Alfabetização e Letramento
Pós-Graduação
Em Ouro Fino
Descrição
-
Tipologia
Pós-Graduação
-
Local
Ouro fino
-
Horário de aulas
420h
Proporcionar aprofundamento de conhecimentos sobre a área de intervenções especializadas em ambientes institucionais. Dirigido a: Graduados em Curso Superior: Tecnólogos, Licenciatura e Bacharelado.
Instalações
Localização
Início
Início
Opiniões
Programa
Proporcionar aprofundamento de conhecimentos sobre a área de intervenções especializadas em ambientes institucionais.
Objetivos Específicos:
.Proporcionar ambiente acadêmico de questionamentos técnicos e teóricos embasados em posicionamentos científicos atuais;
.Permitir ao aluno atuar no âmbito da educação formal e informal, em espaços escolares e não escolares, realizando pesquisas, diagnósticos e intervenção preventiva ou corretiva em grupos e em indivíduos em processo de aquisição da leitura e da escrita, envolvendo, em sua análise e intervenção, todos os segmentos do sistema educacional que participam do processo de ensino-aprendizagem;
.Possibilitar ao aluno atuar como professor alfabetizador de crianças, jovens e adultos, coordenador pedagógico de grupos de alfabetizadores na Educação Infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental;
.Capacitar aos diversos profissionais para atuarem nas demais áreas de Assessoria e Apoio Educacional a Clínicas de Psicologia e Psicopedagogia, a Organizações não Governamentais, a Secretarias de Educação nos serviços de apoio técnico-educacional, além de poder atuar, ainda, como docente no Ensino Superior, lecionando as disciplinas correlatas à sua área de especialização;
.Reforçar o aperfeiçoamento e atualização, quanto à formação dos professores do ensino médio e fundamental, bem como de outros profissionais da área das ciências humanas em temas relacionados à metodologia e às correções didáticas quanto ao uso da tecnologia;
.Capacitar profissionais com especialização em orientação, supervisão, acompanhamento e intervenção em instituições e, aos diversos profissionais em educação em ambientes escolares formais e não formais;
.Desenvolver visão clara de atuação do especialista em ambientes escolares formais e não formais e instituições e empresas afins.
Público-alvo:
Graduados em Curso Superior: Tecnólogos, Licenciatura e Bacharelado.
Carga Horária:
420 horas.
Matriz Curricular:
Metodologia da Pesquisa Científica - 30h
Didática do Ensino Superior: o saber como intencionalização da prática - 30h
Pesquisa Educacional e Transdisciplinaridade: sistemas abertos de conhecimento - 30h
Ética e Estética na Pedagogia das Diferenças: princípios básicos de uma nova educação - 30h
Neuropsicologia e Aprendizagem - 30h
Alfabetização, Desenvolvimento e construção do conhecimento e da linguagem - 30h
Dinâmicas de Grupos: Arte na Escola - 30h
Fonoaudiologia e Alfabetização - 30h
Dificuldades de Ensino: aprendizagem da língua - 30h
O Letramento e a Alfabetização - 30h
Metodologia e Práticas de Alfabetização - 30h
Oficina/Escrita - 30h
Oficina de Contadores de História - 30h
Estágio - 30h
Para certificação, o aluno terá de apresentar no prazo de 6 (seis) meses um Artigo Científico sobre as temáticas abordadas, após a conclusão dos créditos da Matriz Curricular do Curso.
Documentação/Matrícula:
- 2 fotos 3x4 recentes;
- 2 cópias do Diploma de Graduação;
- 2 cópias do Histórico Escolar da Graduação;
- 2 cópias da Carteira de Identidade, CPF e Título de Eleitor;
- Apresentação de Certidão de Nascimento ou Casamento;
- Apresentação de Comprovante de Residência (luz ou telefone).
Formas de Pagamento/Mensalidades:
- Valor de Matrícula/Mensalidade: com a Secretaria;
- Quantidade de Parcelas: 1 + 12 parcelas de R$130,00 (cento e trinta reais)
Observações:
- Aulas aos sábados;
- A Unidade de Ensino reserva-se o direito de não abertura do Curso caso o número de vagas oferecidas não sejam preenchidas, devolvendo os valores recebidos de acordo com protocolo institucional;
- A Coordenação do Curso reserva-se o direito de realizar adequações ao programa, caso existam necessidades alusivas à turma constituída e ao calendário acadêmico.
Alfabetização e Letramento