Administração de Empresas

Graduação

Em Botafogo

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Descrição

  • Tipologia

    Graduação

  • Local

    Botafogo

  • Duração

    8 Semestres

Os objetivos gerais constantes no Programa de Desenvolvimento Institucional - PDI da USU, estão presentes no perfil de formação do estudante de administração conforme pode concluir-se da análise da estrutura curricular do curso. Dirigido a: Os futuros profissionais formados pelo ICEG na USU deverão ocupar cargos diversificados, mas, pela própria natureza de seus estudos, serão cargos de nível superior, onde deverão assumir decisões e, portanto, responsabilidades.A responsabilidade de um profissional de gestão, bem formado, não se traduz tão somente em questões de comportamento: aptidão de comando, senso de iniciativa e de trabalho em equipe, maturidade, etc., mas, também, na competência e no nível intelectual.

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Programa

Turno: Manhã - Atividades de segunda-feira a sexta-feira das 7:30h. às 12:50h.
Turno da Noite - Atividades de segunda-feira a sexta-feira das 19:00h. às 21:50h, sendo que em alguns períodos as aulas se estenderão até às 22:30h. Não raro, ao longo do curso, atividades são desenvolvidas aos sábados pela manhã.

Introdução
Com o intuito de atender à crescente heterogeneidade da formação educacional superior e à expectativa de todos os interessados neste nível de ensino, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional proporcionou maior flexibilidade na organização dos cursos. A lei deixa clara a necessidade de profunda e responsável revisão dos currículos e objetivos dos cursos de forma a desburocratizá-los, direcionando-os rumo à tendência contemporânea de um mundo de negócios cada vez mais globalizado e complexo. Apresenta-se imprescindível a formação de profissionais aptos a enfrentar os desafios da complexidade do mundo moderno, crescentemente mais competitivo e cobrador de conhecimentos técnicos, científicos, aliados à criatividade com elevado nível de ética profissional; profissionais com espírito crítico construtivo, inquiridor, ensejando pesquisa fundamental e aplicada de alto nível; profissionais, enfim, que garantam às empresas e organizações em geral, públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos, o sucesso administrativo-funcional, ética e moralmente responsável.

Considerando que planejamento não é ação neutra, há sempre uma intencionalidade subjacente, o Projeto Didático-Pedagógico do curso de Administração, ICEG - USU, visa um produto, no qual se inscreve o perfil profissional do egresso em Administração que se deseja formar, neste sentido, em uma ação orientada por fundamentações "científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento, observados os níveis graduais do processo de tomada de decisão, apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do administrador"

O domínio dos fundamentos das ciências básicas é um importante instrumento para que o Profissional de Administração, durante sua vida profissional, seja capaz de assimilar e desenvolver novas tecnologias. Assim, a base pedagógica adotada visa desenvolver no estudante a capacidade de: "aprender a conhecer", "aprender a fazer" e principalmente "aprender a aprender".

O Curso de Administração, na construção de seu Projeto Didático-Pedagógico, assegura uma liberdade acadêmica, num contínuo esforço de adaptação e renovação, para responder às exigências da realidade contemporânea, objetivando associar à cultura humana a formação científica e tecnológica do Profissional de Administração.

O Curso de Administração apoia-se no tripé ensino, pesquisa e extensão, visando a transmissão de conhecimento, a fundamentação científica e a prática profissional entrelaçadas às demandas sociais. É importante assinalar que em todos os Institutos/Centros da USU, esses elementos são indissociáveis para a formação de seus estudantes/profissionais, associando à formação teórica e técnica uma mentalidade ética, científica e humanista.

Histórico
A Universidade Santa Úrsula tem se caracterizado, desde sua fundação, em 1939, e também o Curso de Administração, criado em 1975 e reconhecido pelo MEC através da Portaria nº 214 de 12.03.80, pelo desejo de educar para a liberdade, autonomia e responsabilidade. Como conseqüência dessa formação, o Projeto Didático-Pedagógico do curso de Administração foi pensado no sentido da USU construir sua própria identidade na área de Gestão, privilegiando não apenas a dimensão do conhecimento teórico-prático profissionalizante, mas também a dimensão teológica, filosófica, ética e a do compromisso social.

A Universidade Santa Úrsula é, pois, uma instituição de educação superior católica, de ensino, pesquisa e extensão; sua existência é fundada em valores humanos e cristãos que a animam desde a origem.

Esses valores e a tríplice missão norteiam a construção do Projeto Institucional da USU e do Projeto Didático-Pedagógico do Curso de Administração que buscam desenvolver no estudante uma educação integral, pela qual, a par do ensino profissionalizante em si, propicie a capacidade para lidar com a complexidade do mundo moderno, dotando-o de meios para exercer sua liberdade de escolha e formando consciências capazes de refletir criticamente sobre os problemas do mundo, legitimando a democracia, respeitando e defendendo a dignidade humana.

