Biomedicina

UniCEUB - Centro Universitário de Brasília
Em Brasilia

Preço a consultar
Ou prefere ligar para o centro agora?
(55) ... Ver mais

Informação importante

  • Graduação
  • Brasilia
  • Duração:
    10 Semestres
Descrição

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Brasilia
Sepn 707/907 - Campus Do Uniceub - Bloco 9 - Asa Norte Brasília -Df - Cep: 70790-075, 70790-075, Distrito Federal, Brasil
Ver mapa

Programa

Sobre o curso Qual é a formação obtida?
Bacharelado em Biomedicina


Como é a profissão do biomédico?
O profissional lida com moderna e complexa tecnologia de diagnóstico relacionado a todas as áreas da saúde, incluindo análises clínicas, hemoterapia, biologia molecular, biotecnologia, análises ambientais, criminalística, fiscalização dessas atividades e sua utilização em saúde pública.

Por que fazer o curso de Biomedicina?
É uma carreira cujo mercado de trabalho só tende a crescer. O profissional tem a possibilidade de trabalhar em diferentes campos da área da saúde.

Em que tipo de empresa o profissional atua?
O campo de atuação é amplo:
:: Empresas prestadoras de serviços de hemoterapia e hematologia, de hemodiálise, de transplantes e hemocentros.
:: Laboratórios de análises clínicas, toxicologia, bromatologia (análise de alimentos), análises ambientais, citogenética, saúde pública, citopatologia e biologia molecular.
:: Clínicas de imagenologia (radiologia), de acupuntura e de reprodução assistida.
:: Empresas prestadoras de serviços de estudos e fiscalização ambiental.
:: Agências fiscalizadoras de serviços de saúde, como a ANVISA.
:: Empresas prestadoras de serviços de medicina legal e investigação criminal.
:: Indústrias de produtos biológicos.
:: Instituições de pesquisa e ensino universitário.

Como é o mercado de trabalho na área de Biomedicina?
O mercado amplia-se, e as fusões que ocorrem no segmento da saúde modificam a percepção das empresas em relação ao perfil adequado para o profissional em análises clínicas. Somam-se a isto as oportunidades em imagenologia, serviços de hemoterapia, serviço público federal e ensino universitário.

Por que fazer o curso de Biomedicina no UniCEUB?
O curso do UniCEUB está entre os mais elogiados no país. O sucesso deve-se a fatores, como a abertura da matriz curricular às diferentes áreas de trabalho que se oferecem ao biomédico, além dos campos voltados para análises clínicas. O compromisso e a qualificação do corpo docente merecem destaque tanto quanto o caráter teórico-prático das disciplinas.

Quais são os diferenciais da matriz curricular?
Este é um dos pontos fortes do curso. O UniCEUB oferece disciplinas tradicionais e outras que ampliam a formação do profissional e qualifica-o a atuar em novos campos da Biomedicina, tais como: Diagnóstico por Imagem, Bromatologia, Toxicologia, Investigação em Criminalística, Hemoterapia, Análises Ambientais, Imunopatologia, Biotecnologia, Semiologia, Biossegurança, entre outras. Além disso, oferece as disciplinas exclusivas: Microbiologia Básica, Bacteriologia, Virologia, Micologia e Imunologia.

Existe alguma especialização ao longo do curso?
O profissional formado no UniCEUB está apto a atender às variadas demandas do mercado de trabalho. O UniCEUB investe na formação do profissional generalista, que possa destacar-se em mais de uma área do conhecimento biomédico. Desta forma, os estágios supervisionados desenvolvidos ao longo do curso permitem esse diferencial com concentração em patologia clínica.

Como definir a estrutura física do curso de Biomedicina?
Contamos com excelente estrutura de salas de aula, biblioteca, laboratórios e o único biotério do Distrito Federal registrado no COBEA. Além disso, o UniCEUB, preocupado com a formação ética dos futuros profissionais, instituiu o Comitê de Ética da Instituição, próprio para pesquisa com seres humanos.

Como é a estrutura de laboratórios?
O curso conta com a estrutura dos Laboratórios de Ciências da Saúde do UniCEUB, o LABOCIEN, tida como uma das melhores da capital, aprovada pelo MEC segundo os padrões de excelência. São 38 laboratórios que ocupam 3.500m2, entre eles, há os específicos de anatomia, microbiologia, parasitologia, microscopia. Ressalte-se o alto padrão e a diversidade de equipamentos laboratoriais.

Como definir o acervo da Biblioteca do UniCEUB relativo ao curso de Biomedicina?
O acervo do UniCEUB é uma referência entre as bibliotecas do país. Os professores atualizam-no frequentemente, de acordo com a área de atuação, e o aluno também pode solicitar a aquisição de livros.

Quais são as diferenças entre os profissionais formados no UniCEUB e os demais?
O biomédico formado no UniCEUB tem boa vantagem, ao competir no mercado de trabalho, pois detém a formação diferenciada dos que se formaram em outros locais ou há muito tempo e que, na maioria, são especialistas apenas em análises clínicas.


