Avaliação de Desempenho por Competências na Administração Pública

IDEMP - Instituto de Desenvolvimento Empresarial
Em Rio De Janeiro e Brasilia

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Dirigido a: Profissionais de Recursos Humanos.

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Centro Empresarial Brasília Srtvs - Qd. 701 - Conjunto D - Bloco B - Sala 802 Asa Sul, 70340-907, Distrito Federal, Brasil
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Av. Nilo Peçanha, 50 | Grupo 1901 | Centro, 20020-906, Rio de Janeiro, Brasil
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Programa

Conteúdo Programático

1. A GESTÃO DE PESSOAS NO CONTEXTO DA estratégia organizacional

  • estratégia organizacional;
  • desdobramento dos direcionadores estratégicos em metas setoriais e individuais;
  • processos de trabalho;
  • a questão da mensuração: a importância de medir X medir o importante;
  • indicadores de desempenho;
  • uma Política de Gestão de Pessoas para a administração pública;
  • o impacto dos Decretos Nos 5.707/2006 e 7.133/2010 na gestão de pessoas do serviço público.

2. MODELOS DE GESTÃO DO DESEMPENHO

  • as diversas metodologias para avaliar desempenho;
  • a avaliação de desempenho na administração pública hoje e sua tendência;
  • princípios e ética norteadores da Avaliação de Desempenho por Competências (ADC);
  • avaliar desempenho ou potencial?
  • a definição do objetivo do processo – Por quê? Para quê?

3. SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS (SGC)

  • o que é competência e sua tipologia;
  • os cinco subsistemas do SGC;
  • o processo de gestão de pessoas por competências.
  • estabelecimento das competências requeridas – a Matriz de Competências (MDC);
  • evidenciamento de competências individuais.

4. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIAS (ADC)

  • o Decreto No 7.133/10:
  • o que é a Avaliação de Desempenho por Competências;
  • base conceitual da ADC;
  • premissas para a ADC;
  • elementos da ADC e seus Indicadores de Desempenho;
  • escalonamento do desempenho;
  • modelo de avaliação de desempenho com base em competências;
  • as cinco etapas do processo ADC:
    • o acordo de desempenho;
    • a reunião de avaliação;
    • o monitoramento do desempenho;
    • a discordância;
    • a análise dos resultados e o feedback aos avaliados.
  • fatores críticos para o sucesso da ADC:
    • a preparação do avaliador;
    • a preparação do avaliado e o processo de auto avaliação;
    • boas práticas para a condução do processo ADC – antes, durante e depois;
    • pesquisa sobre a ADC – ajustes e aprendizado.
  • lições aprendidas na prática.

5. BANCO DE TALENTOS (BDT)

  • o que é o Banco de Talentos;
  • escalonamento do Perfil de Desempenho Profissional (competências e resultados);
  • Matriz de Desenvolvimento Profissional.

6. PLANO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL COM BASE EM COMPETÊNCIAS (PDC)

  • princípios para o desenvolvimento profissional;
  • treinamento X desenvolvimento profissional;
  • movimentação e recrutamento & seleção internos.

7. OFICINA PARA A ESTRUTURAÇÃO DE UM PROCESSO DE ADC

As quatro horas finais do treinamento serão no modelo “oficina de trabalho” onde os participantes terão a oportunidade de experimentar as principais ferramentas da ADC:

  • elaboração da Matriz de Competências;
  • definição dos indicadores de desempenho qualitativos e quantitativos;
  • elaboração de um cronograma básico para a implementação da ADC.

Metodologia

O curso é composto de parte expositiva, exercícios e trabalhos em grupo com foco no serviço público, a fim de permitir que os participantes experimentem na prática os conceitos expostos.

Será enfatizado o aspecto prático do conteúdo programático.

Expositor (a) André Freitas

André Luiz de Freitas é consultor em Gestão Empresarial com foco em Gestão de Pessoas, especialista em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM / RJ) e em Desenvolvimento do Potencial Criativo pelo Instituto Latino Americano de Criatividade e Estratégia (ILACE / SP), além de Engenheiro Mecânico (UNITAL / SP).

É professor da FGV / RJ nos MBA de Gestão Empresarial, de Gestão Estratégica da TI e de Marketing, lecionando as disciplinas Projeto Integrado de Negócios (PIN) e Liderança e Mudanças Empresariais. Também é professor no MBA de Administração e Sistemas de Informação, lecionando a disciplina Gestão de Projetos e no MBA de Gestão de Pessoas, lecionando a disciplina Gestão de Competências, ambos da Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi professor da ESPM/RJ onde lecionou as disciplinas de Planejamento Estratégico, Ambiente Empresarial e Workshop de Criatividade, bem como de outras instituições de ensino, lecionando diversas disciplinas tais como, Formação de Consultores Empresariais, Ferramentas de Projeto, Estratégias e Técnicas de Negociação.

É consultor empresarial desde 1989 e Senior Consultant, credenciado pela Corporate University Xchange Inc. (CUX / NY) para implementação de Universidades Corporativas e Centros Virtuais de Treinamento. Sua experiência profissional inclui passagem pela Coopers & Lybrand Consultores Ltda. onde desenvolveu e implementou a Consultoria em Gestão Empresarial no escritório do Rio de Janeiro.

Participou de numerosos Projetos de Re-estruturação Organizacional, Gestão de Pessoas Gestão de Projetos e Gestão de Processos, destacando-se: GSK, SERPROS, Poder Judiciário/RJ, TRT/RJ, MP/RJ, Universidade Corporativa da PETROBRÁS, FININVEST, Mercedes Benz do Brasil, GR Serviços de Alimentação, KLÜBER Lubrication, PREVI, L’ORÉAL, Coats Corrente, TELETRIM, CETIP, GLOBOSAT, Rede GLOBO, GLOBOPAR, Produtos ROCHE, Hotel Meridien-Rio, Bureau Veritas (BVQI), Glaxo, Fleischmann & Royal, Mannesmann-Demag, SABESP, Merck, DDF/Philips, Becton‑Dickinson, e SENAC-SP e RJ.

É coautor do livro A Reforma do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro – Projeto de Fortalecimento e Modernização da Gestão, editado pela FGV/RJ. É autor de diversos artigos e cursos utilizando tecnologia de ensino eletrônico a distância (e‑learning).

Professor do IDEMP – Instituto de Desenvolvimento Empresarial.


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