Básico de Seguro Rural

FEBRABAN
Online

Preço a consultar

Informação importante

Tipologia Curso
Metodologia Online
  • Curso
  • Online
Descrição

Dar aos participantes uma visão crítica e atualizada sobre o Seguro Rural que os habilite a agir cada vez mais como especialistas dinâmicos e competitivos; e como o Seguro Rural pode ser utilizado como mitigador de risco de crédito nas operações de crédito rural realizadas pelas instituições financeiras, empresas do agronegócio e cooperativas de produção.
Dirigido a: Profissionais das instituições financeiras, cooperativas de produção e empresas que atuam no agronegócio que necessitam conhecer as modalidades e o funcionamento do Seguro Rural.

Informação importante

Programa

OBJETIVO


Dar aos participantes uma visão crítica e atualizada sobre o Seguro Rural que os habilite a agir cada vez mais como especialistas dinâmicos e competitivos; e como o Seguro Rural pode ser utilizado como mitigador de risco de crédito nas operações de crédito rural realizadas pelas instituições financeiras, empresas do agronegócio e cooperativas de produção.


PÚBLICO-ALVO


Profissionais das instituições financeiras, cooperativas de produção e empresas que atuam no agronegócio que necessitam conhecer as modalidades e o funcionamento do Seguro Rural.


LEGISLAÇÃO

I - Histórico do Setor de Seguro Rural


. Cronologia


· Secretaria de Agricultura do Estado de SP - CPAP


· Instituto Riograndense do Arroz


· Companhia Nacional de Seguro Agrícola


. Fundo de Estabilidade do Seguro Rural


· Seguradoras Estatais


· Seguradoras Privadas


· Proagro, Proagro mais


· Experiências Internacionais


· Resseguros


II - Legislação


· A Constituição de 1988 e o Seguro Rural


· Leis, Decretos, Portarias, Circulares etc


· Política Agrícola e o MAPA


III - Conceito sobre Risco Rural


· Rural e Agrícola


· Custeio, Produção, Rendimento e Índice


· Safra e Safrinha


· Zoneamento Agrícola


· Riscos correlacionados, não correlacionados e intermediários


· Premissas


· Características


· Transferência do Risco


IV - Modalidades de Seguro Rural


· Seguro Agrícola, Seguro Pecuário, Seguro Aquícola


. Seguro de Benfeitorias e Produtos Agropecuários


. Seguro de Penhor Rural


. Seguro de Florestas


. Seguro de Cédula de Produto Rural.


Evento eminentemente prático com aulas expositivas, detalhadas, e trabalhos realizados pelos participantes.


ADEMIRO VIAN (Coordenador do Curso)


Administrador de Empresas com Pós-Graduação em Administração Financeira.


Assessor da Febraban nas áreas de Crédito Rural, Produtos de Financiamento e Assuntos Contábeis e Fiscais. Professor Universitário e autor de diversas obras técnicas, dentre elas o livro 'Novos Instrumentos de Financiamento do Agronegócio' e da proposta que culminou na aprovação da Lei 11.076, que criou os novos títulos.


ANGELO GEMIGNANI


Engenheiro Agrônomo graduado pela Unesp. Técnico em Administração de Empresas; Técnico em Seguros (FENASEG). Trabalhou no Banespa como Inspetor de Crédito Rural e Assessor da Diretoria de Patrimônio. Diretor de Seguro Rural da Companhia de Seguros do Estado de São Paulo - COSESP. Diretor do Departamento de Defesa Agropecuária, da CATI. Trabalhou na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Desenvolveu estudos no PENSA - Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial da USP. Professor de Seguro de Riscos Rurais nos Cursos Básicos Preparatórios para Corretores de Seguro da FUNENSEG e do Curso de Especialização em Agronegócio do Banco do Brasil. Palestrante em seminários sobre 'Seguro Agrícola'. Trabalhou no desenvolvimento do Projeto de Zoneamento Agrícola do Ministério da Agricultura e Embrapa. É sócio fundador da GERENSEG, empresa de Administração e Gerenciamento de Seguros que presta serviços de apuração de prejuízos de sinistros rurais, seguros contratados pela Companhia de Seguros Aliança do Brasil.

Êxitos alcançados por este centro