Capacitação em IT Governance Foundations Baseado no COBIT (Preparatório para Exame Certificação)

Capacitação

Online

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Capacitação

  • Metodologia

    Online

A capacitação IT Governance Foundations (Baseado no COBIT) se propõe a possibilitar habilidades de pesquisar, desenvolver, publicar e promover um conjunto atualizado, com autoridade e foco internacional de Objetivos de Controle geralmente aceitos e aplicáveis à Tecnologia da Informação para o uso por gestores de TI, CIOs, usuários e auditores de sistemas. Adicionalmente, permitir o acesso à .. Dirigido a: Profissionais de TI e Executivos que são responsáveis pela prestação de serviços de TI, requerida pela empresa ou negócio, como os administradores de sistemas e redes, auditores, profissionais de controladoria, gerentes de auditoria, gerentes/consultores de TI, analistas/gestores de negócio, especialistas em processos de negócios, analistas de sistemas, engenheiros de TI e Diretores de TI (CIO...

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

VISÃO GERAL DO TREINAMENTO


# As organizações dependem cada vez mais da informação e das tecnologias que a suportam para atender seus objetivos de negócio. Para muitas organizações, senão todas, fazer negócio significa lidar com informação. A informação é um dos ativos mais valiosos e talvez um dos menos compreendidos.


# Organizações de sucesso reconhecem os benefícios da Tecnologia da Informação (TI) e os utilizam para direcionar valor aos seus influenciadores (stakeholders). Estas organizações também gerenciam os riscos inerentes a TI, focados nos processos críticos de negócio sustentados e/ou suportados por TI. A necessidade de garantia sobre o valor da TI, o gerenciamento dos riscos relacionados e o aumento sobre os requerimentos de controle sobre a informação são atualmente reconhecidos como elementos chave para a Governança de TI.


# Nesse contexto, o framework Control Objectives for Information and related Technology - CobiT® tem sido a melhor resposta. O modelo abrange todas as áreas de TI com 34 Processos e seus respectivos 210 Objetivos de Controle.


# É utilizado como referência para atendimento a leis como Sarbanes-Oxley e auditorias relativas a risco operacional, como as realizadas pelo Banco Central do Brasil junto aos bancos para definição de lastro para insolvência.


§ No Brasil, assim como o setor bancário, outros segmentos e instituições quando ainda não usuárias do modelo, estão em processo de planejamento para o padrão. Seguramente o CobiT é atualmente a referência mundial utilizada na avaliação de controles e maturidade de processos de TI e por esta razão tem sido largamente adotado pelas empresas em todo o mundo.


§ Sendo um conjunto de diretrizes baseadas em auditoria para processos, práticas e controles de TI, o CobiT é voltado para redução de riscos, enfoca integridade, confiabilidade e segurança.


§ Com níveis de maturidade, aborda quatro domínios:

Planejar e Organizar, Adquirir e Implementar, Entregar e Suportar e Moitorar e Avaliar.


# O CobiT não determina como os processos devem ser estruturados, porém determina os controles que eles devem possuir para que TI cumpra seus objetivos em termos de governança, ou seja:


· Alinhamento e entrega de valor por parte da área de TI para os negócios;


· Correta alocação e medição dos recursos envolvidos;


· A mitigação dos riscos em TI; e


· Atendimento de padrões regulatórios.


OBJETIVO


# A capacitação IT Governance Foundations (Baseado no COBIT) se propõe a possibilitar habilidades de pesquisar, desenvolver, publicar e promover um conjunto atualizado, com autoridade e foco internacional de Objetivos de Controle geralmente aceitos e aplicáveis à Tecnologia da Informação para o uso por gestores de TI, CIOs, usuários e auditores de sistemas. Adicionalmente, permitir o acesso à certificação oficial COBIT Foundations / ISACA, que a cada dia vem ganhando mais reconhecimento no mercado.


# Visa, assim, capacitar os participantes em habilidades de conhecer o histórico e organizações envolvidas, a estrutura do CobiT e seus principais componentes e produtos, bem como, de que forma o CobiT endereça a necessidade de um modelo de controles para a gestão de TI.


Resumindo, este treinamento visa dar aos participantes:


· a apresentação do CobiT, em sua versão 4.1, como uma estrutura de controle e de Governança de TI;


· a compreensão da essência dos elementos do CobiT e sua contribuição para o estabelecimento de um modelo de Governança de TI;


· o entendimento de como o CobiT posiciona-se em relação à Auditoria de TI;


· a identificação e o conhecimento de onde usar os vários componentes do CobiT;


· o entendimento do escopo para gerenciamento de TI baseado no CobiT;


· o fornecimento de subsídios para o exame de certificação em COBIT Foundations.


PÚBLICO-ALVO


Profissionais de TI e Executivos que são responsáveis pela prestação de serviços de TI, requerida pela empresa ou negócio, como os administradores de sistemas e redes, auditores, profissionais de controladoria, gerentes de auditoria, gerentes/consultores de TI, analistas/gestores de negócio, especialistas em processos de negócios, analistas de sistemas, engenheiros de TI e Diretores de TI (CIO´s - Chief of Information Office) de empresas menores.


1. Governança de TI:


- Identificar os principais desafios de TI que afetam as organizações; Identificar quem é o responsável pela Governança em TI;


- Identificar os princípios da Governança em TI;


- Identificar como a Governança em TI resolve problemas de gerenciamento;


- Identificar a necessidade de um guia de controle dirigido pela Governança de TI.


2. Introdução ao CobiT:


- Identificar os componentes do Cobit;


- Entender como CobiT satisfaz os requerimentos para um guia de controle;


- Descrever como CobiT atende aos requerimentos regulatórios;


- Descrever como CobiT ajuda os gestores e auditores nas organizações.


3. Framework:


- Identificar as funções do framework;


- Como os componentes do framework se relacionam;


- Qual a importância da adoção dessa estrutura;


- Identificar as características dos quatro domínios de TI;


- Descrever o papel dos processos de TI;


- Descrever os sete critérios de informações;


- Descrever como CobiT define os recursos no ambiente de TI.


4. Domínios e Processos:


- Definir a maneira mais adequada de usar os componentes dos processos nas situações do dia-a-dia; Identificar a aplicabilidade de acordo com os ambientes organizacionais;


- Descrever os objetivos de controles e indicadores do CobiT;


5. Modelo de Maturidade:


- Apresentar o modelo de maturidade utilizado pelo Cobit; Identificar as variações de acordo com os processos; - Exercitar a aferição da maturidade com exemplos práticos.


6. Métricas:


- Identificar as métricas existentes para medir os objetivos dos processos e das atividades;


- Explanar sobre a diferença entre elas.


7. Guia de auditoria:


- Identificar como o Cobit oferece subsídios para as auditorias e quais os elementos desse componente.


8. Produtos do framework:


- CobiT Online; CobiT QuickStart; CobiT Security Baseline; Implementation Guide for IT Governance;


- Identificar como CobiT beneficia o negócio ao ligar os objetivos de governança em TI;


- Revisão e simulado para prova de certificação

O curso será ministrado por profissionais pós-graduados, certificados em ITIL e CobiT e com larga experiência em governança de TI, integrantes da equipe da Quint Wellington Redwood Group.

Capacitação em IT Governance Foundations Baseado no COBIT (Preparatório para Exame Certificação)

Preço para verificar