Agropecuária

Universidade Federal de Viçosa
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  • Tecnólogo
  • A distância
  • Viçosa
  • 1115 horas de estudo
Descrição

Habilita o profissional a atuar em atividades de produção animal, vegetal, paisagística e agroindustrial.
Dirigido a: Profissionais da área de agropecuária que pretendem aprofundar seus conhecimentos, bem como recém-formados no Ensino Médio que desejam trabalhar no setor. Mas o objetivo maior é atrair aqueles que enfrentam dificuldades para frequentar um curso presencial.

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Viçosa
Prédio Cee Avenida Ph Rolfs S/N Campus Universitário, 36570-000, Mato Grosso, Brasil
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Programa

Habilita o profissional a atuar em atividades de produção animal, vegetal, paisagística e agroindustrial.


Objetivos:

Ao final do curso, os alunos deverão ser capazes de desempenhar atividades de implantação, execução, monitoramento e avaliação das diversas atividades do setor agropecuário, bem como assessorar profissionais de nível superior no mercado de trabalho, no qual a qualificação deve estar sintonizada com a realidade local e regional do agronegócio, das tecnologias adequadas e com as demandas geradas pelo setor produtivo.


Objetivos específicos

· Atuar como agente de desenvolvimento social e difusor de tecnologia no meio rural, como também desenvolver práticas de uma agropecuária sustentável que tenha baixo custo, alta qualidade e mínimo impacto ambiental;
· Conduzir, orientar e realizar trabalhos de construções e instalações agropecuárias;
· Conduzir, orientar e realizar o planejamento e a instalação em horticultura;
· Conduzir, orientar e realizar o planejamento e a instalação em pecuária;
· Orientar e executar o processamento de produtos de origem animal e vegetal;
· Planejar orientar e realizar trabalhos topográficos;
· Conduzir, orientar e realizar a elaboração de projetos agropecuários;
· Atuar em associativismo, em cooperativas do setor primário;
· Contribuir para que possa minimizar o nível de pobreza e, consequentemente, melhorar tornar mais digna a qualidade de vida das comunidades da região;
· Contribuir com o desenvolvimento regional atuando na agropecuária como ponto de combate à estagnação social;
· Ampliar a oferta e a variedade de cursos do Campus Florestal, em consonância com sua tradição no ensino técnico de qualidade, que é referência na região.


Público-Alvo:

Profissionais da área de agropecuária que pretendem aprofundar seus conhecimentos, bem como recém-formados no Ensino Médio que desejam trabalhar no setor. Mas o objetivo maior é atrair aqueles que enfrentam dificuldades para frequentar um curso presencial.


Conteúdo:

Para facilitar o processo de ensino-aprendizado, as disciplinas de um semestre não serão todas, iniciadas no inicio do semestre. Assim, cada semestre será dividido em três (3) módulos de seis (6) semanas cada. Assim, cada semestre serão 18 semanas. Os conteúdos (disciplinas) poderão avançar por mais de um módulo. Durante cada semana é recomendada uma carga horária mínima de 20 horas dedicada ao curso. Atividades práticas serão conduzidas nos encontros presenciais.

Na distribuição das cargas horárias são consideradas as atividades de leitura, videoaulas, estudos dirigidos e os projetos práticos. Serão priorizadas as atividades cooperativas, com os estudantes divididos em grupo. Nas atividades dirigidas, além do material impresso e narrado (filme e vídeo aula), serão utilizadas ferramentas de debate síncronas (sala de bate-papo) e assíncronas (fórum, correio eletrônico, perguntas e respostas, entre outras). Para isto, será utilizado o PVANet. Os estudantes serão estimulados a preparar conteúdos de divulgação, em especial via PVANet, para debate entre os diversos grupos de estudantes.

Os encontros presenciais serão realizados no final de cada módulo de seis semanas, num total de três (3) encontros presenciais a cada semestre na cidade polo. Durante os encontros presenciais, serão realizadas as avaliações presenciais e atividades práticas.


