Graduação

Em Belém

R$ 917

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Belém

  • Duração

    8 Semestres

Formar profissionais capacitados para atuar na Área da Biologia como Docente e/ou Pesquisador , garantindo-lhes, de acordo com a legislação em vigor, o exercício da docência na Educação Básica e Superior.

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Belém (Pará)
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Programa

CONCEPÇÃO DO CURSO

O projeto do Curso foi elaborado com base na RESOLUÇÃO CNE/CP 01, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2002(*), que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura de graduação plena; e pela RESOLUÇÃO CNE/CES 07, DE 11 DE MARÇO DE 2002(**), que estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Ciências Biológicas.

O currículo foi concebido em 06 (seis) eixos temáticos, cada um agrupando conteúdos específicos, porém relacionados entre si, distribuídos ao longo dos 08 (oito) períodos do curso de forma organizada e sempre buscando manter a inter-relação entre os conteúdos de cada período. Os eixos temáticos, cargas horárias e seus respectivos objetivos estão descritos a seguir:

* Eixo Temático 1: Instrumentação em Ciências Biológicas (280 h) - Subsidiar o aluno com as ferramentas básicas de outras ciências proporcionando-lhe o aporte necessário para a análise e compreensão dos eventos e fenômenos biológicos;
* Eixo Temático 2: Diversidade Biológica (860 h) - Fornecer os fundamentos para a compreensão e classificação dos seres vivos no nível do organismo em si;
* Eixo Temático 3: Biologia, Conservação e Manejo da Biodiversidade (320 h) - Fornecer as bases para a compreensão da relação, desenvolvimento e conservação dos ambientes naturais e impactados;
* Eixo Temático 4: Biologia Celular e Molecular, Hereditariedade e Evolução (580 h) - Fornecer os subsídios para a compreensão orgânica dos seres vivos no nível da estrutura de suas moléculas;
* Eixo Temático 5: Biologia e Saúde (140 h) - Promover a compreensão ampla da natureza dos fatores orgânicos e ambientais relacionados à saúde e qualidade de vida da humanidade;
* Eixo Temático 6: Biologia e Educação (1100 h) - Promover o desenvolvimento e apreensão de conceitos pedagógicos modernos, necessários à prática docente dinâmica e criativa.

A estruturação do curso em eixos temáticos propõe-se a atender a visão atual da aprendizagem integrada, focalizando inicialmente o aspecto global e suas interações com o ambiente, seguida do detalhamento das partes e suas inter-relações, contrapondo-se à visão da aprendizagem compartimentalizada e de conteúdos desconectados.

Além dos 06 (seis) eixos temáticos, são alocadas 200 h para o desenvolvimento de Atividades Complementares, propiciando o acesso do discente a uma gama de atividades diversificadas, que incluem desde eventos científicos e acadêmicos até participação em estágios institucionais ou externos, vinculados a projetos de pesquisa e/ou extensão.

OBJETIVOS DO CURSO

Formar profissionais capacitados para atuar na Área da Biologia como Docente e/ou Pesquisador , garantindo-lhes, de acordo com a legislação em vigor, o exercício da docência na Educação Básica e Superior.

PERFIL DO EGRESSO

O licenciado em Ciências Biológicas deverá:

* Ser um profissional com ampla visão do processo pedagógico, considerando suas dimensões histórica, política e social.
* Ser um profissional capaz de refletir e pesquisar sua prática pedagógica, em produzir novas ações, reformular concepções e criar condições para a conquista da melhoria educativa.
* Possuir uma formação sólida com adequada fundamentação teórico-prática, incluindo conhecimentos integrados sobre os padrões da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o ambiente em que vivem.
* Ser detentor de fundamentação significativa no sentido da compreensão rigorosa dos métodos de produção, comunicação e transmissão articulada dos saberes, visando a integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão.
* Ser comprometido com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como por referenciais ético - legais.
* Ter consciência da pesquisa como princípio educativo e não apenas científico, que ultrapasse a simples socialização do conhecimento, tornando-o um professor reflexivo-pesquisador de sua própria prática docente.
* Apresentar uma concepção generalista, onde o conhecimento esteja mais próximo da unidade natural das coisas, para que a vida real e a experiência escolar, nos diversos níveis de ensino, coexistam de forma dinâmica e interativa.
* Ser consciente do significado das Ciências Biológicas para a sociedade, atuando com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade e da melhoria da qualidade de vida.
* Ter autonomia na busca do seu crescimento profissional contínuo e criatividade para desenvolver ações estratégicas que atendam novas demandas do mercado de trabalho.

Biologia

R$ 917