5.0
1 opinião
  • Ótima é o nome !
    |

Graduação

Em Palmas

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Palmas

  • Duração

    10 Semestres

Formar agrônomos, com as competências e as habilidades indispensáveis ao exercício profissional pleno, em todos os setores do campo de atuação do profissional da Agronomia, com elevado senso ético, cioso de suas responsabilidades sociais, preservando a formação humanista e cristã. Dirigido a: O egresso do curso de Agronomia da Faculdade Católica do Tocantins terá uma sólida formação científica e profissional geral que possibilite absorver e desenvolver tecnologias. Deverá ter internalizado valores de responsabilidade social, justiça e postura ética profissional, com formação humanística e visão global que os habilite a compreender o meio social, político, econômico, ecológico e cultural onde estiver inserido, e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente. O que reque

Instalações

Localização

Início

Palmas (Tocantins)
Ver mapa
Avenida Teotônio Segurado Lt 01 - Bairro Centro (Qd 1402 Sul) - Cep: 77061-002 Palmas / To, 77061-002

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione sua pergunta

Nossos conselheiros e outros usuários poderão responder a você

Quem você quer que lhe responda?

Digite seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas seu nome e pergunta

Qual o valor da agronomia?

Usuário Emagister, Mais de dois anos

Responder

Opiniões

5.0
  • Ótima é o nome !
    |
100%
5.0
excelente

Avaliação do curso

O recomendam

Avaliação do Centro

Odair Silva

5.0
19/06/2020
Sobre o curso: Ótima é o nome !
Você recomendaria esse curso?: Sim
*Todas as opiniões coletadas pela Emagister & iAgora foram verificadas

Programa

Ficha do Curso

· Curso: Agronomia
· Duração do curso: 10 semestres
· Modalidade: Presencial
· Titulação: Engenheiro Agrônomo
· Carga Horária: 3.600 horas
· Aulas: de Segunda a Sexta-feira (das 19h às 22h40)


Mensagem do Coordenador

A globalização da economia, as céleres transformações pelas quais passa a sociedade e os recursos naturais e a crescente exigência de profissionais cada vez mais capacitados são um desafio para os profissionais da Agronomia, visto que os coloca no centro de várias simulações futuras sobre o progresso da sociedade. Estas mudanças conduzem a uma visão positiva da atividade do Agrônomo, acabando por reconhecer que este profissional pode e deve ser um dos fatores de integração do futuro.
Tem-se presente que o Agrônomo cada vez mais, ocupa um papel de extrema importância na economia como um todo, principalmente nas funções de planejamento, organização e controle para a condução de uma atuação estratégica voltada para o desenvolvimento sustentável da sociedade em geral. Que leve em conta não somente o saldo positivo, mas os caminhos, os meios que garantiram, para além da satisfação do "dever cumprido", a conservação e a preservação do meio ambiente e da própria vida.
O comprometimento perante situações como esta servirá de base para um contínuo aperfeiçoamento do Agrônomo, ampliando sua área de atuação e buscando constantemente a sua valorização, enquanto colaborador no processo de construção da sociedade.
O curso de Agronomia da Faculdade Católica do Tocantins - FACTO apresenta uma proposta curricular direcionada para o aprendizado do planejamento, gerenciamento, execução e coordenação das atividades ligadas a toda cadeia produtiva do agronegócio.



Missão

"Formar agrônomos, com as competências e as habilidades indispensáveis ao exercício profissional pleno, em todos os setores do campo de atuação do profissional da Agronomia, com elevado senso ético, cioso de suas responsabilidades sociais, preservando a formação humanista e cristã".