Metodologia:

A base da comunicação estudante-estudante, estudante-tutor, estudante-professor e tutor-professor e a construção de conhecimento será via web, com a utilização do PVANet. Na arquitetura desse ambiente virtual de aprendizado será disponibilizado um espaço próprio para cada disciplina. O PVANet está conectado com o SAPIENS sistema acadêmico da UFV, o que facilita a troca de informações entre eles. As várias mídias e atividades a serem utilizadas no curso serão apresentadas a seguir.

Informações gerais: Cada disciplina no PVANet tem espaço específico para a sua apresentação, onde são incluídos os objetivos instrucionais da disciplina, programa analítico, sistema de avaliação e referências. Qualquer outra informação complementar também poderá ser incluída nesse espaço.

Conteúdos: No espaço do PVANet de cada disciplina são disponibilizadas as seguintes formas de conteúdo, que devem ser apresentadas de maneira complementar e integrada.
· Apostila para impressão e leitura: para cada disciplina será preparada e editada uma apostila para atender ao público do curso na modalidade a distância. Além do conteúdo, serão apresentados comentários motivadores, temas para debate em grupo, exercícios resolvidos ou propostas para soluções de problemas reais. Ilustrações e endereços eletrônicos de referência também estão incluídos. A apostila é disponibilizada no formato pdf para ser consulta e impressão.
· Videoaulas: são preparados dois grupos de videoaulas para as disciplinas. Um primeiro grupo, organizado na forma de vídeos, fotos narradas e/ou animações em Flash, tem como objetivos a complementação de informações, a apresentação virtual de atividades práticas e a facilitação do entendimento de conceitos. O segundo grupo, formado por apresentações narradas, tem como especial objetivo a motivação do estudante para o debate, o estudo e a construção do conhecimento. Todos os materiais são em formatos e tamanhos que permitam sua disponibilização via web, sob demanda. Para os estudantes que não dispuserem de conexão internet banda larga, será preparado e disponibilizado CD-ROM.
· Videoconferência: para facilitar a utilização das competências nos diferentes campi da UFV são instaladas salas de videoconferências em Florestal e em Viçosa. Estas salas são utilizadas nos encontros presenciais obrigatórios e em qualquer outro que se achar necessário.
· Biblioteca: construída com endereços URL e textos pdf, há uma biblioteca eletrônica de cada conteúdo para facilitar o acesso dos estudantes à informação. Neste espaço, os estudantes têm permissão para incluir conteúdos de interesse para os colegas.
· Mural: reservado para que os estudantes disponibilizem seus projetos, nas formas parciais e finais, para análise dos demais alunos.
· Relembrando: No espaço relembrando, espera-se incluir conteúdos que permitam o nivelamento de conhecimento dos estudantes.

Comunicação: para a comunicação estudante-estudante, estudante-tutor, estudante-professor e tutor-professor são utilizadas as seguintes ferramentas:
· Correio eletrônico: Um sistema próprio permite a facilidade na troca de mensagens, envio de arquivos e o seu gerenciamento da troca de informações. No ambiente, é possível a formação de grupos, a constatação se o usuário leu a mensagem recebida, entre outras características. Os estudantes são estimulados a não acumular dúvidas.
· Fórum: Uma importante ferramenta na construção do conhecimento. Para cada tópico abordado nas disciplinas é proposto um debate que envolva, obrigatoriamente, estudantes, tutores e professor. Sua grande vantagem é ser uma ferramenta de comunicação assíncrona, o que permite um debate duradouro e eficiente, quando bem conduzido e motivado.
· Chat: Permite que professores, tutores e - se permitido - também os estudantes abram salas de debate. Como qualquer chat, permite a comunicação síncrona. Para garantir o uso de espaço e o estreito contato entre estudantes e tutores, cada tutor terá, obrigatoriamente, horários fixos de atendimento no PVANet. Nestes horários, ele estará em sala específica, conhecida pelos estudantes.
· Mensageiro instantâneo: Permite a comunicação rápida entre duas pessoas em qualquer ponto do PVANet.
· Perguntas&Respostas: Os estudantes são estimulados a apresentar suas perguntas neste ambiente, que podem ser respondidas pelo professor, por outro aluno ou levada para debate no fórum.
· Projetos: Com o curso centrado no aprendizado baseado em projetos, eles têm espaço e tratamento especiais no PVANet. Os estudantes são cobrados a apresentar cada projeto em diferentes fases. Esta é uma prática importante para garantir a disciplina e a execução das atividades. Para cada fase apresentada, os estudantes devem tomar conhecimento e apresentar comentários sobre o seu conteúdo nos fóruns. Além do aspecto prático, os projetos têm a importante função de facilitar a interdisciplinaridade.
· Avaliação: Além das avaliações presenciais, os estudantes fazem avaliações on-line. O PVANet permite que professores criem avaliações com diferentes tipos de questões: abertas, múltipla escola e falsas ou verdadeiras. Elas podem ter horários marcados para início e término. São obrigatórias, no mínimo, 20% da pontuação total em avaliações on-line.
· Gerenciamento de acesso: O PVANet permite a identificação dos usuários que acessaram ou não, em um determinado período de tempo, o espaço da disciplina, os dias acessados e o número de acessos. Possibilita ainda identificar com rapidez os estudantes que fizeram determinada avaliação.
· Secretaria: Para permitir o fácil aceso dos estudantes à coordenação do curso, seus direitos e deveres, apresentados no Regime Didático proposto e aprovado nos Conselhos da Universidade, há o espaço Secretaria. Aqui, os alunos têm todas as informações gerais sobre o curso.

Na distribuição das cargas horárias são consideradas as atividades de leitura, vdeoaulas, estudos dirigidos e os projetos práticos. São priorizadas as atividades cooperativas, com os estudantes divididos em grupo. Nas atividades dirigidas, além do material impresso e narrado (vídeos e videoaulas), são utilizadas ferramentas de debate síncronas (sala de bate-papo) e assíncronas (fórum, correio eletrônico, perguntas e respostas, entre outras) - tudo via PVANet. Os estudantes são estimulados a preparar conteúdos de divulgação, para debate entre os diversos grupos de alunos.

Os encontros presenciais são realizados no final de cada módulo de seis semanas, num total de quatro encontros presenciais a cada semestre na cidade-pólo. Durante os encontros presenciais, são realizadas as avaliações presenciais e as atividades práticas.


Certificação:

A avaliação será processual e diagnóstica, acompanhando o desempenho e desenvolvimento do aluno na constituição das competências e habilidades requeridas para o exercício profissional com cidadania. Este trabalho será realizado numa constante prática de ação-reflexão-ação, desenvolvida para coordenar as ações Integrativa (busca tornar as pessoas semelhantes em ideias, valores, linguagem, ajustamento intelectual e social - unifica e dá coesão ao grupo) e a Diferenciada (visa salientar as diferenças individuais, preparar as pessoas, segundo suas competências particulares, formando-as para profissões e atividades específicas).

A ação Integrativa será priorizada nos encontros presenciais, em que serão promovidas atividades em grupo a avaliações por meio de trabalhos de campo, seminários, provas escritas, dinâmicas e outros métodos adequados a cada disciplina. Autoavaliações, videoconferências, provas on-line e trabalhos escritos irão priorizar a ação Diferenciada.

A prática dos projetos interdisciplinares deve ser uma constante durante o curso, visando à integração de conteúdos e disciplinas, e à criação de situações reais de aplicação dos conhecimentos adquiridos pelo aluno.

Os valores atribuídos às avaliações, bem como sua periodicidade, obedecem às normas previstas no Regimento Interno do Campus Florestal. Para cada disciplina, no mínimo, 55% das avaliações serão presenciais e 20% será composto de pelo menos 2 (duas) avaliações, testes ou outra atividade, realizadas a distância, que necessariamente avaliem o grau de acompanhamento do estudante em relação ao programa analítico e material didático da disciplina, apresentado pelo professor.

Será conferido certificado de Técnico em Agropecuária ao estudante que concluir todas as exigências do curso e após colar grau. O histórico escolar de conclusão do curso conterá as disciplinas cursadas pelo estudante, ano e período letivo, carga horária e nota de aprovação.

As normas relativas ao sistema de avaliação do curso técnico em Turismo a distância estão descritas no Regime Didático dos cursos técnicos a distância do Campus Florestal, no capítulo III - Da avaliação do rendimento acadêmico. Da mesma forma, as disposições relativas a desligamento e exame complementar estão descritas no Regime Didático.

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