Concepção
A sociedade contemporânea, caracterizada por aceleradas e permanentes mudanças, exige reestruturações constantes que permitam acompanhar o progresso da ciência e da tecnologia, considerando, ao mesmo tempo, o homem como peça-chave na evolução. Todas as instituições, em particular as de Ensino Superior, devem permanecer atentas para entender os sinais e buscar as adaptações e reformulações necessárias, descobrindo novas possibilidades e recursos para enfrentar os desafios deste milênio.

O Curso de Administração deverá propiciar a formação e o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades :

I - reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
II - desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
III - refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob o seu controle e gerenciamento;
IV - desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
V - ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional.
VI - desenvolver capacidade de transferir conhecimento da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável.

A USU oferece à comunidade um curso de qualidade, atualizado, que tem como meta formar Administradores aptos para o mercado profissional atual e futuro e para a participação no desenvolvimento da sociedade.

Os valores institucionais estão presentes na concepção do Curso de Administração, que visa proporcionar aos seus egressos:

Formação integral, englobando aspectos científicos, humanistas, sociais, econômico-financeiros e ambientais, aliada à capacidade para enfrentar e solucionar problemas, para assimilar e desenvolver novas tecnologias e para buscar continuamente a atualização e o aperfeiçoamento.

Objetivos
Os objetivos gerais constantes no Programa de Desenvolvimento Institucional - PDI da USU, estão presentes no perfil de formação do estudante de administração conforme pode concluir-se da análise da estrutura curricular do curso.

Coerentes com os objetivos institucionais sobressaem também os objetivos específicos de cada disciplina, convergindo todos, afinal, para o objetivo maior, qual seja o de, no médio prazo, identificar o Curso de Administração da USU - ICEG como, senão o melhor, um dos melhores cursos de graduação em Administração do país, proporcionando ao estudante brasileiro ou ao que no Brasil resida, a oportunidade de uma formação em Administração ao nível das melhores oferecidas pelo mundo acadêmico internacional.

Há que transpor obstáculos, vencer toda a sorte de dificuldades, acreditar consciente e responsavelmente no Projeto, lutar pela disponibilidade de recursos, investir na permanente atualização e aperfeiçoamento de meios de forma a obter, cada vez mais, uma perfeita integração do corpo docente e discente.

Não obstante os instrumentos tradicionais ainda constituam a base da atuação cotidiana, o profissional de Administração deverá estar aberto às novas técnicas de bem administrar, fazendo-o de modo criativo, renovando os meios de sua atuação e buscando alternativas dinâmicas e adequadas à sua realidade social e às exigências das estratégias competitivas, tanto nos campos da produção e mercadológico, quanto no financeiro, ou no da gestão de pessoas. Esse é, sem dúvida, um grande desafio para o curso de Administração integrante do ICEG - USU.

Nesta perspectiva, este Projeto Didático-Pedagógico constitui um compromisso com a identidade da USU. É um processo contínuo e não acabado, o que implica na permanente construção e reconstrução do saber organizacional e ambiental de forma a poder impor-se como firme guardião do Saber - Verdade, em qualquer ponto da Linha do Tempo.

É através dos objetivos institucionais que se pode observar a preocupação da USU em reafirmar a missão educacional e o senso de liberdade, de formação humanística, de criticidade, de ética profissional e de preocupações com o aprimoramento da sociedade.

Os Futuros Profissionais
Os futuros profissionais formados pelo ICEG na USU deverão ocupar cargos diversificados, mas, pela própria natureza de seus estudos, serão cargos de nível superior, onde deverão assumir decisões e, portanto, responsabilidades.

A responsabilidade de um profissional de gestão, bem formado, não se traduz tão somente em questões de comportamento: aptidão de comando, senso de iniciativa e de trabalho em equipe, maturidade, etc., mas, também, na competência e no nível intelectual.

A par dos componentes psicológicos e intelectuais acrescenta-se o caráter ético do senso do dever, da solidariedade social, da atenção aos homens e às suas originalidades, da capacidade de hierarquizar os esforços e os objetivos.

O conteúdo profissional da atividade do administrador, deve levar em conta, também, a complexidade e as mudanças rápidas do mundo de hoje. Na formação, uma primeira exigência para enfrentar o desafio desta evolução é a de substituir a assimilação de técnicas pela de métodos mais criativos e duráveis. Pelo caráter complexo e acelerado do mundo de hoje, as técnicas rapidamente perdem a sua atualidade e se tornam obsoletas. Necessária, então, a capacidade do profissional de apreender problemas originais e analisar os seus componentes, imaginando as soluções para eles. Trata-se, então, de uma exigência de método e de conteúdo intelectual do espírito.

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