princípios da ética democrática: responsabilidade social e ambiental, dignidade humana, direito à vida, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade;
  • Reconhecer formas de discriminação racial, social, de gênero, etc. que se fundem inclusive em alegados pressupostos biológicos, posicionando-se diante delas de forma crítica, com respaldo em pressupostos epistemológicos coerentes e na bibliografia de referência;
  • Atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas das Ciências Biológicas, comprometendo-se com a divulgação dos resultados das pesquisas em veículos adequados para ampliar a difusão e ampliação do conhecimento;
  • Porta-se como educador, consciente de seu papel na formação de cidadãos, inclusive na perspectiva sócio-ambiental;
  • Utilizar o conhecimento sobre organização, gestão e financiamento da pesquisa e sobre a legislação e políticas públicas referentes à área;
  • Entender o processo histórico de produção do conhecimento das ciências biológicas referente a conceitos/princípios/teorias;
  • Estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade;
  • Aplicar a metodologia científica para o planejamento, gerenciamento e execução de processos e técnicas visando o desenvolvimento de projetos, perícias, consultorias, emissão de laudos, pareceres etc. em diferentes contextos;
  • Utilizar os conhecimentos das ciências biológicas para compreender e transformar o contexto sócio-político e as relações nas quais está inserida a prática profissional, conhecendo a legislação pertinente;
  • Desenvolver ações estratégicas capazes de ampliar e aperfeiçoar as formas de atuação profissional, preparando-se para a inserção no mercado de trabalho em contínua transformação;
  • Orientar escolhas e decisões em valores e pressupostos metodológicos alinhados com a democracia, com o respeito à diversidade étnica e cultural, às culturas autóctones e à biodiversidade;
  • Atuar multi e interdisciplinarmente, interagindo com diferentes especialidades e diversos profissionais, de modo a estar preparado a contínua mudança do mundo produtivo;
  • Avaliar o impacto potencial ou real de novos conhecimentos/tecnologias/serviços e produtos resultantes da atividade profissional, considerando os aspectos éticos, sociais e epistemológicos;
  • Comprometer-se com o desenvolvimento profissional constante, assumindo uma postura de flexibilidade e disponibilidade para mudanças contínuas, esclarecido quanto às opções sindicais e corporativas inerentes ao exercício profissional.


O campo de atuação do licenciado em Ciências Biológicas abrange:
  • Atuação no ensino fundamental e médio em Instituições públicas e privadas;
  • Atuação em pesquisa básica e aplicada e desenvolvimento de atividades educacionais nos diferentes níveis e nas diferentes áreas das ciências biológicas;
  • Gerenciamento e execução de tarefas técnicas na sua área de formação;
  • Orientação, direção, assessoria e consultoria à empresas, fundações, sociedades e associações de classe, entidades autárquicas, privadas ou do poder público, no âmbito de sua especialidade. Realizar perícias, emitir e assinar laudos técnicos.
  • Desenvolvimento de atividades relacionadas à preservação, saneamento e melhoramento do meio ambiente, executando direta ou indiretamente as atividades resultantes desses trabalhos.
  • Atuação em Parques e Reservas Florestais, Institutos de Botânica, de Zoologia, de Ecologia e várias outras Instituições dedicadas ao aprimoramento genético de animais e plantas e à Biotecnologia como a Engenharia Genética;
  • Atuação em Museus de Zoologia e Botânica, Institutos Agronômicos entre outros.


Informações Complementares


Titulação
Licenciatura Plena
Duração do curso
3,5 anos
Turno
Matutino e Noturno
Número de vagas:
100 (50 por turno)

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

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