Graduação

Em Brasilia

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Brasilia

  • Duração

    9 Semestres

Instalações

Localização

Início

Brasilia (Distrito Federal)
Ver mapa
Sepn 707/907 - Campus Do Uniceub - Bloco 9 - Asa Norte Brasília -Df - Cep: 70790-075, 70790-075

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Sobre o curso
Qual é a formação obtida e a duração do curso?
Licenciatura em Ciências Biológicas, com duração de 6 semestres letivos, e bacharelado em Ciências Biológicas, com mais um ano e meio, totalizando 9 semestres letivos.

Existe algum pré-requisito para fazer o curso?
Para fazer o bacharelado, o aluno deverá concluir, primeiramente, a licenciatura.

O que faz o profissional formado em Biologia?
O biólogo pode atuar em funções, tais como: ministrar aulas de Biologia e Ciências da Natureza nos ensinos fundamental, médio e superior; realizar pesquisas que contribuam para o bem-estar da humanidade; desenvolver projetos de novos recursos para o diagnóstico de doenças e produção de alimentos; preparar relatórios de impactos de novos empreendimentos no meio ambiente; participar de perícia forense; propor soluções sustentáveis para conciliar o desenvolvimento urbano com a preservação ambiental.
Em que tipo de empresa o profissional pode atuar?
O biólogo pode atuar em escolas e universidades; órgãos das administrações municipais, estaduais, federais e do GDF; órgãos de meio ambiente; parques ecológicos, museus e zoológicos; laboratórios de diagnósticos.
Por que fazer o curso de Biologia?
As últimas conquistas na área tecnológica ampliaram, consideravelmente, as opções aos biólogos.

Como está o mercado de trabalho na área de Ciências Biológicas?
A oferta de empregos em Brasília é grande, especialmente pela proximidade com órgãos governamentais que lidam com pesquisa científica, fiscalização e controle em relação ao meio ambiente. Além disso, trata-se de mercado globalizado. Os profissionais com formação sólida e domínio de competências técnicas têm espaço para atuar.

Por que fazer o curso de Biologia no UniCEUB?
O UniCEUB oferece formação nas áreas de licenciatura em Biologia e bacharelado, com ênfase na formação voltada para o meio ambiente, uma das áreas de atuação do biólogo que mais cresceu nos últimos anos e com boa oferta de empregos. Além disso, os professores do curso de Biologia desenvolvem pesquisas e, constantemente, apresentam projetos destacados no Programa de Iniciação Científica do UniCEUB (PIC-UniCEUB) e no PIBIC/UniCEUB.
Existe alguma especialização ao longo do curso?
As especializações são: Experimentação Animal, Biotérios e Análises Ambientais.
O curso possui convênios com instituições ligadas à pesquisa?
Sim, com as principais em Brasília.

Como definir o corpo docente do UniCEUB?
A equipe de professores é formada, em sua maioria, por doutores. Todos têm pós-graduação na área de atuação, o que é outro importante diferencial da Instituição.

Como definir a estrutura física do curso de Biologia?
A estrutura física do curso recebeu do Ministério da Educação a mais alta menção na avaliação institucional.

Como é a estrutura de laboratórios?
O curso conta com a estrutura dos Laboratórios de Ciências da Saúde do UniCEUB - LABOCIEN, aprovada pelo MEC segundo os padrões de excelência e tida como uma das melhores do Distrito Federal. São 38 laboratórios. Entre os específicos, destacam-se os de atendimento ao curso de Biologia: a horta experimental, os laboratórios de microbiologia, de parasitologia, o alto padrão e a diversidade de equipamentos laboratoriais e o rico acervo didático de vertebrados e invertebrados.

Como definir o acervo da Biblioteca do UniCEUB relativo ao curso de Biologia?
É completo e em constante atualização. Há o banco de dados conectado aos principais periódicos nacionais e internacionais. O UniCEUB oferece um serviço especial: o aluno pode solicitar aquisição de livros da sua área de estudos, o que contribui para manter o acervo atualizado.

Como é o desempenho dos alunos do UniCEUB em concursos de pesquisa?
Em 2005, no prêmio Talento Estudantil promovido pela EMBRAPA, o aluno Raphael Melo de Oliveira Bastos ficou em 1º lugar no núcleo temático de Biotecnologia, com o trabalho Desenvolvimento de ferramenta web para análise de dados de projeto genoma do tipoest, e a aluna Gabriela Santos Silva ficou em 3º lugar no núcleo temático de Recursos Genéticos, com o trabalho Morfologia do cromossomo satelitado em acessos de germoplasma de Arachis stenosperma Krapov & W.C.Gregory da região central do Brasil.

O UniCEUB oferece algum programa diferenciado para a inserção profissional?
Os alunos que têm vocação para abrir negócio próprio podem candidatar-se ao apoio do programa Empreendedorismo em Biologia, pioneiro em Brasília e realizado em parceria com a EMBRAPA. O aluno com esse perfil dispõe de apoio profissional de doutores, para desenvolver seu produto e oferecê-lo ao mercado.


Projeto pedagógico
O curso está estruturado na sólida formação dos princípios biológicos. Durante a graduação, o aluno é levado a refletir sobre seu papel de biólogo, nos aspectos éticos da pesquisa genética e políticos da conservação da biodiversidade e na sua importância para a formação de cidadãos. As características do curso seguem os modernos processos das áreas envolvidas na evolução biológica dos últimos decênios e que melhoram o controle das formas de vida, do meio ambiente e da saúde do homem por meio das conquistas da genética, da ecologia e da biotecnologia.
Há possibilidade de os licenciados obterem o grau de bacharel em 3 semestres adicionais, cursando as disciplinas específicas. O currículo é flexível e voltado às necessidades individuais e regionais. O curso do UniCEUB dispõe de aulas práticas, estágios e atividades de campo, enfatiza os aspectos de ecologia e meio ambiente e visa formar profissionais que possam atuar no ensino, nas áreas de preservação, recuperação e melhoramento, realizar pesquisas, elaborar e desenvolver projetos relacionados ao ambiente e em consultorias.

Objetivo geral
Formar profissionais plenamente capacitados a exercer a docência em Biologia em todos os níveis, a pesquisa e as atividades tecnológicas em todas as áreas compatíveis.
Reconhecimento do curso

O curso de Biologia foi avaliado recentemente pela equipe do INEP/MEC para fins de reconhecimento, obtendo o conceito máximo nos itens: organização didático-pedagógica e instalações.



Biologia

Preço para verificar