CEP – Controle Estatístico de Processos

ComÊxito
Online

R$79
Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais

Informação importante

  • Curso
  • Online
Descrição

Este Curso e-Learning é dirigido a todos os profissionais que queiram conhecer a metodologia de Controle Estatístico de Processo (CEP), para utilização nos processos de suas organizações, a fim de controlá-los e melhorá-los.
Dirigido a: Profissionais envolvidos com as áreas de qualidade e produtividade de qualquer empresa, que desejem controlar e melhorar seus processos.

Informação importante

Programa

Objetivos do Curso de Controle Estatístico de Processos (CEP)

Este Curso e-Learning é dirigido a todos os profissionais que queiram conhecer a metodologia de Controle Estatístico de Processo (CEP), para utilização nos processos de suas organizações, a fim de controlá-los e melhorá-los.
Com o Curso de Controle Estatístico de Processos (CEP), você irá aprender:

· Conceitos de qualidade; histórico do CEP;
· Conceitos gerais e estatística básica; causas das variações;
· Avaliação da capacidade dos sistemas de medição;
· Ferramentas tradicionais da qualidade utilizadas para o CEP;
· Conceitos básicos de probabilidade; distribuições estatísticas;
· Avaliação da capabilidade do processo; índices Cp, Cpk, Pp e Ppk;
· Gráficos de controle por variáveis e atributos;
· Autocontrole; gráfico do farol;
· Técnicas para análise de causas dos desvios;
· Implementação do CEP.

Conteúdo Programático

Módulo I

CEP - Controle Estatístico de Processos. História do CEP. Conceitos básicos de estatística; Controle de qualidade. Processos. Variação e causas de variação. Princípios e benefícios do CEP.

Módulo II

A curva normal e os gráficos de controle.

Módulo III

Cartas de controle para atributos.

Módulo IV

Cartas de controle para variáveis.

Módulo V

Capacidade do processo e as 7 ferramentas da qualidades utilizadas para o CEP.

Público-Alvo

Profissionais envolvidos com as áreas de qualidade e produtividade de qualquer empresa, que desejem controlar e melhorar seus processos.

Não são exigidos pré-requisitos do aluno para realizar este curso.

Características do Curso

O Curso de Controle Estatístico de Processos (CEP) é composto por aproximadamente 120 slides com áudio, contendo explicações detalhadas de cada tópico do slide. Muitos slides possuem exemplos práticos e experiências do instrutor, e cada módulo do curso possui exercícios para ajudar no aprendizado. O tempo estimado para executar o curso pode variar entre 5 e 8 horas, dependendo do desempenho do aluno, que pode começar o curso quando quiser, podendo ainda rever as aulas várias vezes. Disponibilizamos acesso a um fórum de discussão, para que o aluno possa enviar dúvidas diretamente ao instrutor do curso, que responderá em até 48 horas.
CEP - Controle Estatístico de Processos

O termo estatística surgiu da expressão em latim statisticum collegium - palestra sobre os assuntos do estado, de onde surgiu a palavra em língua italiana statista, que significa "homem de Estado", ou político, e a palavra alemã statistik, designando a análise de dados sobre o Estado. Apareceu como vocábulo na Enciclopédia Britânica em 1797, e adquiriu um significado de coleta e classificação de dados no início do século XIX.

As primeiras estatísticas foram realizadas para identificar como os bens do Estado estavam distribuídos entre a população. O primeiro dado disponível sobre um levantamento estatístico foi referido por Heródoto, segundo o qual, em 3.050 a.C., efetuou-se um estudo da riqueza da população do Egito com a intenção de averiguar quais recursos humanos e econômicos existiam para a construção das pirâmides.

Hoje, todos os estados e a sociedade em geral usam e dependem da estatística, de modo que é usual o Estado possuir um Instituto Nacional de Estatística. Hoje, a estatística é aplicada a estudos de demografia, economia, biologia, medicina, física, psicologia e meteorologia, entre outros, para a indústria, o comércio, a educação, etc., e de domínios aparentemente desligados como estrutura de linguagem e estudo de formas literárias.

O americano Dr. Walter Shewhart (1891-1967), do Bell Labs, na década de 1920, estudou os dados dos processos de seu laboratório e foi o primeiro a formalizar a distinção entre variação controlada e variação não-controlada, correspondente ao que se chama de causas comuns e causas especiais. Ele desenvolveu uma ferramenta simples, mas poderosa, para separar esses dois tipos de causas, e a chamou de carta de controle. Desde esta época, as cartas de controle têm sido usadas com sucesso numa grande variedade de situações de controle de processos.
O que é CEP?

