Ciências Biológicas

UniFil - Centro Universitário Filadélfia
Em Londrina

Preço a consultar
Ou prefere ligar para o centro agora?
(55) ... Ver mais

Informação importante

  • Graduação
  • Londrina
  • Duração:
    4 Anos
Descrição

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas está de acordo com as novas diretrizes Curriculares do Ministério da Educação (MEC), com uma nova proposta de organização didático-pedagógica. São quatro anos em regime seriado anual, somando um total de 3.150 horas, das quais 2520 são relativas a aulas teóricas e práticas; 400 horas a estágios; 200 horas a atividades acadêmicas complementares; 360 ho.
Dirigido a: O perfil da pessoa que terá êxito na área de Ciências Biológicas é de alguém consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, políticas de saúde, meio ambiente, biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, na gestão ambiental, tanto nos aspectos técnicos-científicos, quanto na formulação de políticas.

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Londrina
Av. Jk, 1626 Centro Cep: 86.020-000 - Londrina-Pr, 86.020-000, Paraná, Brasil
Ver mapa

Programa

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas está de acordo com as novas diretrizes Curriculares do Ministério da Educação (MEC), com uma nova proposta de organização didático-pedagógica. São quatro anos em regime seriado anual, somando um total de 3.150 horas, das quais 2520 são relativas a aulas teóricas e práticas; 400 horas a estágios; 200 horas a atividades acadêmicas complementares; 360 horas a prática pedagógica.


O curso oferece 50 vagas no período matutino e outras 50 vagas no noturno. No segundo ano deste último, há aulas aos sábados. Desde o primeiro ano, o aluno começa a desenvolver Projetos de Ensino e Práticas Pedagógicas, tanto em ambiente escolar quanto em Laboratórios.


O Estágio Supervisionado inicia-se logo na segunda metade do Curso, promovendo a inserção gradativa do futuro professor na realidade em que ele irá atuar. Como atividades acadêmicas, o Curso tem duas disciplinas de Biologia de Campo, que são obrigatórias e trabalhadas de forma interdisciplinar em ecossistemas diversos, aproximando o aluno da realidade de campo.


No quarto ano, o discente deverá entregar um relatório do Estágio Supervisionado e completar o seu Trabalho de Conclusão de Curso, que inicia-se no terceiro ano com a escolha do orientador. A Semana da Biologia, Ciclo de palestras e Simpósio de Iniciação Científica complementam a formação acadêmica plena do aluno.



O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UniFil conta com um corpo docente formado por doutores e mestres de renome no Ensino Superior e uma excelente infraestrutrura que inclui: específica com salas de aulas teóricas, laboratórios de aulas práticas (Botânica, Zoologia, Citologia, Histologia, Embriologia, Genética, Anatomia, Fisiologia, Imunologia, Microbiologia, Parasitologia, Bioquímica, Física, Química, Geologia, Paleontologia e Prática de Ensino), Herbário, Casa de Vegetação, Sala de Coleção Zoológica, Biotério, Laboratórios de Pesquisa, de Informática e Biblioteca totalmente informatizada.

Público-Alvo:
O perfil da pessoa que terá êxito na área de Ciências Biológicas é de alguém consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, políticas de saúde, meio ambiente, biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, na gestão ambiental, tanto nos aspectos técnicos-científicos, quanto na formulação de políticas.


Essa pessoa deve estar ciente de seu papel como agente transformador da realidade, na busca de melhoria da qualidade de vida.
Mercado De Trabalho:
O campo de atuação do Biólogo é amplo, visto que o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas é constituído por disciplinas que englobam a área Biológica, da Saúde, de Exatas, da Terra, Humanas e Pedagógicas.


Atualmente o biólogo licenciado pode ser contratado por instituições de Ensino Fundamental, Médio e Superior, institutos de pesquisas, empresas públicas e privadas, jardins botânicos e zoológicos, parques, reservas, estações ecológicas, museus, herbários, biotérios, laboratórios de Biotecnologia, assessoria em projetos, entre outras funções.
Cursos de Campo :
Visando a inclusão do aluno a questões reais dos ambientes naturais e, proporcionando a oportunidade de convivência e aprendizado da observação biológica no campo, as disciplinas BIOL 1002 - Atividades Acadêmicas e Biologia de Campo I e BIOL 1003 - Atividades Acadêmicas e Biologia de Campo II , ofertadas respectivamente no terceiro e quarto ano, ambas com 70 horas tem por objetivos possibilitar as seguintes situações:
Fornecer conhecimento básico e multidisciplinar atualizados necessário para a formação do profissional biólogo com interesse na pesquisa de ambientes naturais, o planejamento e na gestão do meio ambiente e a visualização de questões ecológicas do bioma de mata Atlântica; Estuário, Mangue, Praia arenosa e Costão rochoso;
Desenvolver nos alunos o conhecimento de noções básicas e metodologias de estudo biológico em campo;
Incentivar a capacidade criativa para a aplicação de questões voltadas a ecologia do ambiente e sua preservação;
Conhecimento interativo com a diversidade biológica, bem como possibilitar a interpretação das variáveis ambientais encontradas.
Os cursos são inseridos na grade curricular sendo de caráter obrigatório.