Avaliação de Desempenho por Competências na Administração Pública

Curso

Online

R$ 890

Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Nível

    Básico

  • Metodologia

    Online

  • Horário de aulas

    12h

  • Duração

    4 Dias

  • Aulas virtuais

    Sim

Avaliar desempenho nem sempre é uma tarefa fácil. Normalmente é um momento de expectativas, ansiedades, resistências e desconfianças. É natural que assim seja, pois os envolvidos, principalmente os avaliados, têm a tendência a se perguntar: serei avaliado com imparcialidade e justiça? O avaliador possui a devida competência para desenvolver esse papel? As minhas qualidades serão consideradas? Por outro lado, os avaliadores não estejam preparados para o processo.

Na Administração Pública, até há algum tempo atrás, as avaliações de desempenho limitavam-se a analisar aspectos puramente operacionais (frequência, assiduidade, urbanidade etc.) sem levar em consideração o desenvolvimento profissional e os resultados obtidos pelo indivíduo. A publicação dos Decretos nos. 5.707/2006 (Desenvolvimento de Pessoal) e 7.133/2010 (Avaliação de Desempenho) deu novas cores ao processo e colocou na pauta das áreas de RH os temas “Gestão por Competências” e “Avaliação de Desempenho”. A observação da prática, no entanto, mostra que, apesar de esses Decretos terem sido publicados já há alguns anos as instituições públicas ainda apresentam dificuldades na sua aplicação.

As perguntas que normalmente surgem nessas instituições são: é possível reunir, em uma mesma metodologia os conceitos “desempenho” e “competências”? Como implementar na prática? Os conceitos e técnicas mencionados nesses Decretos não são inspirados na iniciativa privada? Será que se aplicam integralmente ao serviço público? Há uma maneira de medir as competências? Pode-se utilizar competências para medir desempenho?

O programa aqui exposto pretende discutir essas questões ao apresentar aos participantes as melhores práticas de gestão de desempenho por competências já em utilização em diversas instituições do serviço público. Este treinamento aborda aspectos metodológicos e práticos da implementação do processo de Avaliação de Desempenho por Competências (Metodologia ADC) que, ao trabalhar com duas dimensões[...]

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Professores

André  Freitas

André Freitas

Professor do IDEMP

André Luiz de Freitas é consultor em Gestão Empresarial com grande vivência em Gestão de Pessoas por Competências, Gestão por Processos de Trabalho e projetos de Reestruturação Organizacional. Tem Pós-graduação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/RJ) e em Desenvolvimento do Potencial Criativo pelo Instituto Latino Americano de Criatividade e Estratégia (ILACE/SP), além de Engenheiro (UNITAU/SP). É professor da Fundação Getulio Vargas – FGV Management/Rio no MBA Executivo em Administração: Gestão da Tecnologia da Informação, no MBA Gestão de Novos Negócios [...]

Programa

APRESENTAÇÃO

Na Administração Pública, até há algum tempo atrás, as avaliações de desempenho limitavam-se a analisar aspectos puramente operacionais (frequência, assiduidade, urbanidade etc.) sem levar em consideração o desenvolvimento profissional e os resultados obtidos pelo servidor. Atualmente, em função da modernização do serviço público, a “Avaliação de Desempenho por Competências” vem ganhando espaço. A observação prática, porém, mostra que as instituições públicas ainda apresentam dificuldades na sua aplicação.

As perguntas que normalmente surgem nessas instituições são: é possível reunir, em uma mesma metodologia os conceitos “desempenho” e “competências”? Como implementar na prática? Esses conceitos e técnicas se aplicam integralmente ao serviço público? Há uma maneira de medir as competências? Pode-se utilizar competências para medir desempenho? Este programa pretende discutir essas questões e apresentar aos participantes as melhores práticas de gestão do desempenho por competências, ao abordar aspectos metodológicos e práticos da Metodologia ADC, desenvolvida e já implementada em diversas instituições públicas.

Essa metodologia parte da comparação entre as competências requeridas e as competências individuais evidenciadas. Em outra frente compara os resultados esperados com os apresentados pelo servidor. A análise do resultado do processo de ADC mostrando insuficiências e méritos, necessidades e potencialidades orienta planos de desenvolvimento profissional.

Ao trabalhar com duas dimensões, Competências e Resultados, busca caminhos na direção do que é chamado de “estado de Flow”, para atender tanto às necessidades da instituição quanto aos interesses dos servidores.

A QUEM SE DESTINA

Profissionais da área de Gestão de Pessoas e gestores do serviço público.

RESULTADOS PARA OS PARTICIPANTES

Este treinamento tem por objetivo apresentar instrumentos e técnicas de mensuração aplicadas ao Sistema de Gestão de Pessoas por Competências (SGC) ao abordar como:

  • definir os requisitos de competências e realizar o seu evidenciamento;
  • definir os Indicadores de Desempenho (de competências e de resultados);
  • realizar o processo de Avaliação de Desempenho por Competências.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1º DIA

INTRODUÇÃO:

  • Tendências em Gestão de Pessoas e o panorama da Avaliação de Desempenho;
  • O que é a Avaliação de Desempenho por Competências (ADC).

1. GESTÃO DE PESSOAS E A ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL:

  • Estratégia organizacional e o processo estratégico;
  • Uma Política de Gestão de Pessoas.

2. PLANEJAMENTO E CONTROLE EM GESTÃO DE PESSOAS:

  • Planejamento e controle;
  • Gestão de processos de trabalho e gestão de pessoas;
  • Indicadores de resultados como instrumentos de medição em gestão de pessoas;
  • O estabelecimento de metas em processos de avaliação de desempenho.

2º DIA

3. SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS (SGC)

  • O que é competência e sua tipologia;
  • Os subsistemas do SGC.

4. MATRIZ DE COMPETÊNCIAS (MDC):

  • O que é a Matriz de Competências;
  • Estabelecimento das competências requeridas;
  • O Mapeamento de competências.

3º DIA

5. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIAS (ADC)

  • O que é a ADC;
  • Modelo de estruturação dos indicadores;
  • As quatro etapas do processo ADC:
    • o acordo de desempenho;
    • a reunião de avaliação;
    • o monitoramento do desempenho;
    • a possibilidade de discordância – os comitês de calibragem.
  • Um caso real;
  • Lições aprendidas na prática.

4º DIA

6. BANCO DE TALENTOS (BDT):

  • O que é o Banco de Talentos;
  • Escalonamento do Perfil de Desempenho Profissional (competências e resultados);
  • Matriz de Desenvolvimento Profissional.

7. RECRUTAMENTO E SELEÇÃO POR COMPETÊNCIAS (R&SC):

  • Recrutamento e seleção internos como ferramenta de desenvolvimento profissional;
  • Como perceber comportamentos na prática?

8. PLANO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL COM BASE EM COMPETÊNCIAS (PDC)

  • O que é o PDC e a matriz de desenvolvimento;
  • Lições aprendidas na prática do serviço público.

METODOLOGIA

A metodologia utilizada é de exposição on line ao vivo, discussão de casos reais e exercícios práticos com base na realidade dos participantes.

É enfatizado o aspecto prático dos temas trabalhados.

Avaliação de Desempenho por Competências na Administração Pública

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