CEP significa Controle Estatístico de Processos. Não se refere a uma técnica, algoritmo ou procedimento específico, mas é uma filosofia de otimização relacionada à melhoria contínua do processo, por meio de ferramentas estatísticas. O CEP tradicionalmente é uma ferramenta, com base estatística, de auxílio ao controle da qualidade nas etapas do processo, particularmente, no caso de processos de produção repetitivos.

Hoje, mais do que uma ferramenta estatística, o CEP é entendido como uma filosofia de gerenciamento, isto é, um conjunto de técnicas e habilidades originárias da estatística e da engenharia de produção que visam a garantir a estabilidade e a melhoria contínua de um processo de produção. Em resumo, o CEP visa o controle e a melhoria dos processos.
Por que controlar processos?

Porque do processo de produção podem resultar produtos não-conformes (defeituosos), ou a porcentagem de produtos defeituosos pode variar ao longo do tempo. O que causa produtos defeituosos é a existência de variação nos materiais, nas condições do equipamento, nos métodos de trabalho, na inspeção, nas condições da mão-de-obra, em outros insumos, etc. A variação que ocorre em um processo de produção pode ser desmembrada em duas elementos: um de difícil controle, chamado variação aleatória, e outro chamado variação controlável. Assim, a equação da variação total de um processo pode ser escrita como sendo:

Variação Total = Variação Aleatória + Variação Controlável.

Se as variações forem conhecidas, controladas e reduzidas, os índices de produtos defeituosos certamente se reduzirão. Esses dois tipos de variação exigem esforços e capacitação técnica e gerencial diferenciados para o seu controle.
CEP e Cartas de Controle

Carta de Controle é um gráfico similar ao gráfico de linha, onde se plotam os dados observados ao longo do tempo em que foram coletados. De um modo geral, possui uma linha central (LC) a partir da qual se estabelecem os limites de controle (LC = média ± 3 desvios padrão), o que permite uma visualização da localização e dispersão do processo analisado.

O Controle Estatístico de Processo tem por natureza ser uma ferramenta preventiva: por meio da análise de tendências e das variações do processo é possível prever certos fatos indesejáveis, como, por exemplo, produtos fora da especificação. Por isso, é fundamental saber interpretar as Cartas de Controle.

Pirataria é Crime!

Atenção : ao se inscrever neste curso, você receberá uma licença individual e intransferível que não deve ser compartilhada. Qualquer cópia ou distribuição do material do curso a terceiros constitui violação de direitos autorais e está sujeita às sanções da lei.

Prazo e Funcionamento

O aluno poderá assistir ao curso quantas vezes quiser durante um período de seis meses.

Para assistir às aulas é necessário estar conectado à internet.

Após a confirmação do pagamento, o aluno receberá um e-mail com as instruções necessárias para entrar no ambiente de ensino e iniciar imediatamente o curso.

Requisitos Técnicos

Para que você possa acessar as aulas gravadas é necessário ter as seguintes configurações em seu computador:

· Placa de som, para ouvir as aulas gravadas;

· Acesso rápido à Internet: é recomendado um acesso com mais de 54 kbps;

· Internet Explorer 5 ou superior com Flash Player (download gratuito);

· Microsoft Word e Acrobat Reader para a leitura das apostilas.

Observações Importantes

· Os preços praticados no site são para Pessoas Físicas. Os preços de venda para Pessoas Jurídicas são acrescidos de 30% do preço apresentado.

· As aulas são gravadas, portanto, o aluno pode assisti-las quantas vezes desejar dentro de um período de 6 meses.

· Todo material é em formato eletrônico; não trabalhamos com material impresso ou em CD; o aluno faz o download pelo site de todo material.

· As aulas gravadas serão disponibilizadas somente via Internet; não é permitido o download do áudio. Todos os slides das aulas gravadas são disponibilizados em formato PDF para que o aluno possa imprimir.

· Não é permitida a distribuição do material.

· Caso o aluno não consiga realizar o curso dentro de 6 meses, poderá pedir prorrogação do prazo por mais 6 meses mediante o pagamento de uma pequena taxa.

· As licenças vendidas são individuais e o certificado só é emitido no nome do aluno cadastrado.


Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais