Artes Visuais

Graduação

Em Ijuí

R$ 30.066

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Ijuí

  • Duração

    8 Semestres

ObjetivosGeral* Preparar licenciados para atuarem em campo específico ao ensino das Artes Visuais.* Formar profissionais e pesquisadores que possam se expressar tanto nas práticas artísticas como na reflexão teórica. Dirigido a: O Curso de Artes Visuais deve formar profissionais habilitados para a produção, a pesquisas, a crítica e o ensino das Artes Visuais.

Instalações

Localização

Início

Ijuí (Rio Grande do Sul)
Ver mapa
Rua Do Comércio, 3000 Cp 560 Bairro Universitário Ijuí - Rs 98.700-000, 98.700-000

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Literalmente fazendo arte, mas arte contemplada por todos. Pela prática artística ou acerca da reflexão teórica, o profissional das Artes Visuais expressa suas idéias e sentimentos com produções singulares, ao mesmo tempo em que sua obra apresenta infinitos significados. Seu trabalho pode ser interpretado como autêntico, dotado de uma linguagem que vai do desenho, colagem, pintura, até música, corpo ou vídeo.


Histórico
O Curso de Artes Visuais da Unijuí tem se consolidado ao promover a formação de professores que atuam na Educação Básica. Sua principal característica é abordar a arte contemporânea através de componentes teóricos e teórico-práticos. Através destes, articula-se o saber arte e o saber ensinar sobre arte, com as questões atuais relacionadas à educação.

A partir de 2001 o Curso ampliou sua atuação oferecendo à comunidade a habilitação Bacharel em Artes Visuais, proporcionando assim, a possibilidade para o acadêmico cursar as duas modalidades, uma vez que o currículo foi organizado a partir de um núcleo comum e as especificidades de cada área. O Bacharel intensifica a pesquisa artística construindo um processo nas linguagens visuais, tendo a Sala de Exposição Java Bonamigo enquanto um espaço para apreciar arte e também divulgar seu próprio trabalho artístico.

Também integra o projeto do Curso promover espaços para o encontro com a arte por meio de viagens de estudo a exposições, bienais, incentivo à participação em salões de arte, eventos de educação, formação continuada para os professores de arte de Ijuí e região através do Pólo Unijuí, da Rede Arte na Escola, exposições de arte contemporânea na Sala de Exposição Java Bonamigo, bem como intercâmbio com universidades e institutos de arte.

O curso de Artes Visuais também oferece um programa de Pós-graduação em Metodologia do Ensino de Arte, pelo qual busca abordar as questões da arte e seu ensino, desde os aspectos relacionados a metodologias de ensino, bem como temas sobre a cultura visual, arte na educação infantil, leitura de imagem fixa e móvel, vídeo arte, fotografia, procedimentos contemporâneos em arte, dentre outros.


Objetivos

Geral

* Preparar licenciados para atuarem em campo específico ao ensino das Artes Visuais.

* Formar profissionais e pesquisadores que possam se expressar tanto nas práticas artísticas como na reflexão teórica.


Específicos

* Atender o mercado de trabalho, formando profissionais e educadores competentes;

* Participar da vida artística e cultural, executando um trabalho integrado com os órgãos públicos, privados e comunidade em geral;

* Elaborar, executar e avaliar projetos de pesquisa e extensão em artes e arte-educação, atendendo os anseios e expectativas da comunidade em geral;

* Integrar o curso à comunidade, promovendo eventos, projetos artísticos e culturais, entre outros.


Perfil Profissional
Contexto de inserção regional

O Curso de Artes Visuais deve formar profissionais habilitados para a produção, a pesquisas, a crítica e o ensino das Artes Visuais.

A formação desses profissionais deve ser voltada para o desenvolvimento da percepção, da reflexão e do potencial criativo, dentro da especificidade do pensamento visual.

A UNIJUÍ propõe-se a capacitar um profissional conhecedor e compromissado com as questões artísticas contemporâneas e educacionais, que tenham presente em sua práxis uma postura crítica, ativa e coerente com a formação recebida.
Áreas de atuação do egresso
Profissional de:

* Competência para exercer a função de educador, sendo mediador do conhecimento específico da arte, despertando no educando: o gosto pelo fazer e pelo apreciar artístico, a sensibilidade estética, a criatividade, a possibilidade de inter-relacionar conteúdos e diferentes linguagens artísticas;

* Fundamentos teóricos e práticos para a realização de pesquisas em Ensino de Arte, gerando novos conhecimentos;

* Pensamento reflexivo e crítico;

* Domínio mais aprofundado de várias linguagens artísticas;

* Iniciativa para desenvolver experiências pessoais, encontrando novas soluções na utilização de materiais e técnicas.

Capacidade de:

* Refletir sobre o Ensino das Artes Visuais, buscando metodologias cada vez mais apropriadas ao mundo atual;

* Realizar pesquisas científicas e artísticas;

* Desenvolver projetos interdisciplinares, utilizando-se de várias linguagens das artes visuais.

Campo de Atuação

A Licenciatura em Artes Visuais pretende formar profissionais capacitados para atuar como professor de Artes nas escolas de educação infantil, ensino fundamental e médio, como também em escolinhas de artes, museus, galerias, desenvolvendo projetos no Ensino de Arte; como consultor na área do Ensino de Arte; como Ministrante de Curso na área do Ensino de Arte; realizar pesquisas Educacionais, Científicas e Artísticas; e desenvolver projetos interdisciplinares, utilizando-se de várias linguagens das artes visuais.

O Bacharelado em Artes Visuais pretende formar profissionais capacitados para atuar como profissional liberal e/ou pesquisador. Os campos de atuação são em seus ateliês de arte e criação, laboratórios de fotografia e vídeo, as indústrias, as empresas, as entidades públicas ou privadas de difusão artística-cultural, confecção de vestuário (moda), agências de publicidade e propaganda, setores de artes gráficas, estabelecimentos comerciais, parques turísticos, museus, fundações, galerias de arte e instituições de pesquisa científicas, educacionais e culturais e artísticas; e ainda pode atuar como consultor e produtor de eventos; como pesquisador do patrimônio cultural e coleções privadas, e como curador de projetos artísticos e culturais.

Artes Visuais

R$ 30.066