Biologia

Universidade Católica Dom Bosco UCDB
Em Campo Grande

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  • Graduação
  • Campo grande
  • Duração:
    8 Semestres
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Campo Grande
Av. Tamandaré, Tamandaré-Jardim Seminário - Campo Grande/Ms Cep 79 117 900, 79117 900, Mato Grosso do Sul, Brasil
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Programa



O CURSO DE BIOLOGIA NA UCDB:

O curso de Biologia da UCDB funciona no período diurno. O ingresso é feito através de processo seletivo anual. São oferecidas 80 vagas para as modalidades de Licenciatura e Bacharelado, em uma única grade curricular, oferecida em 8 semestres. O número de ingressantes sempre atendeu ao número de vagas disponíveis, embora se verifique uma redução da relação oferta/procura nos últimos anos.

Conquanto o curso se inicie com 80 alunos no 1º semestre, esse número cai significativamente a partir do 3º semestre. Os motivos são diversos. Dentre eles, a inadimplência, as dificuldades em conciliar trabalho/universidade, ao despreparo para o enfrentamento do curso decorrente das falhas do ensino médio e fundamental, as transferências internas, as transferências externas para outras IES públicas.

O curso conta com laboratórios de ensino equipados para atendimento às aulas práticas A Biblioteca está informatizada e novos títulos vêm sendo adquiridos para atender à bibliografia recomendada pelos professores.

A UCDB mantém convênios com diversas Instituições, Órgãos, Setores do Governo, e Empresas, onde os acadêmicos do curso de Biologia realizam estágios curriculares e extra-curriculares.
Na região do Pantanal de Corumbá- MS, a Missão Salesiana possui a fazenda "Band'Alta", que nos oferece ponto de apoio para as atividades de campo. Contamos também com o Museu Dom Bosco, que possui um acervo de aproximadamente 30.000 peças nas áreas de Zoologia, além de outros milhares nas áreas de Etnologia, Arqueologia, Mineralogia e Paleontologia. Administrativamente, o curso faz parte do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Pedagogicamente, o curso é dirigido por um Coordenador e pelo Conselho Acadêmico, cujas atribuições estão previstas em Regimento Geral. O corpo docente é composto por professores doutores, mestres e especialistas.

Além de atividades de ensino, o curso tem procurado investir no desenvolvimento da pesquisa e extensão, consolidando a sua inserção num Instituição universitária.

Concepção


O avanço da Ciência impõe a atualização permanente dos conhecimentos.
Nesse sentido, as universidades têm um papel fundamental, propondo novos cursos, repensando projetos dos cursos já existentes, aprimorando sua capacidade instalada e seu corpo técnico, disponibilizando os conhecimentos produzidos para a sociedade.

O estudo das ciências biológicas na UCDB foi pensado desde 1970, quando a Instituição ainda era Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso.
A partir de então, o Curso tem sido permanentemente avaliado e redimensionado, sem perder de vista os fundamentos da Igreja Católica, que prioriza a formação do aluno tanto nos aspectos técnicos, quanto humanos, sociais e religiosos.

Assim sendo, dos anos 70 até os dias atuais, os Projetos Pedagógicos do Curso vêm-se modificando, desafiados pelos avanços da Ciência, orientados pelos princípios humanísticos e cristãos, pelas mudanças na legislação e pelos resultados das avaliações internas e externas. Tais avaliações têm fornecido indicadores das necessidades de adequações teóricas e metodológicas às propostas de Diretrizes Curriculares e também à realidade e às peculiaridades regionais.

Temos caminhado, portanto, rumo a uma tendência inovadora de ensino, evoluindo gradativamente de um currículo fragmentado, de abordagem tradicional, para um currículo flexível, que possibilite ao aluno aprender a aprender, a trilhar os caminhos complexos da construção do pensamento científico. O curso tem sido concebido buscando superar a lógica positivista norteadora de currículos científicos desde a criação das universidades.
Tem-se a expectativa de formar profissionais com visão integradora e mais humana, indispensável ao enfrentamento dos desafios do mundo contemporâneo.

No bojo das discussões sobre as Diretrizes Curriculares para a Formação do Biólogo e para a Formação de professores de graduação plena, e diante da evidência da necessidade de mudanças urgentes no curso ora operacionalizado, o Curso de Biologia da UCDB optou por formular um Projeto Pedagógico articulando as modalidades Bacharelado e Licenciatura, atendendo às peculiaridades locais e estimulando e integrando pesquisas tanto em educação científica quanto nas outras áreas específicas de atuação do biólogo.

O Curso ora proposto está estruturado segundo os princípios norteadores: a busca da formação do perfil profissional; a garantia de uma formação teórico e prática que favoreça a atuação multi e interdisciplinar; o estímulo ao trabalho coletivo; a flexibilização curricular, na forma de oferta de disciplinas e estágios optativos; o favorecimento ao aprendizado de conteúdos, habilidades, atitudes e valores; a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; a articulação entre a realidade local, nacional e contexto mundial; o estímulo à produção e socialização do conhecimento; a participação efetiva na melhoria da qualidade de vida do ser humano; a compreensão de que o currículo deverá, sempre que for necessário, sofrer modificações visando a melhor formação e produção acadêmica; a integração e articulação das disciplinas entre si, sem desvincular teoria e prática; o estímulo às atividades extra-curriculares; o reconhecimento da evolução epistemológica dos modelos explicativos, tanto no campo didático-pedagógico quanto no das ciências naturais; o cumprimento dos objetivos da Pedagogia Salesiana.