Projeto Pedagógico
Com o desenvolvimento científico, a prática médica foi ficando dependente dos modernos métodos de diagnóstico e avaliação terapêutica, requerendo tecnologias sofisticadas, específicas e cientificamente mais precisas.

Nessas condições, cada vez mais o médico strictu sensu, trata o paciente, baseando a sua decisão clínica em um diagnóstico laboratorial de técnicas complexas, executado por outro profissional - o Biomédico.

Entre vários profissionais que desempenham funções semelhantes, o Biomédico se destaca pela sua formação mais adequada à investigação de patologias humanas, fato já comprovado na procura por esses profissionais pelo mercado de trabalho, em todos os locais aonde há cursos.

No UniCEUB, o curso é moderno, orientado para permitir ao aluno a escolha de diferentes especialidades, em qualquer das áreas de atuação do Biomédico e não, apenas, em Análises Clínicas.

No nosso Projeto Pedagógico, aprovado pelo MEC com a nota máxima (CMB), já dizíamos que o curso objetivava:
" Formar profissionais plenamente capacitados a exercer as funções de Biomédico na prática assistencial, pública ou privada, bem como as atividades tecnológicas e de pesquisa nas áreas compatíveis. Serão profissionais que se destacarão pela formação científica diversificada que atenda não apenas às necessidades do País, como também às carências regionais, o que propiciará oportunidades num mercado de trabalho variado".
Bacharelado em Biomedicina
Na FACS (Faculdade de Ciências da Saúde), do UniCEUB, o aluno aprovado no vestibular para Bacharelado em Biomedicina, faz um primeiro semestre básico e 09 semestres específicos do curso que incluem, além das disciplinas,com aulas teóricas e práticas, 04 estágios supervisionados de 100 horas cada, rotatórios em 4 diferentes áreas de atuação do Biomédico e um estágio de 400 horas, em área de escolha do aluno e sobre a qual ele definirá o assunto da sua monografia de término do curso. O último estágio e a confecção da monografia, representam uma mini-especialização que indicará a sua preferência profissional.

Além das disciplinas, dos estágios e da monografia, temos, como estímulo aos estudantes, monitorias e projetos de iniciação científica (PICs), com bolsas de estudos e, uma atividade de integração de conhecimentos e prática profissional, os "Sábados de Ciências Biomédicas", mensais, nos quais são discutidos assuntos de importância médica.
Regulamentação da Profissão: lei 6.684/79 (com modificações posteriores)

Grau conferido: Bacharel em Biomedicina

Duração do Curso: 10 semestres.

Reconhecimento do Curso: no 2º semestre de 2002 o curso foi avaliado pelo INEP/ MEC e re-credenciado por 05 anos (prazo máximo) com a nota máxima (CMB) nos itens Organização Didática -pedagógica e instalações.



CH Disciplina: 4125
Currículo: 2003/2
CH Ética: 60
CH Complementar: 200


1º Semestre
Disciplina
Carga horária
Biologia da Célula
75
Iniciação à Ciência
75
Língua Portuguesa
75
Química Geral e Laboratório
75
Sociologia
75

2º Semestre
Disciplina
Carga horária
Bioestatística
75
Bioética
75
Biossegurança e Instrumental de Laboratório
75
Histologia e Laboratório
75
Qúimica Orgânica e Laboratório
75

3º Semestre
Disciplina
Carga horária
Análises Ambientais
75
Biofísica e Laboratório
75
Bioquímica e Laboratório
75
Ética, Cidadania e Realidade Brasileira I
30
Genética e Laboratório
75
Microbiologia
75

4º Semestre
Disciplina
Carga horária
Anatomia e Laboratório
75
Biologia Molecular
75
Embriologia e Laboratório
75
Ética, Cidadania e Realidade Brasileira II
30
Imunologia Geral e Laboratório
75
Parasitologia e Laboratório
75

5º Semestre
Disciplina
Carga horária
Bacteriologia e Laboratório
75
Farmacologia e Laboratório
75
Fisiologia e Laboratório
75
Genética Médica e Laboratório
75
Virologia e Laboratório
75

6º Semestre
Disciplina
Carga horária
Bromatologia e Laboratório
75
Estágio I
105
Hematologia e Laboratório
75
Micologia e Laboratório
75
Patologia Geral e Laboratório
75

7º Semestre
Disciplina
Carga horária
Epidemiologia e Laboratório
75
Estágio II
105
Hemoterapia I e Laboratório
75
Imunopatologia e Laboratório
75
Optativa
75

8º Semestre
Disciplina
Carga horária
Estágio III
105
Hemoterapia II e Laboratório
75
Patologia Clínica I e Laboratório
75
Princípios de Biotecnologia
75
Optativa
75

9º Semestre
Disciplina
Carga horária
Citopatologia e Laboratório
75
Estágio IV
105
Patologia Clínica II e Laboratório
75
Semiologia
75
Optativa
75

10º Semestre
Disciplina
Carga horária
Diagnóstico por Imagem
75
Estágio V
405
Introdução à Pesquisa em Criminalística
75
Monografia
75