Concepção

Com esta proposta curricular se pretende formar profissionais de Agronomia com conhecimentos teóricos e práticos, por meio de estudos, pesquisas científicas e da pratica informatizada, bem como possibilitar o domínio da tecnologia da informação e garantir a formação ética e moral preservando a história e a coerência institucional pelo zelo na qualidade dos serviços prestados. Neste sentido o projeto pedagógico pretende atender as especificidades da área da Agronomia, observando as novas tecnologias, a modernização da organização e o perfil profissional exigido pelo mercado moderno e pela excelência dos negócios.
A formação geral propiciará primordialmente a construção harmônica e integrada de conhecimento que favoreça a compreensão do pensamento humano. A visão generalista, fundamentada em elementos permanentes inerentes à condição humana, facilitará imensamente a pronta e constante adaptação às novas condições do exercício profissional que a tecnologia possa favorecer, evitando que o profissional venha a se sentir sem referência por conta de eventuais mudanças tecnológicas.
A Faculdade Católica do Tocantins idealizou um curso cuja organização curricular, a metodologia cooperativa e as atividades práticas conduzam à formação de profissionais capacitados para atuarem na área da Agronomia com uma postura técnica pró-ativa dentro de uma visão holística, sejam em organizações públicas ou privadas.
A proposta guarda, ainda, uma orientação que permitirá ao futuro profissional ser um empreendedor, independente de montar ou não seu próprio negócio. Isto, por certo, é de grande valia em um mundo que tem se caracterizado, cada vez mais, pela necessidade técnica e pelo compromisso social.
Finalmente a proposta político/pedagógica do curso de Agronomia da Católica evidencia um enfoque pedagógico que deve ensejar aos egressos a capacidade de investigação, de pesquisa, de interpretação e a competência de "aprender a aprender".



Objetivos do Curso

Objetivo Geral
Formar profissionais com uma postura técnica pró-ativa dentro de uma visão holística para atuação no vasto campo de aplicação da Agronomia, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Estado do Tocantins e região.

Objetivos Específicos
Proporcionar as bases teórico-científicos necessárias à formação do Agrônomo;
Preparar profissionais para desenvolver atividades através de sólida formação técnica, baseada em aspectos legais, tendo como fundamento as teorias agronômicas para atender às atribuições e competências dos graduandos em Agronomia;
Propiciar as condições necessárias ao egresso para o contínuo aperfeiçoamento no seu campo de atuação;
Prover o aluno com uma visão ampla de sua ciência, preparando-o também para atuar em termos de economias globalizadas e gestão empresarial;
Preparar profissionais capazes de utilizar as técnicas de acompanhamento, auxiliando a administração das empresas no processo de gestão.



Perfil do Profissional a ser Formado

O egresso do curso de Agronomia da Faculdade Católica do Tocantins terá uma sólida formação científica e profissional geral que possibilite absorver e desenvolver tecnologias. Deverá ter internalizado valores de responsabilidade social, justiça e postura ética profissional, com formação humanística e visão global que os habilite a compreender o meio social, político, econômico, ecológico e cultural onde estiver inserido, e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente. O que requer a internalização consciente dos valores que fundamentam a busca incessante e inequívoca pelo desenvolvimento sustentável.

A formação profissional do agrônomo assegura as seguintes competências e habilidades:
Projetar, coordenar, analisar, fiscalizar, assessorar, supervisionar e especificar técnica e economicamente projetos agroindustriais e do agronegócio, aplicando padrões, medidas e controle de qualidade;
Realizar vistorias, perícias, avaliações, arbitramentos, laudos e pareceres técnico, com condutas, atitudes e responsabilidade técnica e social, respeitando a fauna e a flora e promovendo a conservação e/ou recuperação da qualidade do solo, do ar e da água, com uso de tecnologias integradas e sustentáveis do ambiente;
Atura na organização e gerenciamento empresarial e comunitário interagindo e influenciando nos processos decisórios de agentes e instituições, na gestão de políticas setoriais;
Produzir, conservar e comercializar alimentos, fibras e outros produtos agropecuários;
Participar e atuar em todos os seguimentos das cadeias produtivas do agronegócio;
Executar atividades de docência, pesquisa e extensão no ensino técnico profissional e superior;
Enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mundo, do trabalho, adaptando-se às situações novas e emergentes.



Organização Curricular



CURSO DE AGRONOMIA 2010/1

6.1. ESTRUTURA E FLUXO CURRICULAR
6.1.1 DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
PRIMEIRO PERÍODO CR CH
201217 Biologia Geral 04 60
201218 Informática Aplicada 04 60
201219 Introdução à Agronomia 04 60
201220 Química Geral e Analítica 04 60
201221 Português Instrumental 04 60
TOTAL 20 300



SEGUNDO PERÍODO CR CH
201222 Bioquímica 04 60
201223 Cálculo 04 60
201224 Desenho Técnico 04 60
201225 Morfologia e Sistemática Vegetal 04 60
201226 Metodologia Científica 04 60
TOTAL 20 300



TERCEIRO PERÍODO CR CH
20122712 Anatomia e Fisiologia Animal 04 60
201228 Ciências Ambientais 04 60
201229 Gênese, Morfologia e Classificação do Solo 04 60
201230 Física Geral 04 60
201231 Topografia Aplicada 04 60
TOTAL 20 300



QUARTO PERÍODO CR CH
201232 Estatística Básica 04 60
201233 Fisiologia Vegetal 04 60
201234 Genética Básica e Evolução 04 60
201235 Microbiologia Agrícola 04 60
201236 Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento 04 60
TOTAL 20 300



QUINTO PERÍODO CR CH
201237 Agrometeorologia 04 60
201238 Fitopatologia Agrícola 04 60
201239 Estatística Experimental 04 60
201240 Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas 04 60
201241 Hidrologia e Manejo de Bacias Hidrográficas 04 60
TOTAL 20 300





SEXTO PERÍODO CR CH
201242 Entomologia Agrícola 04 60
201243 Hidráulica, Irrigação e Drenagem 04 60
201244 Manejo e Conservação de Solo e Água 04 60
201245 Mecânica e Máquinas Agrícolas 04 60
201246 Melhoramento de Plantas 04 60
201247 Estágio Supervisionado I 04 60
TOTAL 24 360



SÉTIMO PERÍODO CR CH
201248 Forragicultura e Nutrição Animal 04 60
201249 Fruticultura Tropical 04 60
201250 Olericultura 04 60
201251 Manejo de Plantas Daninhas 04 60
201252 Silvicultura 04 60
201253 Estágio Supervisionado II 04 60
TOTAL 24 360



OITAVO PERÍODO CR CH
Optativa I 04 60
201254 Fitotecnia I (grãos) 04 60
201255 Paisagismo, Parques e Jardins 04 60
201256 Produção e Tecnologia de Sementes 04 60
201257 Zootecnia Geral 04 60
201258 Estágio Supervisionado III 04 60
TOTAL 24 360



NONO PERÍODO CR CH
Optativa II 04 60
201259 Ciências da Religião 04 60
201260 Construções Rurais 04 60
201261 Fitotecnia II (oleaginosas) 04 60
201262 Criatividade, Negociação e Empreendedorismo 04 60
201263 Estágio Supervisionado IV 04 60
TOTAL 24 360



DÉCIMO PERÍODO CR CH
Optativa III 04 60
201264 Extensão Rural e Agronegócio Cooperativo 02 30
201265 Fitotecnia III (industriais) 04 60
201266 Sociologia Rural e Ética 02 30
201267 Tecnologia de Produtos Agropecuários 04 60
201268 Trabalho de Conclusão de Curso 04 60
201269 Estágio Supervisionado V 04 60
TOTAL 24 360



6.1. 2 DISCIPLINAS OPTATIVAS

CR CH
201270 Avaliação e Perícia Técnica Agropecuária 04 60
201271 Elaboração e Análise de Projetos 04 60
201272 Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares 04 60
201273 Economia e Administração de Empreendimentos Rurais 04 60
201274 Tecnologia e Aplicação de Defensivos Agrícolas 04 60
201275 Tópicos Especiais em Bovinocultura de Corte e Leite 04 60
201276 Apicultura e Meliponicultura 04 60
201277 Pscicultura 04 60
201278 Direito Agrário 04 60
201279 Linguagem Brasileira de Sinais - Libras 04 60



6.2 - DADOS DA INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR


GARGA HORARIA - (Disciplinas Obrigatórias) 3.120
CARGA HORÁRIA - (Disciplinas Optativas) 180
GARGA HORARIA - (Atividades Complementares) 300
GARGA HORARIA - TOTAL 3.600



Agronomia

Preço para verificar