Capacitação em IT Governance Foundations Baseado no COBIT (Preparatório para Exame Certificação)

FEBRABAN
Online

Preço a consultar

Informação importante

Tipologia Capacitação
Metodologia Online
  • Capacitação
  • Online
Descrição

A capacitação IT Governance Foundations (Baseado no COBIT) se propõe a possibilitar habilidades de pesquisar, desenvolver, publicar e promover um conjunto atualizado, com autoridade e foco internacional de Objetivos de Controle geralmente aceitos e aplicáveis à Tecnologia da Informação para o uso por gestores de TI, CIOs, usuários e auditores de sistemas. Adicionalmente, permitir o acesso à ..
Dirigido a: Profissionais de TI e Executivos que são responsáveis pela prestação de serviços de TI, requerida pela empresa ou negócio, como os administradores de sistemas e redes, auditores, profissionais de controladoria, gerentes de auditoria, gerentes/consultores de TI, analistas/gestores de negócio, especialistas em processos de negócios, analistas de sistemas, engenheiros de TI e Diretores de TI (CIO...

Informação importante

Programa

VISÃO GERAL DO TREINAMENTO


# As organizações dependem cada vez mais da informação e das tecnologias que a suportam para atender seus objetivos de negócio. Para muitas organizações, senão todas, fazer negócio significa lidar com informação. A informação é um dos ativos mais valiosos e talvez um dos menos compreendidos.


# Organizações de sucesso reconhecem os benefícios da Tecnologia da Informação (TI) e os utilizam para direcionar valor aos seus influenciadores (stakeholders). Estas organizações também gerenciam os riscos inerentes a TI, focados nos processos críticos de negócio sustentados e/ou suportados por TI. A necessidade de garantia sobre o valor da TI, o gerenciamento dos riscos relacionados e o aumento sobre os requerimentos de controle sobre a informação são atualmente reconhecidos como elementos chave para a Governança de TI.


# Nesse contexto, o framework Control Objectives for Information and related Technology - CobiT® tem sido a melhor resposta. O modelo abrange todas as áreas de TI com 34 Processos e seus respectivos 210 Objetivos de Controle.


# É utilizado como referência para atendimento a leis como Sarbanes-Oxley e auditorias relativas a risco operacional, como as realizadas pelo Banco Central do Brasil junto aos bancos para definição de lastro para insolvência.


§ No Brasil, assim como o setor bancário, outros segmentos e instituições quando ainda não usuárias do modelo, estão em processo de planejamento para o padrão. Seguramente o CobiT é atualmente a referência mundial utilizada na avaliação de controles e maturidade de processos de TI e por esta razão tem sido largamente adotado pelas empresas em todo o mundo.


§ Sendo um conjunto de diretrizes baseadas em auditoria para processos, práticas e controles de TI, o CobiT é voltado para redução de riscos, enfoca integridade, confiabilidade e segurança.


§ Com níveis de maturidade, aborda quatro domínios:

Planejar e Organizar, Adquirir e Implementar, Entregar e Suportar e Moitorar e Avaliar.


# O CobiT não determina como os processos devem ser estruturados, porém determina os controles que eles devem possuir para que TI cumpra seus objetivos em termos de governança, ou seja:


· Alinhamento e entrega de valor por parte da área de TI para os negócios;


· Correta alocação e medição dos recursos envolvidos;


· A mitigação dos riscos em TI; e


· Atendimento de padrões regulatórios.


OBJETIVO


# A capacitação IT Governance Foundations (Baseado no COBIT) se propõe a possibilitar habilidades de pesquisar, desenvolver, publicar e promover um conjunto atualizado, com autoridade e foco internacional de Objetivos de Controle geralmente aceitos e aplicáveis à Tecnologia da Informação para o uso por gestores de TI, CIOs, usuários e auditores de sistemas. Adicionalmente, permitir o acesso à certificação oficial COBIT Foundations / ISACA, que a cada dia vem ganhando mais reconhecimento no mercado.


# Visa, assim, capacitar os participantes em habilidades de conhecer o histórico e organizações envolvidas, a estrutura do CobiT e seus principais componentes e produtos, bem como, de que forma o CobiT endereça a necessidade de um modelo de controles para a gestão de TI.


Resumindo, este treinamento visa dar aos participantes:


· a apresentação do CobiT, em sua versão 4.1, como uma estrutura de controle e de Governança de TI;


· a compreensão da essência dos elementos do CobiT e sua contribuição para o estabelecimento de um modelo de Governança de TI;


· o entendimento de como o CobiT posiciona-se em relação à Auditoria de TI;


· a identificação e o conhecimento de onde usar os vários componentes do CobiT;


· o entendimento do escopo para gerenciamento de TI baseado no CobiT;


· o fornecimento de subsídios para o exame de certificação em COBIT Foundations.


PÚBLICO-ALVO


Profissionais de TI e Executivos que são responsáveis pela prestação de serviços de TI, requerida pela empresa ou negócio, como os administradores de sistemas e redes, auditores, profissionais de controladoria, gerentes de auditoria, gerentes/consultores de TI, analistas/gestores de negócio, especialistas em processos de negócios, analistas de sistemas, engenheiros de TI e Diretores de TI (CIO´s - Chief of Information Office) de empresas menores.


1. Governança de TI:


- Identificar os principais desafios de TI que afetam as organizações; Identificar quem é o responsável pela Governança em TI;


- Identificar os princípios da Governança em TI;


- Identificar como a Governança em TI resolve problemas de gerenciamento;


- Identificar a necessidade de um guia de controle dirigido pela Governança de TI.


2. Introdução ao CobiT:


- Identificar os componentes do Cobit;


- Entender como CobiT satisfaz os requerimentos para um guia de controle;


- Descrever como CobiT atende aos requerimentos regulatórios;


- Descrever como CobiT ajuda os gestores e auditores nas organizações.


3. Framework:


- Identificar as funções do framework;


- Como os componentes do framework se relacionam;


- Qual a importância da adoção dessa estrutura;


- Identificar as características dos quatro domínios de TI;


- Descrever o papel dos processos de TI;


- Descrever os sete critérios de informações;


- Descrever como CobiT define os recursos no ambiente de TI.


4. Domínios e Processos:


- Definir a maneira mais adequada de usar os componentes dos processos nas situações do dia-a-dia; Identificar a aplicabilidade de acordo com os ambientes organizacionais;


- Descrever os objetivos de controles e indicadores do CobiT;


5. Modelo de Maturidade:


- Apresentar o modelo de maturidade utilizado pelo Cobit; Identificar as variações de acordo com os processos; - Exercitar a aferição da maturidade com exemplos práticos.


6. Métricas:


- Identificar as métricas existentes para medir os objetivos dos processos e das atividades;


- Explanar sobre a diferença entre elas.


7. Guia de auditoria:


- Identificar como o Cobit oferece subsídios para as auditorias e quais os elementos desse componente.


8. Produtos do framework:


- CobiT Online; CobiT QuickStart; CobiT Security Baseline; Implementation Guide for IT Governance;


- Identificar como CobiT beneficia o negócio ao ligar os objetivos de governança em TI;


- Revisão e simulado para prova de certificação

O curso será ministrado por profissionais pós-graduados, certificados em ITIL e CobiT e com larga experiência em governança de TI, integrantes da equipe da Quint Wellington Redwood Group.

Êxitos alcançados por este centro


Os usuários que se interessaram por esse curso também buscaram...
Ver mais