Arte e Cultura

Pós-Graduação

Em (-)

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Pós-Graduação

  • Horário de aulas

    396h

A proposta Lato Sensu está fundamentada no Princípio da Indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão e solidifica-se à medida que o conhecimento gera competências formais e atitudinais nos graduados, colocando-os a serviço da sociedade. Este curso foi planejado considerando esta devolutiva à sociedade, ou seja, para aprimorar a formação dos profissionais que atuam na área das Artes Vis...

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Ementa:

A proposta Lato Sensu está fundamentada no Princípio da Indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão e solidifica-se à medida que o conhecimento gera competências formais e atitudinais nos graduados, colocando-os a serviço da sociedade. Este curso foi planejado considerando esta devolutiva à sociedade, ou seja, para aprimorar a formação dos profissionais que atuam na área das Artes Visuais na região oeste do Paraná - especialmente na cidade de Cascavel - e para capacitar o público para a compreensão sobre arte, uma vez que não há outro curso com este enfoque na região. Os cursos em andamento no município e região têm como foco o ensino da arte e aprofundam questões referentes às metodologias e práticas de ensino.

Tendo em vista esta realidade, o projeto Arte e Cultura foi estruturado para estimular e fomentar a produção artística e a pesquisa em Artes Visuais, investigar a realidade local e regional com vistas a reduzir a carência dos produtores e dos pesquisadores em Artes Visuais.
O curso tem como eixo norteador a reflexão acerca dos processos criativos em Artes Visuais, das manifestações culturais e propõe - além do aprofundamento teórico - experiências criativas destinadas a intensificar e ampliar o horizonte expressivo dos alunos, facilitando a compreensão do processo de criação contemporâneo.

O curso Arte e Culturapretende, ainda, estimular a pesquisa em artes visuais no intuito de diminuir a distância entre arte contemporânea e o "grande público". Conforme MELLADO: "Pesquisar em artes plásticas é abrir um campo específico de relação da teoria e da história da arte com os procedimentos intelectuais e materiais de produção da obra." (in Brites e Tessler, 2002)

Matriz Curricular

Disciplina Carga Horária

Teoria e Crítica da Arte

44

Poéticas Contemporâneas / Processos criativos no bi e tridimensional

44

Multimeios

44

Animação

44

Cultura, Comunicação, Linguagem

44

Arte e Cultura Brasileira e Latino Americana

44

Teoria e Crítica da Arte

44

Poéticas Contemporâneas / Processos criativos no bi e tridimensional

44

Arte Comparada

44

Arquitetura e Artes Visuais

44

Metodologia Científica

44

TOTAL

396

Arte e Cultura

Preço para verificar