Arquitetura e Urbanismo

UniFil - Centro Universitário Filadélfia
Em Londrina

Preço a consultar
Ou prefere ligar para o centro agora?
(55) ... Ver mais
Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais

Informação importante

  • Graduação
  • Londrina
  • Duração:
    5 Anos
Descrição

O curso desenvolve-se em regime seriado anual: são cinco anos em período integral e seis anos em período noturno, somando um total de 4320 horas/aula. Desse total, 3816 são destinadas às aulas teóricas e práticas; 180 horas/aula às atividades acadêmicas complementares e 324 ao Trabalho Final de Graduação. Existe ainda a possibilidade de ampliação do currículo através das disciplinas optativas ofer.
Dirigido a: O curso desenvolve e capacita o arquiteto e urbanista a resolver contradições potenciais entre diferentes requerimentos da arquitetura e urbanismo, respondendo às necessidades de abrigo da sociedade e dos indivíduos, quanto a seus aspectos sociais, culturais, ambientais, éticos e estéticos.

Informação importante
Instalações

Instalações e datas

Início Localização
Consultar
Londrina
Av. Jk, 1626 Centro Cep: 86.020-000 - Londrina-Pr, 86.020-000, Paraná, Brasil
Ver mapa

Programa

Com 29 anos de existência completados em 2009, o Curso de Arquitetura e Urbanismo da UniFil é um dos mais tradicionais do Paraná, tendo formado profissionais que hoje são destaques na iniciativa privada e no serviço público por todo o Brasil.


Seu Projeto Pedagógico está de acordo com as novas diretrizes Curriculares do Ministério da Educação (MEC). Sua proposta de organização didático-pedagógica contempla a formação de cidadãos com capacidade para compreender aspectos sociais, históricos, tecnológicos e ambientais, visando a produção e a organização dos espaços que abrigam as atividades humanas.


Todo o conteúdo e prática do curso possuem uma concepção atualizada da Arquitetura e do Urbanismo na construção de edifícios, preservação e valorização do patrimônio construído, levando-se em conta o contexto social e político de Londrina e da região Norte do Paraná.


O curso desenvolve-se em regime seriado anual: são cinco anos em período integral e seis anos em período noturno, somando um total de 4320 horas/aula. Desse total, 3816 são destinadas às aulas teóricas e práticas; 180 horas/aula às atividades acadêmicas complementares e 324 ao Trabalho Final de Graduação. Existe ainda a possibilidade de ampliação do currículo através das disciplinas optativas oferecidas.


Os Estágios Supervisionados são conteúdos curriculares desenvolvidos em dois anos distintos, diferentes para cada turno: 3º ano integral e 4º ano noturno (Estágio Supervisionado I) e 4º ano integral e 5º ano noturno (Estágio Supervisionado II).


O corpo docente de 30 professores, formado por Arquitetos e Urbanistas, Engenheiros, Designer e Geógrafo, é altamente qualificado, composto por profissionais experientes com titulações de mestres e doutores.


Desde 1996, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPG, através do Núcleo de Arquitetura e Urbanismo e Tecnologias oferece também cursos de pós-graduação "lato sensu", em nível de especialização em "Arquitetura de Interiores: Projeto de Ambientes e Qualidade de Vida" e, desde 2007, o curso de especialização em "Gerenciamento de Projetos na Construção Civil".




Público-alvo:
O curso desenvolve e capacita o arquiteto e urbanista a resolver contradições potenciais entre diferentes requerimentos da arquitetura e urbanismo, respondendo às necessidades de abrigo da sociedade e dos indivíduos, quanto a seus aspectos sociais, culturais, ambientais, éticos e estéticos.


Por isso, é voltado para pessoas que buscam compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades, compreendendo-os como agentes preponderantes da construção da cidade e da arquitetura. Essa formação se dá através da relação entre concepção e organização do espaço, ao urbanismo, à construção de edifícios, bem como à conservação e valorização do patrimônio construído, proteção do equilíbrio natural e à utilização racional dos recursos disponíveis.


A compreensão das transformações que ocorrem, fruto do enorme acúmulo do conhecimento da humanidade aponta para a necessidade de formar profissionais que tenham sempre em mente a vontade de contínuo aperfeiçoamento, do desenvolvimento da visão crítica e reflexiva sobre a realidade; que sejam criativos, atentos às mudanças e constantemente motivados pelos desafios da profissão.


Como profissionais devem levar avante o processo de construção de uma identidade através da arquitetura e urbanismo com a realidade social, centrado na afirmação da solidariedade e no exercício da cidadania, voltado tanto às demandas estruturais como pontuais da sociedade. Devem ser éticos, responsáveis e conscientes de seu papel na sociedade.


Mercado De Trabalho:
São muitas as atribuições e grande o campo de trabalho para o arquiteto urbanista. Do ponto de vista legal, cabe ao profissional o exercício das atividades de: supervisão, orientação técnica, coordenação, planejamento, projetos, especificações, direção, execução de obras, ensino, assessoria, consultoria, vistoria, perícia e avaliação - referentes a construções, conjuntos arquitetônicos e monumentos, arquitetura de interiores, urbanismo, planejamento físico urbano e regional, desenvolvimento urbano e regional, paisagismo e trânsito.

Compare este curso com outros semelhantes
Ver mais