Finalidade


O curso de Biologia da UCDB tem como meta a formação do profissional biólogo capaz de atuar em diversas áreas, em especial naquelas relacionadas à biodiversidade, genética e saúde. Esta escolha está baseada, sobretudo, na importância preponderante do biólogo no século XXI, nas áreas relacionadas à biodiversidade e saúde, perpassadas pelas pesquisas em biologia molecular. Nessa perspectiva, o curso se organiza de modo a acompanhar a evolução do conhecimento científico e tecnológico, a demanda do mercado e as necessidades da produção de novos conhecimentos pela universidade em resposta às questões locais ou mundiais.


Objetivos

A Biologia estuda os processos e mecanismos que regulam a vida de todos os seres vivos, além da relação entre eles e o ambiente. Estudando a vida, o biólogo se compromete com ela, buscando formar as gerações futuras para respeitá-la em todas as formas de sua manifestação. Sendo assim, o estudo da Biologia deve propiciar a combinação de aspectos gerais e específicos que envolvem a vida em todas as suas dimensões, compreendendo-a nos seus aspectos evolutivos, educativos e na interdependência entre as espécies e os sistemas. Importa ressaltar que a Biologia, assim como as demais ciências, é uma atividade humana e, portanto, os conhecimentos por ela produzidos estabelecem complexas relações sociais, econômicas, culturais, políticas e religiosas. Sem perder de vista essas considerações, o curso de Biologia da UCDB tem os seguintes objetivos:

a- permitir ao futuro Biólogo, através da operacionalização de um currículo abrangente, o conhecimento de todos os níveis de organização biológica e dos fundamentos para a sua ação como educador;

b- propiciar a formação de profissionais capacitados para o exercício de atividades de ensino, pesquisa e empreendedorismo;


c- aproximar o profissional da realidade local a fim de formar competências para a interpretação, análise, seleção de informações, identificação de problemas, realização de experimentos e projetos de pesquisa e extensão, que visem a produção do conhecimento, o desenvolvimento local e regional e o exercício da sua função social

d- estabelecer, na relação teoria e prática, as dimensões intra, multi e interdisciplinar;


e- desenvolver, no acadêmico, a criatividade, o pensamento e o raciocínio científicos

f- operacionalizar um currículo que permita relacionar Ciência, Tecnologia e Sociedade


g- propiciar a vivência das atividades da pesquisa diagnóstica articulada com as atividades de educação, extensão e intervenção;

h- garantir o espaço para estágios intra e extra institucionais, como forma de exercício das atividades inerentes à profissão


i- desenvolver um currículo voltado para aquisição não só de conteúdos mas também de habilidades, atitudes e valores, condizentes com o perfil do profissional pesquisador e educador;

j- compor linhas de pesquisa de modo a implementar, a médio prazo, a pós-graduação;


k- articular a graduação com a pós-graduação;

l- promover formação integral do homem, em consonância com o Projeto Pedagógico da UCDB




Profissional Pretendido

O acadêmico de Biologia será graduado na UCDB em consonância com uma concepção humanística cristã de valorização da Vida em todas as suas formas de manifestação.
Sendo assim o biólogo deve ser profissional possuidor de uma formação básica, ampla e sólida, tanto nos aspectos teóricos quanto práticos, no que concerne aos conhecimentos dos níveis de organização dos seres vivos, suas relações filogenéticas e evolutivas, além da diversidade, distribuição e relações desses seres com o ambiente.
O biólogo deverá, também, entender que o processo de produção do conhecimento científico é uma atividade sem fim, um processo inacabado, histórico, que caminha baseado em "verdades provisórias", e que esse conhecimento influencia a sociedade e é influenciado por ela.
Nesse entendimento, espera-se que o Biólogo seja um profissional dotado de senso crítico, capaz de distinguir valores permanentes de transitórios, de respeitar a pessoa humana e todas as demais formas de vida na Terra. Deve, ainda, estar preparado para exercitar a criatividade, a liberdade responsável e a ética, assumir compromisso com melhoria da qualidade de vida da pessoa humana e a preservação da biodiversidade. Além disso, espera-se do Biólogo que seja um profissional adaptável às mudanças sociais e de mercado de trabalho, consciente da necessidade de aperfeiçoamento constante, apto a atuar multi e interdisciplinarmente sem perder a autonomia de pensamento, consciente da sua responsabilidade como educador nos diversos contextos de sua profissão, enfim, um profissional capaz de aprender a aprender.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:

Espera-se que o Biólogo formado pela UCDB domine, além dos conteúdos específicos, diversas habilidades e atitudes necessárias ao exercício competente de sua profissão. Dentre elas, destacamos:

- o pensamento sistêmico e crítico;
- a capacidade de análise e síntese;
- a capacidade de comunicar-se oralmente e por escrito;
- a capacidade de elaborar problemas de pesquisa e atuar nas áreas básicas e aplicadas;
- a busca permanente de aperfeiçoamento no campo de sua atuação;
- o acompanhamento constante da evolução do pensamento científico;
- o domínio dos instrumentos de aprender a aprender;
- a capacidade de tomada de decisões;
- o trabalho em equipe, seja como líder ou liderado, cultivando o respeito mútuo;
- a capacidade de se comportar correta e eticamente em campo e em laboratório;
- o compromisso com a socialização do saber;
- o cumprimento das legislações que dispõem sobre o exercício profissional.






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