Capacitação Profissional Manejo Integrado em Sistemas de Produção Agrícola Sustentável

Universidade Federal de Viçosa
A distância

€1.500 - (R$5.526)
Ou prefere ligar para o centro agora?
(55) ... Ver mais

Informação importante

  • Curso profissionalizante
  • A distância
  • Viçosa
  • 439 horas de estudo
Descrição

Capacitar no manejo e controle de pragas, doenças e plantas daninhas, impacto ambiental, aplicação de produtos fitossanitários, conservação do solo e nutrição de plantas, dentre outras áreas.
Dirigido a: Candidatos que concluíram o nível médio ou superior na área das Ciências Agrárias e profissionais de nível superior de qualquer formação.

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Viçosa
Prédio Cee Avenida Ph Rolfs S/N Campus Universitário, 36570-000, Mato Grosso, Brasil
Ver mapa

Programa

Capacitar no manejo e controle de pragas, doenças e plantas daninhas, impacto ambiental, aplicação de produtos fitossanitários, conservação do solo e nutrição de plantas, dentre outras áreas.

Objetivos:

- Habilitar o participante na área do manejo integrado na produção agrícola sustentável.

- Enfatizar, de maneira prática, o manejo integrado aplicado ao controle de pragas, doenças e plantas daninhas, impacto ambiental, uso correto e seguro de tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários, manejo e conservação do solo, nutrição de plantas, certificação e rastreabilidade de produtos agrícolas (produção integrada).

- Promover o desenvolvimento de habilidades comportamentais com as atividades em grupo.


Público- Alvo:

Candidatos que concluíram o nível médio ou superior na área das Ciências Agrárias e profissionais de nível superior de qualquer formação.

Conteúdo:

Conteúdo Carga horária (h)

Módulo 1 - Manejo integrado de pragas 50

Módulo 2 - Manejo de Plantas Daninhas 50

Módulo 3 - Manejo integrado de doenças 50

Módulo 4 - Tecnologia de Aplicação de Defensivos

Agrícolas e Equipamentos de Aplicação 50

Módulo 5 - Solos e Nutrição mineral de plantas 50

Módulo 6 - Manejo e conservação de solos 50

Módulo 7- Gestão ambiental de produtos fitossanitários 30

Módulo 8 - Desenvolvimento e legislação voltada 20
para registro de produtos fitossanitários.

Módulo 9 - Uso correto e seguro e de equipamentos 20
de aplicação individual de produtos fitossanitários.

Módulo 10 - Certificação e rastreabilidade de produtos 20


Metodologia:

A conveniência de se atingir um número expressivo de profissionais em curto espaço de tempo e a custos razoáveis levou à adoção de um programa educacional por "Tutoria a distância". A dinâmica consiste, basicamente, na identificação dos mais eminentes especialistas da área, que prepararão o conteúdo, sob a forma de módulos, e acompanharão o andamento do curso, com a programação das leituras, exercícios e trabalhos práticos que compõem o material didático instrucional do curso.

Os alunos matriculados receberão uma senha, para terem acesso aos temas dos módulos, que estarão disponíveis na plataforma PVANET.

Os módulos serão organizados no ambiente virtual de aprendizado da UFV, o PVANet. Por meio da matricula e senha, o estudante terá acesso ao ambiente, no qual ocorrerá o processo de interação estudante-estudante, estudante-tutor e estudante-professor, a realização e entrega das tarefas e a realização dos testes on-line.

Para o esclarecimento e debate das dúvidas, os estudantes e professores poderão utilizar as ferramentas: Fórum, Perguntas e Respostas e/ou o e-mail. Para isto, será criado um endereço eletrônico para cada estudante.

Ao longo de cada período, serão realizados testes, atividades de autoavaliação, que permitirão ao aluno a revisão do conteúdo estudado e a confirmação de seu aprendizado. As datas de início e limite final para a realização dos testes serão definidas pelo professor-tutor de cada módulo e agendada no Calendário do ambiente de aprendizagem virtual. Após o prazo para a realização dos testes, os estudantes receberão as suas notas e o gabarito correto, para poderem analisar possíveis erros. Os testes valem nota e são computados na média final.

Do curso consta ainda um encontro presencial, que será realizado na UFV -Campus Viçosa (MG) e durará seis dias cada, quando serão tratados assuntos específicos, como aulas práticas e demonstração no campo. As provas serão aplicadas 30 dias após a realização do curso no PVANET e as notas informadas aos alunos na plataforma. Com essas características, o curso não exigirá o afastamento do trabalho, a não ser por uma semana durante o ano.


Certificação:

A avaliação do rendimento acadêmico do aluno em cada módulo será realizada mediante provas e testes on-line.

I - as provas escritas serão aplicadas 30 dias após o encerramento do curso via PVANET (uma para cada módulo com peso de 50%).

II - os testes para cada módulo serão realizados on-line com peso total de 50%: a) os testes serão realizados ao longo do semestre, em número e data definidas pelo professor-tutor de cada módulo;
b) os testes, incluídos no ambiente virtual, ficarão disponíveis para os estudantes por um período de dois (2) dias;
c) os testes deverão ter suas datas programadas pelo professor, na primeira semana do curso.

Aprovação:

Conforme disposição da Universidade Federal de Viçosa - UFV, em sua Resolução CEPE 01/2007, no art.13, somente serão aprovados os alunos que obtiverem nota final igual ou superior a 60 (sessenta).

Alunos que não obtiverem 60 (sessenta) em um ou mais módulos oferecidos terão a oportunidade de realizar uma nova prova final, dez (10) dias após o último exame. A nota final será a média entre a nota obtida durante o semestre (testes on-line) e a nota da prova final.

Controle de Frequência:

A frequência dos alunos será aferida no Encontro Presencial - ocasião em que serão feitas discussões, aulas teóricas e práticas.

Também será controlado o acesso dos estudantes ao PVANET, que deve ser acessado pelos estudantes, no mínimo, uma vez por semana.

Certificado:

Será conferido certificado de Extensão ao estudante que:
I - não apresentar pendência com a Diretoria de Registro Escolar ou com qualquer outra instância da UFV;
II - lograr aprovação em todos os módulos, e
III - participar do encontro presencial.