Bridge ITIL V2 V3

FEBRABAN
Online

Preço a consultar
Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais

Informação importante

  • Curso
  • Online
Descrição

Entender os principais conceitos, processos, benefícios e desafios do ITIL® v3. Entender como estes processos contribuem para tornar uma organização de TI 'gerenciável'. Obter uma visão holística da abordagem ciclo de vida do serviço, que forma o núcleo do ITIL® v3. 'Absorver' um vocabulário padronizado. Preparar o aluno para a prova de 'Bridge' do ITIL v2 para o ITIL v3.
Dirigido a: Gerentes e integrantes de equipes de TI e responsáveis por processos. Gerentes de Negócios, de Projetos e de Aplicações diretamente envolvidos com TI. Qualquer integrante de uma organização de TI envolvido na entrega de serviços.

Informação importante

Programa

- Este treinamento introduz os conceitos e principais elementos do Gerenciamento de Serviços de TI (GSTI), baseados no conjunto de melhores práticas ITIL® v3.


- Trata-se da mais recente e importante contribuição para a abordagem do Gerenciamento de Serviços de TI. Com a ITIL® v3, a OGC apresenta o conceito de gerenciamento do ciclo-de-vida do serviço.

- Paralelamente à ISO 20.000, o conceito de ciclo-de-vida abrange o gerenciamento de um serviço desde a solicitação até o seu descarte, utilizando uma abordagem de processos para as etapas de definição, operacionalização e adaptação.

- Com essa abordagem, a ITIL® v3 se equipara à visão de nosso parceiro (Quint) na administração da TI e no modelo IPW TM.

- Tanto o IPW TM quanto a ITIL® v3 reconhecem que, em última instância, a TI tem apenas dois importantes valores agregados: prover serviços, conforme os níveis acordados de qualidade por um preço determinado; e a capacidade de adaptar-se, promovendo mudanças que suportem efetivamente o negócio fim da empresa.


- Indicadores-chave de desempenho dos processos e Acordos de Nível de Serviço são importantes, mas nenhum cliente está interessado no número de incidentes que foram resolvidos em tempo, simplesmente porque todos deveriam ser resolvidos em tempo. Mais importante é a habilidade de entregar serviços contínuos, capazes de se adaptar às constantes mudanças no ambiente de negócio. Pois isso é o que realmente agrega valor.


A ITIL® v3 é composta de cinco livros:


1. Service Strategies (SS)


Entendimento e tradução das necessidades de negócio em estratégias para a Organização de Serviços (de TI).


2. Service Design (SD)


Guia para o desenvolvimento dos Serviços, através da produção e manutenção de políticas e estudos sobre a arquitetura de TI, incluindo insourcing e outsourcing.


3. Service Transition (ST)


Criação de estratégias para a transição, do projeto do serviço para o ambiente de produção, fornecendo uma visão de longo prazo das práticas de gerenciamento de mudanças e de liberações.


4. Service Operations (SO)


Como gerenciar serviços no ambiente de produção, através dos processos de controle e de entrega, com foco na estabilidade dos serviços.


5. Continual Service Improvement - CSI


Foco nas entradas e saídas necessárias para o bom ciclo de aperfeiçoamento ('Plan-Do-Check-Act') nos serviços existentes, incluindo o término do serviço.


As organizações que possuem um nível básico de maturidade em gerenciamento de serviços, através da utilização do modelo IPWTM terão agora a chance de avançar para o próximo nível de maturidade, valendo-se da abordagem do 'Service Design' (Projeto de Serviço), incorporada à ITIL® v3! Finalmente, não se trata mais de processos, mas sim de cada serviço que se modifica continuamente para satisfazer as necessidades dos clientes.


OBJETIVO


- Entender os principais conceitos, processos, benefícios e desafios do ITIL® v3.


- Entender como estes processos contribuem para tornar uma organização de TI 'gerenciável'.


- Obter uma visão holística da abordagem ciclo de vida do serviço, que forma o núcleo do ITIL® v3.


- 'Absorver' um vocabulário padronizado.


- Preparar o aluno para a prova de 'Bridge' do ITIL v2 para o ITIL v3.


PÚBLICO-ALVO


- Gerentes e integrantes de equipes de TI e responsáveis por processos.

- Gerentes de Negócios, de Projetos e de Aplicações diretamente envolvidos com TI.


- Qualquer integrante de uma organização de TI envolvido na entrega de serviços.


- Opcional, participação em exame e a certificação internacional (por opção do treinando), a ser emitida pelo órgão certificador.


- Os exames são aplicados pela Quint, com o auxílio de um Proctor autorizado pela APMG/EXIN, órgãos oficiais de certificação ITIL.


- Introdução

- Service Strategies (SS)


- Service Design (SD)


- Service Transition (ST)


- Service Operations (SO)


- Continual Service Improvement (CSI)


- Simulado


- Realização do Exame


Com apoio de material pedagógico, a metodologia é baseada na aplicação de um ciclo contínuo de aprendizado, onde cada participante se envolve em etapas intimamente relacionadas a tecnologia, nas quais os aspectos teóricos são abordados através de aulas expositivas e exercícios orientados. Todos os elementos do ITIL serão orientados usando exemplos práticos, relacionados com o dia-a-dia dos participantes.


- Material: em português, fornecido pela Quint.


- Exame em inglês (opcional)


Todas as ferramentas utilizadas nos cursos são de propriedade da Quint Wellington Redwood, sendo seu uso vetado sem autorização prévia.

O curso será ministrado por profissionais pós-graduados, certificados em ITIL e CobiT e com larga experiência em governança de TI, integrantes da equipe da Quint Wellington Redwood Group.


Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais