Biologia

UNIVAG - Centro Universitário de Várzea Grande
Em Varzea Grande

R$467
Ou prefere ligar para o centro agora?
(55) ... Ver mais

Informação importante

  • Graduação
  • Varzea grande
  • Duração:
    4 Anos
Descrição

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Varzea Grande
Av. Dom Orlando Chaves, N.º 2.655 - Bairro Cristo Rei Várzea Grande - Mato Grosso - Brasil - Cep 78118-900, 78118-900, Mato Grosso, Brasil
Ver mapa

Programa

Missão

Proporcionar, em parceria com a sociedade, um ensino inovador e de qualidade, articulado com a pesquisa e a extensão, produzindo e difundindo o conhecimento no campo das Ciências Biológicas, formando profissionais éticos, com cultura geral, competência técnica, flexibilidade intelectual e socialmente comprometidos, capazes de viabilizar soluções para o desenvolvimento sustentável do Brasil e, em particular, da região Centro-Oeste.




Perfil do Formando

O Licenciado e o Bacharel em Ciências Biológicas, formados no UNIVAG, devem ter perfil:

Generalista, crítico, ético e cidadão com espírito de solidariedade;
Detentor de adequada fundamentação teórica, como base para uma ação competente, que inclua o conhecimento profundo da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio em que vivem;
Consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, políticas de saúde, meio ambiente, biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, na gestão ambiental, tanto nos aspectos técnico-científicos quanto na formulação de políticas, e de se tornar agente transformador da realidade presente, na busca de melhoria da qualidade de vida;
Comprometido com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como por referenciais éticos legais;
Consciente de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos de atuação profissional;
Apto a atuar multi e interdisciplinarmente, adaptável à dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo;
Preparado para desenvolver idéias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação.
O professor de Biologia e de Ciências deve, além do perfil descrito acima, caracterizar-se por compreender e ser capaz de intervir no processo de aprendizagem de seus alunos, articulando o discurso epistemológico sobre a ciência; ser consciente, contextualizando nela sua atividade educativa.




Diferencial

O aluno deverá perfazer um total de 3.960 horas, integralizadas no mínimo em 8 semestres letivos e, no máximo 14 semestres letivos para graduar-se no Curso de Licenciatura e Bacharelado em Cências Biológicas.


[Topo]

Duração
O aluno deverá perfazer um total de 3.960 horas, integralizadas no mínimo em 8 semestres (4 anos) letivos e, no máximo 14 semestres letivos para graduar-se no Curso de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas
[Topo]

Modalidade de Oferta
O Curso de Licenciatura e Bacharealdo em Ciências Biológicas é Regular e funciona no periodo matutino e noturno. Para o Curso de Biologia, alguns finais de semana são contados como dia letivo, caso haja necessidade de realização de aulas de campo e outras atividades inerentes ao Curso.



[Topo]

Turno de Oferta
Regular: Diurno e Noturno


[Topo]

Grau Ofertado
-Formação Inicial: Curso Regular: Licenciatura e Bacharelado e Ciências Biológicas
[Topo]

Estrutura Curricular
O Curso de Ciências Biológicas do Univag segue as normas estabelecidas pelas Diretrizes Curriculares para os Cursos de Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado, de acordo com a Resolução nº. 7, de 11 de Março de 2002, integrante do parecer 1.301/2001, que orientam a formulação do Projeto Político Pedagógico do Curso.
A organização do currículo do Curso se dá através do conjunto de disciplinas que compõem a grade e dão conta da totalidade dos conteúdos básicos da biologia da célula, biologia de organismos e biologia de comunidades, interagindo com o estagio supervisionado da prática de ensino e as outras disciplinas de caráter pedagógico tais como, instrumentalização do ensino de laboratório, psicologia da educação, estrutura e funcionamento do ensino fundamental e médio.

A dinâmica de aulas práticas de campo e de laboratório, o uso da ferramenta da computação e da Estatística além da Física e Química, compõem o conjunto dos conteúdos das ciências exatas, contribuindo para definir o perfil de espírito investigador, observador dos fenômenos físicos, químicos, biológicos e culturais.

O uso da bibliografia e a necessidade da produção estimulada pela iniciação cientifica, pela necessidade do desenvolvimento das técnicas de metodologia cientifica inerentes ao desenvolvimento das disciplinas, estará contribuindo para a fundamentação teórica necessária para uma atuação competente que de conta do conhecimento da biologia das comunidades.

O currículo organiza-se em três núcleos contendo cada um os respectivos conjuntos de disciplinas mais o estágio supervisionado, contemplando atividades que garantem a formação do perfil desejado do profissional de Ciências Biológicas, bem como a coexistência entre teoria e prática. No Bacharelado e a Licenciatura Regular, o primeiro e o segundo núcleos são compostos por três conjuntos de disciplinas cada um. O terceiro núcleo é composto por dois conjuntos de disciplinas. O arranjo das disciplinas em cada conjunto é flexível e dinâmico, podendo sofrer rearranjos por motivo de planejamento e indicação pedagógica a cada período letivo, de forma a otimizar o desenvolvimento acadêmico, a produção do conhecimento, e a formação integrada.

Grade Curricular
Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado
Curso Regular

1º Núcleo
Disciplina CH (h)
Anatomia Humana e Comparada 60h
Biologia Celular 60h
Histologia Animal 60h
Informática 60h
Investigação Científica 60h
Produção de Leitura e de Texto 60h
Bioquímica 80h
Ecologia Geral 60h
Prática de Ensino - Processos de Ensino e Aprendizagem em Ciências e Biologia 80h
Psicologia da Educação 60h
Química Geral 60h
Sociologia 60h
Estatística 60h
Filosofia 60h
Física 60h
Geologia 60h
Prática de Ensino - Instrumentalização e Didática em Biologia

Biologia do Desenvolvimento
80h

60h

Total 1.120






2º Núcleo
Disciplina CH (h)
Biofísica 60h
Biologia Molecular 60h
Paleontologia 60h
Prática de Ensino - Instrumentalização para Ensino em Laboratório 80h
Zoologia de Invertebrados 120h
Estágio Supervisionado da Licenciatura - Diagnóstico Escolar 100h
Botânica de Criptógamos e Fanerógamos 120h
Genética 60h
Geoprocessamento e Georeferenciamento 120h
Microbiologia 60h
Estágio Supervisionado da Licenciatura - Laboratório e Feira de Ciências 100h
Anatomia Vegetal

Evolução
60h

60 h

Parasitologia e Imunologia 60h
Prática de Ensino - Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio 80h
Zoologia de Cordados

Fundamentos da Libgua Brasileira de Sinais -LIBRAS
100h

60h

Estágio Supervisionado da Licenciatura - Projetos Escolares e Campanhas Educativas 100h
Total 1.460






3º Núcleo
Disciplina CH (h)
Biologia Forense 60h
Ecologia de Comunidade e População 80h
Fisiologia Vegetal 60h
Fisiologia Animal Comparada 60h
Gestão Ambientarl e Certificação 60h
Prática de Ensino em Saúde e Ambiente na Escola 80 h
Sistema Integrado de Gestão Ambiental e Certificação 60 h
Estágio Supervisionado da Licenciatura - Docência no Ensino Fundamental e Médio 100 h
Avaliação de Impactos Ambientais 60 h
Biotecnologia 60 h
Conservação e Manejo de Recursos Naturais e Sistemas Regionais 60 h
Ecologia de paisagem 60 h
Produção de Conhecimento em Biologia 60 h
Estágio Supervisionado do Bacharelado 240 h
Total 1.100




Resumo dos Componentes Curriculares
Conteúdos Científicos 2.580
Atividades Complementares 280
Estágio Supervisionado - Licenciatura 400
Prática como Componente Curricular 400
Estágio Supervisionado - Bacharelado 240
Trabalho de Conclusão de Curso -TCC 60
Total 3.960