Automação de sistemas elétricos

FUPAI - Fundação de Pesquisa e Assessoramento à Indústria
Em Itajubá

Preço a consultar
Ou prefere ligar para o centro agora?
(55) ... Ver mais
Os usuários que se interessaram por esse curso também buscaram...
Ver mais

Informação importante

  • Curso
  • Itajubá
  • 32 horas letivas
Descrição

A busca da excelência na operação de sistemas elétricos, tanto na obtenção de elevados níveis de confiabilidade, como na qualidade e continuidade do fornecimento e maximização dos benefícios, conduziu à automação dos sistemas elétricos em seus principais blocos funcionais, a saber: geração, transmissão, subestações e distribuição. Este curso é voltado para engenheiros e técnicos eletrônicos e ...

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Itajubá
Rua Cel Renno, 7, 37500-050, Minas Gerais, Brasil
Ver mapa

Programa

Descrição:


A busca da excelência na operação de sistemas elétricos, tanto na obtenção de elevados níveis de confiabilidade, como na qualidade e continuidade do fornecimento e maximização dos benefícios, conduziu à automação dos sistemas elétricos em seus principais blocos funcionais, a saber: geração, transmissão, subestações e distribuição. Este curso é voltado para engenheiros e técnicos eletrônicos e eletricistas que de alguma forma estejam ligados a estes, e procuram informar sobre os principais aspectos da automação destes componentes do sistema, apresentando a tecnologia atualmente disponível, soluções de fabricantes e experiências bem sucedidas com sistemas já implantados.



Conteúdo:




Automação de sistemas: Estrutura de sistemas baseados em Controladores Lógicos Programáveis e noções de sistemas baseados em estrutura aberta. Sistemas de aquisição de dados, comunicação e transmissão de informações. Sistemas SCADA (Supervisory Control And Data Acquisition). Sistemas de controle distribuído e unidades remotas. Automação de sistemas elétricos: Hierarquia dos sistemas, centros de operação do sistema (COS) e centros de operação regionais (COR). Automação de centrais: principais pontos de monitoramento e atuação, utilização de CLP para automação dos processos de partida, operação e parada. Automação de subestações: Monitoramento e utilização de CLP para automação e integração de equipamentos. Programação de CLP utilizando as linguagens de programação definidas na norma IEC 61131-3.

Os usuários que se interessaram por esse curso também buscaram...
Ver mais