Agronomia

UNIVAG - Centro Universitário de Várzea Grande
Em Varzea Grande

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  • Graduação
  • Varzea grande
  • 4740 horas letivas
Descrição

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Varzea Grande
Av. Dom Orlando Chaves, N.º 2.655 - Bairro Cristo Rei Várzea Grande - Mato Grosso - Brasil - Cep 78118-900, 78118-900, Mato Grosso, Brasil
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Programa

Missão
Proporcionar, em parceria com a sociedade, um ensino inovador e de qualidade, articulado com a pesquisa, a extensão e a prestação de serviços, formando profissionais éticos, com cultura geral, competência técnica, flexibilidade intelectual e socialmente comprometidos, capazes de viabilizar soluções para o desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro e, particularmente da região Centro-Oeste. Visão Ser uma das melhores instituições de ensino, pesquisa e tecnologia agrícola do país, competitiva, capitalizada, reconhecida como centro de referência na criação e desenvolvimento tecnológico para a agricultura.


Perfil do Formando
É um curso eclético, visando à formação de profissionais habilitados em todos os ramos das ciências agrárias, tanto de pesquisa quanto de ensino e extensão rural, em órgãos públicos ou empresas privadas. O engenheiro agrônomo é capacitado para atuar nas seguintes áreas: 1) Fitotecnia - desenvolvimento e aplicação de técnicas de manejo e produção de plantas frutíferas, ornamentais; produção de grãos, fibras, raízes, hortaliças, dentre outras. 2) Conservação e Manejo de Solos - sistemas de cultivo convencional e plantio direto, rotação de culturas, adubação verde, terraceamento e outras técnicas de conservação., 3) Controle Fitossanitário - controle químico, biológico e integrado de pragas e doenças das diversas culturas. 4) Nutrição e Adubação - necessidades nutricionais das plantas, adubação química e orgânica. 5) Processamento e Armazenamento de Grãos e Sementes - instalações e equipamentos para beneficiamento e conservação de grãos e sementes. 6) Melhoramento - obtenção de novos cultivares de plantas através de melhoramento genético e seleção. 7) Paisagismo e Floricultura - cultivo de flores, construção de praças e jardins, arborização, gramados. 8) Topografia - medição de áreas, curvas de nível, planejamento físico. 9) Pecuária - manejo, reprodução e melhoramento animal, formação de pastagens, conservação de forragens, construção de currais, estábulos e silos. O Curso objetiva formar um profissional capaz de organizar e dirigir um conjunto de atividades, incluindo: planejamento, análise, concepção, coordenação de processos e produtos; técnicas de produção; organização administrativa, avaliações e perícias, bem como capaz de desenvolver estudos, pesquisas, consultorias, pareceres, ensaios, divulgação técnica e controles de qualidade. Para tanto, o perfil profissional contempla conhecimentos multidisciplinares e vivências das rotinas agronômicas, em particular, no âmbito da interseção dos aspectos econômicos e administrativos, e de suas realidades em âmbitos locais e regionais. O Projeto Político Pedagógico do Curso de Agronomia tem como objetivo formar um profissional com o seguinte perfil:
Domínio dos métodos da ciência;
Sólida formação técnico-científica;
Atuação ética, espírito crítico e visão holística;
Consciência ecológica e econômica;
Compromisso com o desenvolvimento sustentável;
Competência comunicativa, argumentativa e de trabalho em equipe;
Capacidade de gerenciamento de recursos;
Habilidade empreendedora e de liderança;
Versatilidade para ir do geral ao particular e do particular ao geral.

Diferencial
Considerando a importância das disciplinas de vivência do agronegócio, o Curso de Agronomia tem em sua estrutura curricular o Estágio Residência Agronômica, obrigatório, com carga horária mínima de 600 horas, na fase de conclusão do curso, no oitavo e/ou nono semestre. É um conjunto de atividades para complementação curricular do aluno, desenvolvido em parceria com empresas, instituições de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico, de caráter privado ou público e cooperativas, devendo ser o mais abrangente possível em cada área de conhecimento escolhida. O Curso proporciona o desenvolvimento do saber através do ensino, pesquisa e extensão. Para tanto, foram firmadas parcerias com Instituições de pesquisa e de produção, privadas e governamentais, como: EMBRAPA, APROSOJA, EMPAER-MT, FEALQ/ESALQ/USP, FAPEMAT, UFMT, IAC, IAPAR, IEL, INDEA, FAMATO, FETAGRI e diversas empresas rurais. Áreas Profissionais de atuação do Engenheiro Agrônomo A área de formação e atuação do Engenheiro Agrônomo faz desta profissão uma das mais privilegiadas. O profissional pode exercê-la de múltiplas maneiras, como por exemplo, no campo, ao ar livre, quando trabalha com os cultivos; em ecossistemas naturais e na criação de animais; em ambientes protegidos como estufas, laboratórios, escritórios de planejamento e assessoria técnica e salas de aula. O profissional da agronomia pode atuar como autônomo (liberal) ou manter vínculo empregatício. As atribuições do Engenheiro Agrônomo, definidas pelo Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia (CREA), são em número de 43, entre elas: planejamento, elaboração de projetos, comercialização, orientação técnica, vistoria, perícia, parecer técnico, ensino, pesquisa, controle de qualidade da produção agrícola e animal, florestamento e reflorestamento, biotecnologia, conservação do meio-ambiente, engenharia agrícola, hidráulica e mecânica. Na formação necessária para a nova concepção do profissional de Agronomia foram identificados alguns dos diferentes espaços sociais de atuação profissional que se encontram consubstanciadas desde a Lei N° 5.194, de 24 de dezembro de 1966, regulando o exercício das profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro Agrônomo; e da Resolução N° 218, de 29 de junho de 1973, do CONFEA. As áreas de atuação do Engenheiro Agrônomo são:
Produção Vegetal
Produção Animal
Manejo Ambiental
Economia e Administração Agroindustrial
Engenharia Rural
Tecnologia Agroindustrial
Corpo Docente - Descrição Atualmente, o Curso conta com 7 doutores, 26 mestres e 4 especialistas, cuja produção científica se distribui nas seguintes áreas:
agrometeorologia (previsão de doenças, modelagem do crescimento e desenvolvimento de plantas e demanda hídrica das culturas);
fitossanidade (nematologia, fauna de solo em sistema de cultivo, plantas daninhas, tecnologia de aplicação, Entomologia agrícola);
fitotecnia (manejo ecológico na agricultura familiar, produção e tecnologia de sementes, ensaios nacionais e regionais de mamona, arroz e girassol, nutrição do algodoeiro, horticultura orgânica, bananicultura, fertirrigação, diagnósticos das cadeias produtivas da madioca, algodão e cana-de-açúcar, avaliação de adubos verdes);
micotoxinas e outros contaminantes de alimentos (fungos e micotoxinas associados à cultura do milho, ocorrência de fumonisinas no milho);

Modalidade de Oferta
Regular

Turno de Oferta
Período Integral (matutino e vespertino)

Grau Ofertado
Bacharelado

Estrutura Curricular
A estrutura do Curso baseia-se nas Diretrizes Curriculares para o curso de graduação em Engenharia Agronômica ou Agronomia, com estrutura concretizada através da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa, Extensão e Prestação de Serviço, fundamentada no desenvolvimento de condutas e atitudes com responsabilidade técnica, econômica, ambiental e social, tendo como princípios:
Respeito à fauna e flora;
Conservação e/ou recuperação da qualidade do solo, do ar e da água;
Uso tecnológico racional, integrado e sustentável do ambiente;
Emprego de raciocínio reflexivo, crítico e criativo;
Atendimento às expectativas humanas e sociais no exercício de atividades profissionais;
Comportamento ético.
O currículo organiza-se em quatro núcleos, cada um com os respectivos conjuntos de disciplinas mais o estágio supervisionado, contemplando atividades que garantem a formação do perfil desejado do profissional, bem como a coexistência entre teoria e prática. O primeiro núcleo é composto por três conjuntos de disciplinas e os demais, por dois. O arranjo das disciplinas em cada conjunto é flexível e dinâmico, podendo sofrer rearranjos por motivo de planejamento e indicação pedagógica a cada período letivo, de forma a otimizar o desenvolvimento acadêmico, a produção do conhecimento, e a formação integrada.


1º Núcleo: Eixo temático - Estudos Básicos

Disciplinas

CH (h)

1º Conjunto de Disciplinas Investigação Científica
60

Produção de Leitura e de Texto
60
Química Geral e Analítica
80
Informática
60
Biologia Celular
60
Morfologia e Sistemática Vegetal
100
Zoologia
60

2º Conjunto de Disciplinas Sociologia
60

Bioquímica
80
Cálculo
80
Desenho Técnico
60
Ecologia Geral e Aplicada
60
Anatomia e Fisiologia Animal
60
Ética e Exercício Profissional
40


3º Conjunto de Disciplinas Filosofia
60

Estatística
60
Cartografia e Topografia
80
Geologia
60
Física
60
Fisiologia Vegetal
80
Microbiologia
60

Total do Primeiro Núcleo
1.380 h/a

2º Núcleo: Eixo Temático - Geociências Aplicadas, Engenharia Rural e Tecnologia Agropecuária

Disciplina

CH (h)

4º Conjunto de Disciplinas Construções Rurais
60

Hidráulica e Irrigação
80
Meteorologia e Climatologia
80
Genética
60
Mecânica e Mecanização Agrícola
80
Gênese, Morfologia e Classificação de Solo
80


5º Conjunto de Disciplinas

Geoprocessamento e Georeferenciamento
80
Forragicultura e Pastagens
60
Nutrição Animal
60
Entomologia Geral
60
Experimentação Agrícola
60
Melhoramento de Plantas
60
Fitopatologia Geral
60
Fertilidade do Solo
60

Total do Segundo Núcleo
940 ha

3º Núcleo: Eixo Temático - Tecnologia Agropecuária, Administração e Economia Rural e Meio Ambiente

Disciplina

CH (h)


6º Conjunto de Disciplinas Nutrição de Plantas
60
Manejo e Conservação do Solo e da Água
60
Zootecnia dos Ruminantes
60
Zootecnia dos Não Ruminantes
60
Entomologia Aplicada
60
Fitopatologia Aplicada
60
Plantas Daninhas e Seu Controle
60
Produção e Tecnologia de Sementes
60

7º Conjunto de Disciplinas Olericultura
60
Agricultura I
60
Agricultura II
60
Fruticultura
60
Tecnologia de Aplicação de Defensivos
60
Economia e Administração Rural
60
Tecnologia de Pós-Colheita
60
Optativa
60

Total do Terceiro Núcleo
960

4º Núcleo: Eixo Temático - Administração e Economia, Tecnologia Agropecuária

Disciplina

CH (h)


8º Conjunto de Discipinas Comercialização de Produtos Agrícolas
60
Agricultura III
60
Silvicultura
60
Tecnologia de Alimentos
60
Biotecnologia
40
Plantas Ornamentais e Paisagismo
40
Gestão de Empresas e Marketing
60
Optativa
60

9º Conjunto de Disciplinas Estágio de Residência Agronômica
600

Total do Quarto Núcleo
1.040


Resumo dos Componentes Curriculares

Conteúdos Científicos
3.720 h.

Estágio Supervisionado
600 h.
Trabalho de Conclusão do Curso - TCC
60 h.
Atividades Complementares
300 h


Total
4.680 h.

Atividades de Extensão, Iniciação Científica e Pesquisa
A pesquisa é investigação com método científico e de forma sistemática, sem, contudo, deixar de valorizar o conhecimento do cotidiano, de onde na maioria das vezes é o ponto de partida para a realização de pesquisas importantes para a sociedade, pois o saber é uma produção coletiva e que envolve normalmente diversas formas de expressão do conhecimento, surgindo da atuação dos homens na vida real através da inter-relação com a natureza. São objetivos da pesquisa no curso de Agronomia:
Consolidar o potencial do Curso de Agronomia como referência nacional para geração de conhecimento na agricultura;
Inserir o Curso de Agronomia no processo de nucleação de competências científicas no cenário nacional;
Valorizar a participação do Curso de Agronomia nas políticas de pesquisa do Estado.
Parte-se do entendimento de que a pesquisa acadêmica compreende toda investigação que utiliza método científico com o instrumento de descoberta e diálogo com a realidade. A atitude investigativa é fundamental para o processo ensino-aprendizagem, pois desenvolve novas formas de pensar, de observar, de refletir e fazer, tornando-se um importante caminho para se chegar ao desvelamento da realidade. A Extensão é o canal de comunicação da academia com a comunidade, por meio da aplicação dos resultados do ensino e da pesquisa à realidade circundante, através de diferentes métodos e técnicas. É, por conseguinte, o elo entre o Curso como meio de integração e como instrumento de troca recíproca. É a abertura da academia à comunidade, através de cursos, programações culturais, serviços e outras atividades. A Extensão constitui-se ainda, em tarefa essencial do Curso, além de ser o principal caminho de integração com a comunidade rural. O Curso de Agronomia do UNIVAG, tendo como princípio a valorização da qualidade, presta serviços laboratoriais à comunidade nas áreas de Solos, Plantas, Fertilizantes e Corretivos (com Conceito "A" pelo controle de qualidade da EMBRAPA), de Sementes, Fitopatologia, Entomologia, Geoprocessamento, Microbiologia dos alimentos, Nutrição Animal, Tecnologia de Alimentos, Zoologia e Microbiologia.

Infra-Estrutura de Ensino
O Curso disponibiliza amplas salas de aula refrigeradas, 20 (vinte) laboratórios, assim relacionados: Solos (física e química de solos, fertilizantes e corretivos - conceito A pelo controle de qualidade da EMBRAPA); Fitopatologia (doenças de plantas e sementes, faz parte do consórcio anti-ferrugem da Soja - EMBRAPA-SOJA); Entomologia (insetos pragas e inimigos naturais); Botânica; Zoologia; Geologia; Microbiologia; Microscopia; Genética; Cultura de Tecidos; Sementes e plantas daninhas; Mecânica, máquinas e implementos agrícolas; Hidráulica e Irrigação; Nutrição animal; Tecnologia de alimentos; Geoprocessamento; Química e Bioquímica; Anatomia e Fisiologia Animal; Desenho Técnico. O Curso ainda utiliza uma área de 70.000 m2, com várias espécies frutíferas (citrus, manga, acerola, fruta do conde, figo, coco, banana, graviola e maracujá, entre outros), localizada no próprio Campus, denominada Campo Experimental, com áreas relacionadas a seguir.
Estação Meteorológica Convencional e Automática.
Campo Agrostológico.
Setores de Meteorologia, de Horticultura, de Cultivo Protegido, de Forragicultura, de Fruticultura, de Máquinas e Implementos Agrícolas e de Irrigação e Drenagem. Este último conta com sistemas de irrigação por aspersão convencional, por gotejamento e microaspersão, Pivô central de 2 ha marca Valley, além de 03 Caixas d'água de 10.000 l, 01 motor eletrico com bomba centífuga Thebe R8, conjunto de anéis cilíndricos metálicos, com 30 cm de altura, e larguras de 26 cm e 50 cm para teste de VIB, banca de testes de bombas, lisímetro, tensiômetros, entre outros.



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