Biblioteconomia

Graduação

Em Botafogo

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Botafogo

O curso de Biblioteconomia da USU tem como principal objetivo formar profissionais capazes de planejar, especificar, organizar e gerenciar sistemas e serviços de informação voltados para o atendimento das necessidades das organizações ou de comunidades específicas de usuários, empregando modernas ferramentas da informação. Dirigido a: O novo profissional de Biblioteconomia, além de poder continuar desenvolvendo as atividades tradicionais de sua profissão, pois o novo curso contém todas as matérias do seu currículo mínimo, capacitar-se-á a ocupar, formalmente, um espaço no mercado de trabalho, que representa, na verdade, uma extensão de sua habilitação atual. Essa extensão é a ampliação do escopo de suas atividades, limitadas, até então, à administração de documentos para a administração da informação.

Instalações

Localização

Início

Botafogo (Río de Janeiro)
Ver mapa
Rua Farani, 42 - Botafogo, 22231-020

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

O curso de Biblioteconomia da USU tem como principal objetivo formar profissionais capazes de planejar, especificar, organizar e gerenciar sistemas e serviços de informação voltados para o atendimento das necessidades das organizações ou de comunidades específicas de usuários, empregando modernas ferramentas da informação.

O novo profissional de Biblioteconomia, além de poder continuar desenvolvendo as atividades tradicionais de sua profissão, pois o novo curso contém todas as matérias do seu currículo mínimo, capacitar-se-á a ocupar, formalmente, um espaço no mercado de trabalho, que representa, na verdade, uma extensão de sua habilitação atual. Essa extensão é a ampliação do escopo de suas atividades, limitadas, até então, à administração de documentos para a administração da informação.

Convidamos você para, navegando nas nossas páginas a seguir, conferir os detalhes do que está sendo dito acima.

Se você já gostava de lidar com livros, vai gostar muito mais de vídeos, CDs, Internet, de sistemas, da informação, enfim, na forma em que estiver.

Junte-se a nós. Vale a pena!!!


Perfil do curso


A Administração superior da Universidade Santa Úrsula, atenta às mudanças que ocorrem na Sociedade e preocupada com a velocidade com que estão acontecendo, notadamente nas áreas da Informação e da Comunicação, incorporou, no início deste ano, o Curso de Biblioteconomia e Documentação ao Instituto de Tecnologia da Informação e da Comunicação. Este fato é uma sinalização clara do reconhecimento que as atividades de Documentação-Informação e Comunicação estão não apenas inter-relacionadas, como altamente dependentes da Tecnologia da Informação e que uma reforma curricular se impõe no Curso de Biblioteconomia e Documentação para enfrentar as exigências de um mercado, ainda tímido no País, e para o qual a Universidade se antecipa.
A identificação do perfil do novo profissional, consubstanciada na identificação de resultados esperados, norteou, portanto, a proposta de reformulação, ou seja, ela foi construída na expectativa de que possa colocar no mercado profissionais que, até então, se limitavam à administração de documentos, mas que agora ampliam o escopo para a administração da informação, a saber:

1. compreender as limitações políticas, econômicas e sociais que atuam nos ambientes informacionais;
2. assessorar o planejamento estratégico da informação nas organizações;
3. estruturar e administrar o processo de aquisição e disponibilização da informação;
4. analisar condições organizacionais em que um serviço de informação possa vir a ser bem sucedido, dominando as fases de planejamento, criação e disseminação;
5. assessorar o planejamento estratégico de informação nas organizações;
6. estruturar e administrar o processo de aquisição e disponibilização da informação;
7. analisar serviços de informação existentes e propor alterações, quando pertinentes;
8. disponibilizar produtos/serviços informacionais para dada clientela em diferentes meios;
9. reutilizar recursos informacionais disponíveis de acordo com os interesses/necessidades de informação de dada clientela.



O currículo reflete as necessidades de mudança presentes na literatura nacional e internacional sobre o ensino de biblioteconomia e estudos de informação - que é o binômio constante, e aponta para o novo espaço profissional, que é a gestão da informação e de documentos que fluem nas organizações e sua importância para o planejamento estratégico.
O elenco de disciplinas contempla, então, a utilização de novas tecnologias voltadas para a administração da informação, inclusive para a geração, reutilização e disponibilização de produtos e serviços informacionais em meio eletrônico, organização e gestão de documentos (de biblioteca ou das organizações), organização e gestão da informação nas organizações.


Biblioteconomia

Preço para verificar