Biologia

UniEVANGÉLICA
Em Anapolis

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  • Graduação
  • Anapolis
  • Duração:
    3 Anos
Descrição

O Curso de Licenciatura em Biologia iniciou suas atividades em janeiro de 2005, quando da oferta de seu primeiro vestibular. A experiência e infra-estrutura básica que a instituição apresenta com os cursos já oferecidos na área das Ciências da Saúde, além da sua tradição na formação de professores nas diferentes áreas do conhecimento, foram fatores decisivos na oferta do Curso. O Curso de Biologia

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Anapolis
Av. Universitária Km. 3,5 - Cidade Universitária, 75083-515, Goiás, Brasil
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Programa

Sobre o Curso

O Curso de Licenciatura em Biologia iniciou suas atividades em janeiro de 2005, quando da oferta de seu primeiro vestibular. A experiência e infra-estrutura básica que a instituição apresenta com os cursos já oferecidos na área das Ciências da Saúde, além da sua tradição na formação de professores nas diferentes áreas do conhecimento, foram fatores decisivos na oferta do Curso. O Curso de Biologia integra o Instituto Superior de Educação - ISE, que atua há 43 anos na formação de profissionais licenciados, contando com corpo docente experiente e capacitado para fornecer o embasamento teórico-prático necessário.

O curso funciona no período noturno e aos sábados no período vespertino. Desde o seu início tem marcado presença na instituição com a realização de atividades educativas, exposições, eventos e atividades de educação ambiental direcionadas às escolas, além da promoção de palestras e diversos projetos de extensão abertos à comunidade anapolina.

Área de atuação profissional

O profissional formado em Biologia tem amplo campo de atuação no mercado de trabalho. Além de atuar como educador nos ensinos fundamental e médio, o biólogo licenciado pode realizar exames em laboratórios clínicos e industriais; trabalhar em questões de saúde pública e no manejo de parques e reservas naturais; elaborar e escrever relatórios na área ambiental, propondo medidas mitigadoras; atuar nas secretarias de meio ambiente municipal e estadual, além de realizar pesquisas nas diferentes áreas das Ciências Biológicas e da Educação.

Diferencial do curso

O diferencial do curso está no seu corpo docente formado, em sua grande maioria, por mestres e doutores, os quais representam um esteio profissional aos alunos por meio do exemplo de suas práticas profissionais. Outro diferencial é a infra-estrutura, com laboratórios bem equipados, ampla biblioteca, cujo acervo é formado por mais de 38 mil títulos, acesso a microcomputadores e internet, além de uma área verde que serve para a realização das atividades de educação ambiental e práticas de campo.




Concepção do Curso

O objetivo do Curso de Biologia é a formação de profissionais qualificados e capacitados para desenvolver de maneira reflexiva, crítica e ética, atividades relacionadas às Ciências Biológicas e ao seu ensinamento, propondo soluções, respeitando a vida e auxiliando na construção do conhecimento.

A estrutura do Curso de Biologia - Licenciatura Plena - contempla as exigências do perfil do profissional em Ciências Biológicas e da legislação atual para a formação de professores (Lei 9.394/96). O Curso de Biologia visa à construção do conhecimento de forma processual e reflexiva. Esta atitude envolve a pesquisa relacionada tanto à teoria, quanto à prática no campo da Biologia e de seu ensinamento, valorizando o rigor científico.

A formação pedagógica do aluno se realiza na interação professor-aluno. O professor, ao ensinar os conteúdos específicos, mostra ainda, os caminhos da transposição didática para os níveis do Ensino Fundamental e Médio. Desta forma, a prática de ensino deixa de ser um conhecimento pontual e descontextualizado, para ser um processo de construção contínua. Assim, cada professor do curso, independente das disciplinas pedagógicas, é um formador do futuro profissional: biólogo e professor-educador.

O avanço científico e tecnológico demanda empenho cada vez maior nos estudos relacionados às diversas formas de vida, em especial a Humana, exigindo do profissional de Biologia, uma busca constante de informações que contribuam, efetivamente, para melhorar a qualidade de vida do Planeta. Neste sentido, o curso incentiva a atitude do aluno em pesquisar e construir o conhecimento, estando apto a criticar, com embasamento, novas descobertas e desenvolvimentos científicos.

A estrutura do Curso de Biologia Licenciatura Plena contempla as exigências do perfil do profissional em Ciências Biológicas e da legislação atual para a formação de professores (Lei 9.394/96). O Curso de Biologia visa à construção do conhecimento de forma processual e reflexiva. Esta atitude envolve a pesquisa relacionada tanto à teoria, quanto à prática no campo da Biologia e de seu ensinamento, valorizando o rigor científico.
O curso de Biologia - Modalidade Licenciatura objetiva formar profissionais competentes e capacitados para desenvolverem de maneira reflexiva, crítica e ética, atividades relacionadas às Ciências Biológicas e ao seu ensinamento, propondo soluções, respeitando a vida e auxiliando na construção do conhecimento.




Perfil do Egresso

O perfil pretendido para o egresso (a) ao término do curso é o de um profissional detentor de uma formação sólida na área das Ciências Biológicas e da maneira de ensiná-la, estando apto a atuar com ética e responsabilidade na construção do conhecimento, através da prática científica e pedagógica, em prol da humanidade, e na vigilância do rigor científico.

O profissional a ser formado pelo curso de Biologia terá conhecimentos suficientes para a compreensão da sistemática dos seres vivos e dos processos biológicos e ecológicos, estando apto para compreender as transformações destes processos devido às alterações antrópicas e, também, para buscar minimizar os impactos delas decorrentes. Assim, o egresso atuará como cidadão e educador, utilizando o conhecimento científico como elemento que preenche a vida com valores e sinaliza caminhos existenciais gratificantes.

Habilidades e competências gerais

a) Pautar-se por princípios da ética democrática: responsabilidade social e ambiental, dignidade humana, direito à vida, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade;

b) Reconhecer formas de discriminação racial, social, de gênero, etc., que se fundem, inclusive, em alegados pressupostos biológicos, posicionando-se diante delas de forma crítica, com respaldo em pressupostos epistemológicos coerentes e na bibliografia de referência;

c) Atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas das Ciências Biológicas, comprometendo-se com a divulgação dos resultados das pesquisas em veículos adequados para ampliar a difusão e ampliação do conhecimento;

d) Portar-se como educador, consciente de seu papel na formação de cidadãos, inclusive na perspectiva socioambiental;

e) Utilizar o conhecimento sobre organização, gestão e financiamento da pesquisa e sobre a legislação e políticas públicas referentes à área;

f) Entender o processo histórico de produção do conhecimento das ciências biológicas referente a conceitos/princípios/teorias;

g) Estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade;

h) Aplicar a metodologia científica para o planejamento, gerenciamento e execução de processos e técnicas, visando ao desenvolvimento de projetos, perícias, consultorias, emissão de laudos, pareceres, etc., em diferentes contextos;

i) Utilizar os conhecimentos das ciências biológicas para compreender e transformar o contexto sociopolítico e as relações nas quais está inserida a prática profissional, conhecendo a legislação pertinente;

j) Desenvolver ações estratégicas capazes de ampliar e aperfeiçoar as formas de atuação profissional, preparando-se para a inserção no mercado de trabalho em contínua transformação;

k) Orientar escolhas e decisões em valores e pressupostos metodológicos alinhados à democracia, com o respeito à diversidade étnica e cultural, às culturas autóctones e à biodiversidade;

l) Atuar multi e interdisciplinarmente, interagindo com diferentes especialidades e diversos profissionais, de modo a estar preparado para a contínua mudança do mundo produtivo;

m) Avaliar o impacto potencial ou real de novos conhecimentos/tecnologias/serviços e produtos resultantes da atividade profissional, considerando os aspectos éticos, sociais e epistemológicos;

n) Comprometer-se com o desenvolvimento profissional constante, assumindo uma postura de flexibilidade e disponibilidade para mudanças contínuas, esclarecido quanto às opções sindicais e corporativas inerentes ao exercício profissional.

