Agronomia

Graduação

Em Ijuí

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Ijuí

  • Duração

    9 Semestres

O Curso de Agronomia da UNIJUI tem como objetivo formar profissionais capacitados para atuarem no desenvolvimento agrário sustentável, com condições de conceber, elaborar e implementar projetos de desenvolvimento que sejam viáveis economicamente, sustentáveis ecologicamente, justos socialmente e aceitos culturalmente. Dirigido a: O profissional atua no planejamento, coordenação, orientação e supervisão técnico-econômica da produção agropecuária. Também está habilitado para a pesquisa, experimentação, divulgação técnica, consultorias, perícias e na elaboração e implementação de políticas de desenvolvimento agrário. Áreas de atuação do egresso

Instalações

Localização

Início

Ijuí (Rio Grande do Sul)
Ver mapa
Rua Do Comércio, 3000 Cp 560 Bairro Universitário Ijuí - Rs 98.700-000, 98.700-000

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

A Agronomia tem como objetivo formar profissionais capacitados para atuarem no desenvolvimento agrícola sustentável, com condições de conceber, elaborar e implementar projetos de desenvolvimento que sejam viáveis economicamente, sustentáveis ecologicamente, justos socialmente e aceitos culturalmente.

Histórico
A proposta de criar um curso de Agronomia na Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (FIDENE) data de 1972. Em 1976, foram autorizados e implantados os Cursos de Tecnologia Agronômica, nas modalidades de Administração Rural e Cooperativismo. Os mesmos constituíram uma rica experiência pedagógica, presente nos debates sobre o rumo do ensino em Ciências Agrárias na Fundação.

A transformação da FIDENE em Universidade de Ijuí (UNIJUÍ), em 1985, conferiu à Instituição, entre outros aspectos, autonomia para a criação de cursos. Em um contexto de crise da agricultura do Rio Grande do Sul, a UNIJUÍ retomou o projeto histórico de consolidar um pólo de Ensino, Pesquisa e Extensão voltado a compreender e intervir no desenvolvimento agrário da região, elaborando o projeto de criação do Curso de Agronomia.

A elaboração desse projeto foi pautada pela discussão com a comunidade acadêmica, associações profissionais e estudantis, sindicatos, cooperativas de produtores rurais e Faculdades de Agronomia do Estado. Ao mesmo tempo, foram estudados o ensino de Agronomia do País, o ensino agrícola da França e a experiência pedagógica da Faculdade de Ciências Agropecuárias da Universidade Nacional de Córdoba.

Em 1988 foi instituído o Curso de Agronomia. Desde então, o Curso tem formado profissionais que atuam na assistência técnica pública e privada, em organizações não governamentais, cooperativas, empresas do agronegócio, secretarias municipais e estaduais de agricultura, instituições de pesquisa e de ensino nos mais diversos estados do País.


Objetivos

Geral

* O Curso de Agronomia da UNIJUI tem como objetivo formar profissionais capacitados para atuarem no desenvolvimento agrário sustentável, com condições de conceber, elaborar e implementar projetos de desenvolvimento que sejam viáveis economicamente, sustentáveis ecologicamente, justos socialmente e aceitos culturalmente.


Específicos

* Formar profissionais capacitados para estudar os sistemas agrários e os sistemas técnicos visando a sustentabilidade da produção;

* Manter um quadro de profissionais qualificados para atuarem na pesquisa e na extensão, comprometidos com o desenvolvimento local e regional.


Perfil Profissional
Contexto de inserção regional

O profissional atua no planejamento, coordenação, orientação e supervisão técnico-econômica da produção agropecuária. Também está habilitado para a pesquisa, experimentação, divulgação técnica, consultorias, perícias e na elaboração e implementação de políticas de desenvolvimento agrário.
Áreas de atuação do egresso

* Produção vegetal: plantas de lavoura, fruticultura, olericultura, silvicultura;

* Produção animal: bovinocultura de leite e corte, suinocultura, avicultura;

* Produção de sementes e melhoramento genético;

* Fertilizantes, corretivos e manejo do solo;

* Recursos naturais renováveis, ecologia e agrometeorologia;

* Defesa sanitária, química e microbiologia agrícola;

* Construções e instalações rurais, irrigação, drenagem, mecanização e implementos agrícolas;

* Tecnologia de transformação, beneficiamento e conservação de produtos animais e vegetais;

* Gestão, economia, desenvolvimento e crédito rural.

Agronomia

Preço para verificar