Ciência da Computação

Unijuí
Em Ijuí e Santa Rosa

Preço a consultar
Ou prefere ligar para o centro agora?
(55) ... Ver mais
Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais

Informação importante

  • Graduação
  • Em 2edes
  • Duração:
    8 Semestres
Descrição

Geral * Formação de recursos humanos qualificados para dar sustentação ao desenvolvimento tecnológico desta área com vistas a atender as necessidades da sociedade, quer sejam elas o desenvolvimento e a utilização de produtos, serviços ou sistemas computacionais. Preparar cidadãos críticos, ativos e cada vez mais conscientes do seu papel social e da sua contribuição para o avanço científic.
Dirigido a: O curso de Ciência da Computação da UNIJUÍ pretende formar um profissional que se ocupe do projeto, do desenvolvimento, da implementação e da manutenção de sistemas computacionais. Para tanto, uma formação teórica ao mesmo tempo sólida e genérica será absolutamente necessária.

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Ijuí
Rua Do Comércio, 3000 Cp 560 Bairro Universitário Ijuí - Rs 98.700-000, 98.700-000, Rio Grande do Sul, Brasil
Ver mapa
Consultar
Santa Rosa
Rs 344, Km 39 Cp 489 Santa Rosa - Rs 98.900-000, 98.900-000, Rio Grande do Sul, Brasil
Ver mapa

Programa

Para algumas pessoas o vocabulário do profissional da Ciência da Computação pode parecer estranho. Mas, software, hardware e sistemas; tecnologia de redes WANs, LANs e MANs; conversão D/A e A/D; métodos Botom-up e Top-Down; camadas superiores OSI; Flip-Flop e registradores, para esse profissional, é uma linguagem completamente inteligível. As expressões são utilizadas no dia-a-dia e são usadas por quem depende do mundo digital para realizar diversas tarefas. O bacharel em Ciência da Computação é o profissional responsável pelo projeto, desenvolvimento, implementação e manutenção de sistemas computacionais. O profissional vai atuar em áreas que envolvam o desenvolvimento de software, sistemas de informações, automação e comunicação de dados em indústrias, centros de pesquisa, órgãos e instituições públicas, empresas, instituições de ensino e outras organizações.


Histórico
A primeira iniciativa da UNIJUÍ,na área de Computação e Informática, deu-se com o Curso de Graduação em Informática, criado em 1988. Na direção de uma formação tipicamente tecnológica, em 1994, foi criado o Departamento de Tecnologia (DeTec), responsável pela promoção e gestão dos programas de ensino, pesquisa e extensão na área das engenharias e na Informática.

Após a mudança curricular de 2001, o curso de Informática passou a chamar-se Informática: Sistemas de Informação, dando conta das novas recomendações do MEC, bem como da nova realidade da área de Informática e da computação no Brasil, que tem amadurecido muito como campo do exercício profissional, necessitando que o perfil do profissional seja cada vez mais bem definido.

Em 2007, visando um maior alinhamento com o contexto regional e para criar condições adequadas ao desenvolvimento tecnológico, é proposto o curso de Ciência da Computação em substituição ao curso de Informática: Sistemas de Informação.

Na UNIJUÍ o grupo de professores da área da Informática vem discutindo essa alternativa há algum tempo. A experiência e maturidade adquiridas, juntamente com a competência comprovada ao longo destes 20 anos de ensino, na área tecnológica, demonstraram a existência das condições necessárias para a oferta do curso com esta abrangência.


Objetivos

Geral

* Formação de recursos humanos qualificados para dar sustentação ao desenvolvimento tecnológico desta área com vistas a atender as necessidades da sociedade, quer sejam elas o desenvolvimento e a utilização de produtos, serviços ou sistemas computacionais;

* Preparar cidadãos críticos, ativos e cada vez mais conscientes do seu papel social e da sua contribuição para o avanço científico e tecnológico do país. O conteúdo humano, social e ético desta formação, orienta o currículo do curso de forma a garantir a expansão das capacidades humanas em íntima relação com o aprendizado técnico e científico no campo em questão.


Perfil Profissional:
Contexto de inserção regional

O curso de Ciência da Computação da UNIJUÍ pretende formar um profissional que se ocupe do projeto, do desenvolvimento, da implementação e da manutenção de sistemas computacionais. Para tanto, uma formação teórica ao mesmo tempo sólida e genérica será absolutamente necessária.

O egresso do curso de Ciência da Computação deverá apresentar um conjunto de aptidões, dentre as quais se destacam:

* capacidade de utilizar a Ciência da Computação e outras tecnologias modernas no apoio à construção de produtos ou serviços seguros, confiáveis e de relevância à sociedade;

* capacidade de projetar, construir, testar e manter software no apoio à construção ou incorporado a produtos ou serviços, principalmente nos que requeiram a interação com o ambiente e ou dispositivos físicos, além do próprio sistema computacional utilizado para o processamento de dados;

* capacidade de tirar proveito das tecnologias já estabelecidas, e de desenvolver novas técnicas, no sentido de gerar produtos e serviços mencionados anteriormente;

* capacidade de entender e interagir com o ambiente em que os produtos e serviços, por ele projetados ou construídos, irão operar;

* conhecimento da Ciência da Computação e de métodos necessários para aplicá-la;

* facilidade de interagir e de se comunicar com profissionais da área de computação, e de outras áreas, no desenvolvimento de projetos em equipe;

* facilidade de interagir e de se comunicar com clientes, fornecedores e com o público em geral;

* capacidade de supervisionar, coordenar, orientar, planejar, especificar, projetar e implementar ações pertinentes à Ciência da Computação e analisar os resultados;

* capacidade de realizar estudos de viabilidade técnico-econômica e orçamentos de ações pertinentes à Ciência da Computação;

* disposição e postura de permanente busca da atualização profissional;

* responsabilizar-se pela correção, precisão, confiabilidade, qualidade e segurança de seus projetos e implementações. Compreender e incorporar a ética e a responsabilidade profissional avaliando o impacto de suas atividades no contexto social e ambiental.

Áreas de atuação do egresso

Segundo o Ministério de Ciência e Tecnologia atualmente faltam 17 mil profissionais no mercado de computação, e esse número pode chegar a mais de 200 mil em 2012. O mercado é amplo e está fortalecido com apoio governamental para os próximos 15 anos (incentivo à produção de software). A demanda social por novos softwares é enorme e faltam profissionais capacitados para desenvolvê-los. Atualmente tudo que está ao nosso redor envolve computação e isso nos dá idéia da demanda de profissionais na área. Sistemas Computacionais estão sendo utilizados nos mais diversos setores da sociedade, abrindo vagas desde pequenas empresas comerciais até grandes operadoras de telefonia, por exemplo.

Esses profissionais podem atuar como empreendedores e prestarem serviços para outras empresas, podem atuar, também, em áreas que envolvam a indústria de software, sistemas de informações, automação, comunicação de dados, além do natural campo de trabalho em indústrias e outras organizações, centros de pesquisa e desenvolvimento e instituições de ensino.


Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais