Graduação

Em Rj

R$ 19.330

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Rj

  • Duração

    6 Semestres

O Curso de Artes Visuais tem como missão formar professores de Arte aptos a produzir, ler e contextualizar estética e historicamente diferentes linguagens que constituem o universo visual contemporâneo, capacitando-os para atuarem como formadores de sujeitos aptos ao exercício de colaboração artística e estética, num processo que envolva a realidade cultural em que se inserem. Dirigido a: O profissional desta área deve possuir, acima de tudo, um refinado espírito crítico. Manter uma postura questionadora quanto ao Ensino de Arte no país é de extrema importância, na medida em que essa postura irá fortalecer o espírito de união dos profissionais da referida área.

Instalações

Localização

Início

Rj (Río de Janeiro)
Ver mapa
Rua Vereador Pinho de Carvalho, Nº267, Centro, Barra Mansa - Rj Cep: 27.330-550, 27.330-550

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

estive na ubm na secretária e me imformaram que vcs não tem o artes visuais embora nesse site imforma o contrario

Carlos antonio D., Mais de dois anos

Responder

Opiniões

Programa

Sobre o Curso:
O Curso de Artes Visuais tem como missão formar professores de Arte aptos a produzir, ler e contextualizar estética e historicamente diferentes linguagens que constituem o universo visual contemporâneo, capacitando-os para atuarem como formadores de sujeitos aptos ao exercício de colaboração artística e estética, num processo que envolva a realidade cultural em que se inserem. O Curso de Artes Visuais busca promover um equilíbrio entre disciplinas práticas, teóricas e teórico-práticas, fomentando relações entre Arte e Educação.

Tempo de duração do curso: 6 semestres
Turno: Noturno

Horário: 18h30 às 22h

O curso dispõe de vários laboratórios, ateliês e outras estruturas de apoio. Eis algumas delas: Laboratório Multimeios; Laboratório de Fotografia; Sala Corpo e Expressão; Espaço de Artes Plásticas; Espaço Lygia Pape, dedicado à modelagem, cerâmica e gravura; Laboratório de Informática; Galeria de Arte Clécio Penedo; Galeria de Arte UBM - Unidade Cicuta; Salas de Aula equipadas com pranchetas e telas de projeção.

O Curso desenvolve eventos como o "Seminário sobre o Ensino de Arte", que, em sua quinta edição, contou com a participação da Professora Doutora Ana Mae Barbosa, um dos principais nomes do Ensino de Arte do país e do mundo. Dentre os importantes cursos oferecidos, destaca-se "Leitura da imagem e o Projeto Arte BR", pela Professora Doutora Anamélia Bueno Buoro. A produção em arte e educação é desenvolvida por nossos alunos a partir de projetos dedicados ao ensino fundamental e médio, associações diversas e, de forma contínua, ao projeto "UBM ao Alcance de todos" e ao projeto "Crescendo com Arte". Nossos alunos e professores divulgam suas pesquisas na Semana Científica do UBM, bem como em simpósios e congressos. A produção artística em Artes Visuais realizada por nossos alunos é apresentada na Galeria de Arte Clécio Penedo e na Galeria de Arte UBM - Unidade Cicuta e em instituições culturais da região.

Perfil do Estudante:
O profissional desta área deve possuir, acima de tudo, um refinado espírito crítico. Manter uma postura questionadora quanto ao Ensino de Arte no país é de extrema importância, na medida em que essa postura irá fortalecer o espírito de união dos profissionais da referida área.

É fundamental, também, relacionar-se com diferentes culturas e suas especificidades.

Mercado de Trabalho:
O profissional desta área poderá atuar em escolas de Ensino Fundamental e Médio, Instituições Culturais (Museus, Teatros, Galerias, Centros Culturais...), Turismo Cultural, Projetos Especiais elaborados em parceria com outras áreas de conhecimento.

O mercado mostra-se carente de professores com formação superior em Ensino de Arte.

Dica do Profissional:
O estudante de Artes Visuais precisará repensar constantemente os processos que envolvem o fazer artístico, a leitura da produção artística, as filiações pertinentes a movimentos estéticos e históricos, na construção de aulas e projetos de arte, bem como analisar criticamente os aspectos que envolvem o Ensino de Arte no contexto contemporâneo.

Artes Visuais

R$ 19.330