Artes Visuais

UNIGRAN - Centro Universitário da Grande Dourados
Em Dourados

Preço a consultar

Informação importante

  • Graduação
  • Dourados
  • Duração:
    6 Semestres
Descrição

O Curso de Artes Visuais da UNIGRAN objetiva a formação de profissionais habilitados para o ensino das Artes Visuais em escolas de ensino fundamental e médio, por meio de formação teórico-prática voltada ao desenvolvimento da reflexão, da criação e do pensamento crítico e criativo, tendo como referência a inter-relação entre Arte e Educação.
Dirigido a: O profissional formado no curso de Artes Visuais - Licenciatura em Artes Visuais, deverá conceber a Arte em estreita relação com as vivências sociais contemporâneas e com a Educação realizando um trabalho reflexivo-criativo com linguagens visuais, atuando como educador, agente produtor e agente cultural. Deverá, para tal, conhecer teorias e métodos de ensino e aprendizagem em artes visuais, inseridas essas no contexto mais amplo da Educação, sendo capaz também de fazer uso de tecnologias.

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Dourados
Rua Balbina de Matos, 2121 - Jd. Universitário, 79.824-900, Mato Grosso do Sul, Brasil
Ver mapa

Opiniões

Ainda não existem comentários sobre esse curso

Programa

Turno:
Noturno

Grau Outorgado:
Licenciatura em Artes Visuais

Duração:
6 semestres

Número de Vagas:
60 vagas

Coordenadora:
Profª M.Sc. Cláudia Ollé

O Curso de Artes Visuais da UNIGRAN objetiva a formação de profissionais habilitados para o ensino das Artes Visuais em escolas de ensino fundamental e médio, por meio de formação teórico-prática voltada ao desenvolvimento da reflexão, da criação e do pensamento crítico e criativo, tendo como referência a inter-relação entre Arte e Educação. O profissional graduado pelo Curso de Artes Visuais da UNIGRAN deverá atuar no ensino de artes visuais em escolas de ensino fundamental e médio, bem como em atividades para-artísticas no desenvolvimento de projetos educacionais e culturais de sua comunidade.

São competências necessárias à atuação do profissional em Artes Visuais: Desenvolver pensamento visual, estético e crítico por meio de uma visão contextualizada do processo educacional e da sociedade.

OBJETIVO:

O Curso de Artes Visuais da UNIGRAN objetiva a formação de profissionais habilitados para o ensino das Artes Visuais em escolas de ensino fundamental e médio, por meio de formação teórico-prática voltada ao desenvolvimento da reflexão, da criação e do pensamento crítico e criativo, tendo como referência a inter-relação entre Arte e Educação.


PERFIL PROFISSIONAL:

O profissional formado no curso de Artes Visuais - Licenciatura em Artes Visuais, deverá conceber a Arte em estreita relação com as vivências sociais contemporâneas e com a Educação realizando um trabalho reflexivo-criativo com linguagens visuais, atuando como educador, agente produtor e agente cultural. Deverá, para tal, conhecer teorias e métodos de ensino e aprendizagem em artes visuais, inseridas essas no contexto mais amplo da Educação, sendo capaz também de fazer uso de tecnologias no desenvolvimento da expressão artística e na prática pedagógica.

Campo de Atuação

O profissional graduado pelo Curso de Artes Visuais da UNIGRAN deverá atuar no ensino de artes visuais em escolas de ensino fundamental e médio, bem como em atividades para-artísticas no desenvolvimento de projetos educacionais e culturais de sua comunidade.

São competências necessárias à atuação do profissional em Artes Visuais:

Desenvolver pensamento visual, estético e crítico por meio de uma visão contextualizada do processo educacional e da sociedade.

Ensinar Artes Visuais estabelecendo relações teórico-práticas, abordando temas de reflexão sobre a produção artística, compreendendo o contexto da história da arte da antigüidade à contemporaneidade.

Construir sólido conhecimento em Artes Visuais, incluindo o estudo e uso de tecnologias, de forma a propiciar aos seus alunos fundamentação teórica-metodológica, reflexão e experimentação, contemplando o processo de criação, apreciação e análise da produção artística.

Organizar situações de aprendizagem necessárias à transposição do conhecimento em Artes Visuais para a sala de aula e para os alunos, respeitando as diferenças, características e necessidades de cada contexto.