Habilidades e competências específicas

a) Trabalhar nas diferentes áreas que compõem as Ciências Biológicas;

b) Aplicar o aprendizado teórico em situações práticas;

c) Relacionar o conteúdo das diferentes disciplinas, com vistas à um aprendizado inter- disciplinar;

d) Adquirir os conhecimentos que permitam formular questionamentos construtivos a fim de, utilizando o instrumento científico da pesquisa, intervir, inovar e melhorar seu local de trabalho e, conseqüentemente, a sociedade;

e) Construir uma autoconfiança através de formação profissional teórico-prática consistente;

f) Desenvolver trabalhos experimentais e teóricos em equipe, motivando a proposição, teste e discussão construtiva de hipóteses;

g) Desenvolver estágios técnico-científicos na área específica de sua preferência, ainda durante a graduação;

h) Adquirir conhecimento e experiência teórico-práticos dos métodos, funcionamento e procedimentos de ensino-aprendizagem, para que saiba, e goste, de transmitir o conteúdo da Biologia em sala de aula;

i) Portar-se como educador, consciente de seu papel na formação de cidadãos, inclusive na perspectiva socioambiental;

j) Aplicar a metodologia científica para o planejamento, gerenciamento e execução de processos e técnicas, visando ao desenvolvimento de projetos, perícias, consultorias, emissão de laudos, pareceres, etc., em diferentes contextos;

k) Perceber a importância de seu trabalho como professor e biólogo para a sociedade.



Matriz Curricular

1 - Periodo

MATEMÁTICA APLICADA A BIOLOGIA
MORFOLOGIA VEGETAL
ATIVIDADE PRÁTICA-PROFISSIONAL
QUÍMICA GERAL
BIOLOGIA CELULAR
LÍNGUA PORTUGUESA
HISTÓRIA DO PENSAMENTO BIOLÓGICO
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
BIOMA CERRADO
SEMINÁRIOS INTERDISCIPLINARES I

2 - Periodo

DIDÁTICA I
FÍSICA E BIOFÍSICA
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
SISTEMÁTICA VEGETAL
HISTOLOGIA
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
SEMINÁRIOS INTERDISCIPLINARES II
EMBRIOLOGIA
BIOESTATÍSTICA
FILOSOFIA E ÉTICA NAS CIÊNCIAS

3 - Periodo

CULTURA RELIGIOSA
DIDÁTICA II
ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS
ANATOMIA HUMANA
SEMINÁRIOS INTERDISCIPLINARES III
BIOQUÍMICA
FISIOLOGIA VEGETAL
PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL I

4 - Periodo

ANATOMIA COMPARADA
GEOLOGIA
ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS
FISIOLOGIA HUMANA
SEMINÁRIOS INTERDISCIPLINARES IV
PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL II
GENÉTICA
SEMINÁRIOS INTEGRADOS DE BIOLOGIA I
ETNOBOTÂNICA

5 - Periodo

EVOLUÇÃO
IMUNOLOGIA
ECOLOGIA
SEMINÁRIOS INTERDISCIPLINARES V
MICROBIOLOGIA
PALEONTOLOGIA
PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO I
ORIENTAÇÃO DE TCC I
SEMINÁRIOS INTEGRADOS DE BIOLOGIA II

6 - Periodo

BIOGEOGRAFIA
LIBRAS
SEMINÁRIOS INTERDISCIPLINARES VI
BIOLOGIA MOLECULAR
PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO II
ORIENTAÇÃO DE TCC II
PARASITOLOGIA
ESTUDOS DE IMPACTO AMBIENTAL

Informação adicional

Forma de pagamento : mensalidade:R$ 627,27

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