Biomedicina
Graduação
Em Cariacica
Descrição
-
Tipologia
Graduação
-
Local
Cariacica
-
Duração
4 Anos
O Curso de Biomedicina foi pioneiramente implantado na Escola Paulista de Medicina em 1966, tendo sido criado com objetivos de capacitar futuros docentes e pesquisadores nas áreas de biologia e medicina.
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Opiniões
Programa
O Curso de Biomedicina foi pioneiramente implantado na Escola Paulista de Medicina em 1966, tendo sido criado com objetivos de capacitar futuros docentes e pesquisadores nas áreas de biologia e medicina.
A Universidade Federal de Pernambuco, segundo estado do Brasil a oferecer o curso, formou sua primeira Turma de Biomédicos em 1971. Posteriormente vários cursos, com a mesma denominação, foram criados em outras regiões, com objetivos e grade curricular distintas. A profissão foi regulamentada em 1979 e o Conselho Federal e os Regionais de Biomedicina foram criados e hoje regulamentam o exercício da profissão em suas várias especializações.
Área de Atuação
Após concluir o curso de Biomedicina, o profissional biomédico atua nas seguintes áreas:
SAÚDE
· ANÁLISES CLÍNICAS: realiza análises clínicas, assumindo a responsabilidade técnica e firmando os respectivos laudos;
· DNA:realiza exames laboratoriais de dna, assumindo a responsabilidade técnica e firmando os respectivos laudos;
· PROCESSAMENTO DE SANGUE: assume e executa o processamento de sangue, suas sorologias e exames pré-transfusionais e realiza todas as atividades inerentes a bancos de sangue, com exclusão apenas de transfusão; *ONCOLOGIA: realiza exames citologia oncótica (esfoliativa);
· IMAGENOLOGIA: atua em exames de medicina nuclear, raios-x, ressonância magnética, tomografia e ultra-sonografia (excluída a interpretação de laudos);
CIÊNCIA
· BIOLOGIA MOLECULAR: realiza coleta de materiais, análise, interpretação e emissão de laudos e pareceres técnicos;
MEIO AMBIENTE, ALIMENTOS E INDÚSTRIAS
· ANÁLISES AMBIENTAIS: realiza análises ambientais físico-químicas e microbiológicas;
· ANÁLISES BROMATOLÓGICAS: realiza análises para aferição da qualidade dos alimentos;
· ATUAÇÃO NA INDÚSTRIA: atua em indústrias químicas e biológicas, na produção de soros, vacinas, reagentes e afins.
Perfil Profissional
Competências Gerais
Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;
Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;
Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;
Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativa, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a ser empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;
Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, proporcionando condições para que haja beneficio mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.
Competências e Habilidades Específicas
O Curso de Graduação em Biomedicina deve assegurar, também, a formação de profissionais com competências e habilidades específicas para:
respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o;
atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética;
reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
contribuir para a manutenção da saúde, bem estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, considerando suas circunstâncias éticas, políticas, sociais, econômicas, ambientais e biológicas;
exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social;
emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios;
conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;
realizar, interpretar, emitir laudos e pareceres e responsabilizar-se tecnicamente por análises clínico-laboratoriais, incluindo os exames hematológicos, citológicos, citopatológicos e histoquímicos, biologia molecular, bem como análises toxicológicas, dentro dos padrões de qualidade e normas de segurança;
realizar procedimentos relacionados à coleta de material para fins de análises laboratoriais e toxicológicas;
atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de produtos obtidos por biotecnologia;
realizar análises fisico-químicas e microbiológicas de interesse para o saneamento do meio ambiente, incluídas as análises de água, ar e esgoto;
atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de hemocomponentes e hemoderivados, incluindo realização, interpretação de exames e responsabilidade técnica de serviços de hemoterapia;
exercer atenção individual e coletiva na área das análises clínicas e toxicológicas;
gerenciar laboratórios de análises clínicas e toxicológicas;
atuar na seleção, desenvolvimento e controle de qualidade de metodologias, de reativos, reagentes e equipamentos;
assimilar as constantes mudanças conceituais e evolução tecnológica apresentadas no contexto mundial;
avaliar e responder com senso crítico as informações que estão sendo oferecidas durante a graduação e no exercício profissional;
formar um raciocínio dinâmico, rápido e preciso na solução de problemas dentro de cada uma de suas habilitações específicas;
ser dotado de espírito crítico e responsabilidade que lhe permita uma atuação profissional consciente, dirigida para a melhoria da qualidade de vida da população humana;
exercer, além das atividades técnicas pertinentes a profissão, o papel de educador, gerando e transmitindo novos conhecimentos para a formação de novos profissionais e para a sociedade como um todo.
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